Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
14 Dez, 2023 - 10:16

Citroën ë-C3: o citadino elétrico com preços mais acessíveis

Valdemar Jorge

O novo Citroën ë-C3 quer revolucionar o mercado dos SUV citadinos. Chega a Portugal no princípio de 2024.

Citroën ë-C3 vermelho

O novo Citroën ë-C3 é um citadino elétrico que promete revolucionar a mobilidade urbana. Com design moderno e personalizável oferece conforto, simplicidade e tecnologia de ponta aos utilizadores.

A marca francesa que apresentou, recentemente, o modelo a nível internacional, já abriu o período de pré-encomendas (consulte aqui todo o processo), que decorrerá até 17 de dezembro de 2023.

O processo de pré-encomendas compreende a validação de vários passos para reservar quaisquer dos dois modelos disponíveis (aos preços indicados acrescem despesas de legalização, transporte e preparação):

  • Citroën ë-C3 MAX – proposto por 27.80,00 euros;
  • Citroën ë-C3 YOU – proposto por 23.300,00 euros.

Entretanto, a marca francesa anunciou o propósito de lançar em 2025 uma versão com autonomia de 200 quilómetros, com preço a começar nos 19.990 euros.

Esta versão é dirigida a quem faz percursos curtos e/ou maioritariamente em cidade, e que tenha facilidade em carregar a viatura com regularidade.

Citroën ë-C3: Design inovador inspirado no Oli

O Citroën ë-C3 estreia pela primeira vez, num automóvel de produção, a nova assinatura da marca francesa, que compreende o novo grande logótipo oval que apresenta “uma nova interpretação dos “chevrons” da Citroën”.

Mais alto, e claramente mais arrojado, o novo automóvel apresenta, igualmente, pela primeira vez a linguagem de design observada no Citroën Oli 2022, em que as linhas verticais contrastam com superfícies horizontais tecnicamente esculpidas.

O carro possui uma frente expressiva, onde se destaca o logotipo da marca e as laterais assumem um design verdadeiramente crossover, que evidencia a maior altura do ë-C3 quando comparado com o modelo da atual geração.

A traseira é arredondada e aerodinâmica, com faróis que apresentam a nova identidade luminosa da marca. Também aqui o logótipo da Citroën está em grande destaque, bem ao meio da tampa da bagageira. O para-choques mostra design robusto consentâneo com o espírito crossover.

As assinaturas luminosas presentes nas secções frontal e traseira são nitidamente inspiradas, no protótipo Citroën Oli.

Habitáculo eleva os padrões de conforto e bem-estar

O habitáculo do Citroën ë-C3 – lounge C-Zen – estabelece novos padrões de design de interiores. É um espaço amplo, luminoso, confortável, moderno e funcional, que oferece uma experiência de condução única.

O design interior é inspirado na filosofia “Citroën Advanced Comfort”, patente nos bancos da viatura, que visam proporcionar o máximo de bem-estar a bordo. Este sistema tem máxima expressão na exclusiva Suspensão Citroën Advanced Comfort®, equipamento de série nas duas versões disponíveis, que proporciona elevado conforto de rolamento. Isto porque conforto é parte fundamental do ADN da marca francesa.

Os materiais são de qualidade e os acabamentos cuidados, apresentando detalhes em cores vivas que contrastam com o cinza predominante.

O painel de instrumentos é digital e personalizável, com um ecrã tátil de 10,25 polegadas que integra as funções de navegação, multimédia e conectividade. O volante multifunções tem comandos intuitivos, como é hábito na marca francesa.

O habitáculo do Citroën ë-C3 também dispõe de vários espaços de arrumação. As portas têm bolsas integradas e o apoio de braços central esconde um ‘alçapão’.

Pelo habitáculo estão espalhadas diversas fichas e tomadas que permitem a ligação de smartphone e tablet para recarregamento.

Devido à nova configuração do habitáculo, o ë-C3 disponibiliza uma bagageira com 310 litros, o que o coloca no mesmo patamar da concorrência.

Novo Citroën ë-C3
O novo ë-C3 quer marcar uma nova era na mobilidade elétrica

Elevada conectividade

O ë-C3 é um automóvel compacto, mas a Citroën, mais uma vez, ousa inovar e apetrecha o a nova proposta com todas as tecnologias, quer sejam de ajuda à condução (ativas e passivas), quer seja no âmbito do infoentretenimento.

A verdade é que todas as propostas tecnológicas estão focadas na facilidade de utilização, quer pelo condutor, quer pelos passageiros, que assim têm acesso rápido a recursos inteligentes e úteis.

Neste capítulo encontram-se os controlos instintivos no volante e o botão “Home”, em todas as versões, que “garantem uma experiência sem stress para o condutor quando está ao volante”.

Avançados recursos de assistência ao condutor

Quanto aos sistemas de segurança a marca francesa projetou o ë-C3 de forma a que este responda a diversas situações ao acolher as mais recentes tecnologias. Vejamos alguns exemplos:

  • Active Safety Brake – sistema de travagem de emergência que funciona de 5 a 135 km/h, para ajudar a reduzir lesões nos ocupantes do veículo, bem como nos peões e ciclistas.
  • Sistema Ativo de Alerta de Saída de Faixa – este sistema ajuda o condutor a manter o posicionamento correto entre as marcações da faixa de rodagem, corrigindo suavemente a direção à medida que o carro sai da faixa ou alertando sobre desvios em velocidades mais baixas. Funciona entre os 60 e 180 km/h e é desativado quando os piscas estão a ser utilizados.
  • Alerta de Atenção ao Condutor – Sistema que informa o condutor se a trajetória do veículo está inadequada dentro da sua faixa. Este alerta de duas etapas deteta primeiro a oscilação do veículo e alerta o condutor com um som e uma mensagem para “Dirija com Cuidado”; depois emite um alerta adicional e uma mensagem avisando “Condução Perigosa” assim que quatro oscilações forem detetadas. O Coffee Break Alert aconselha o condutor a fazer uma pausa após 2 horas de condução contínua a mais de 65 km/h e é repetido a cada hora depois disso, se não for feita nenhuma pausa.
  • Speed ​​Limit Recognition – Sistema que lê os sinais de limite de velocidade e os exibe no Citroën Head Up Display para informar o condutor. Este sistema inteligente aproveita os dados de limite de velocidade mantidos no sistema de navegação e também pode ler sinais temporários de limite de velocidade. O Cruise Control com Limitador de Velocidade permite ao condutor restringir a sua velocidade máxima para garantir o cumprimento.
  • Travão de estacionamento elétrico (EPB) – Este é aplicado automaticamente quando o motor para e é desativado automaticamente quando o acelerador é pressionado. O condutor pode operar o EPB manualmente através de uma alavanca de controlo na consola central. Além disso, o Hill Start Assist mantém o veículo durante vários segundos em inclinações superiores a 3% para ajudar o condutor a evitar movimentos indesejados.
  • Faróis inteligentes – O sistema associado aos faróis inteligentes usa a câmara montada no para-brisas para alternar automaticamente entre médios e máximos quando veículos em sentido contrário são detetados.
  • Sensores de Estacionamento Traseiros – Avisam de forma audível o condutor da proximidade de obstáculos, incluindo crianças, durante manobras de marcha-atrás. Uma câmara traseira é ativada quando a marcha-atrás é engatada para proporcionar uma visão traseira do veículo e alertar o condutor sobre possíveis obstáculos através do ecrã a cores de 10,25 polegadas (se instalado).

Motor elétrico disponibiliza 113 cv

O motor elétrico do Citroën ë-C3 é um dos mais avançados e eficientes disponíveis no mercado. Disponibiliza 83 kW/113 cv, enquanto a bateria LFP de 44 kWh proporciona uma autonomia de condução (ciclo WLTP) de até 320 km e uma capacidade de carregamento rápido de 100 kw DC que permite recarregar de 20 a 80 por cento da capacidade em 26 minutos.

Ao motor elétrico está associada uma transmissão totalmente automática que acelera o carro dos 0 aos 100 km/h, em cerca de 11 segundos, enquanto a velocidade máxima anunciada é de 135 km.

Segundo a marca francesa “o novo ë-C3 oferece potência e desempenho mais do que suficientes para lidar com a condução e o trânsito diários, especialmente em ambientes urbanos e suburbanos”.

A recarga AC padrão, de 20% a 80%, leva cerca de 4h10 usando potência de 7kW, ou 2h50 numa ligação de 11kW. O acesso às instalações de carregamento CA domésticas e públicas é fácil usando o cabo Modo 3 fornecido de série, ideal para recarga regular em casa usando uma wall box, bem como em estações de carregamento públicas. O cabo pode ser utilizado com uma caixa de parede monofásica de 7,4 kW ou trifásica de 11 kW.

Para maior conforto de utilização os proprietários do novo automóvel podem planear as suas viagens, bem como monitorizar o estado de carregamento e o nível da bateria em tempo real e desfrutar de uma experiência de navegação completa ao utilizarem a nova App e-ROUTES.

Planeada exclusivamente para viaturas elétricas a e-ROUTES faz parte da assinatura de serviços conectados ‘Connect Plus’ e permite, entre outras funcionalidades, gerir os horários de carregamento, pré-aquecer ou pré-arrefecer o habitáculo do ë-C3 e verificar o nível da bateria.

Início da comercialização em janeiro de 2024

A Citroën anunciou que iniciará a comercialização do novo modelo elétrico, a partir de janeiro de 2024, e espera que o ë-C3 seja um sucesso de vendas no mercado português, onde a procura por veículos elétricos tem vindo a aumentar nos últimos anos.

O novo ë-C3 100% elétrico “lidera orgulhosamente a quarta geração do automóvel mais popular da Citroën, que já vendeu mais de 5,6 milhões de unidades desde o lançamento da primeira geração em 2002”, refere a marca francesa que integra o Grupo Stellantis

O C3 é o modelo mais popular da marca representando 29 por cento do volume de vendas europeu da Citroën, tendo conquistado em 2022 11% do mercado europeu do segmento B.

Veja também