Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
02 Jul, 2018 - 15:16

18 coisas que deve fazer quando muda de casa: dicas super úteis

Teresa Campos

Há coisas que deve fazer quando muda de casa para garantir que a instalação decorre com o mínimo de sobressaltos. Ora, tome nota.

18 coisas que deve fazer quando muda de casa: dicas super úteis

Para quem comprou ou arrendou casa, saiba que há coisas que deve fazer quando muda de casa e não, não nos referimos apenas às mudanças e a desempacotar os objetos de dentro dos caixotes. Nestas lista de coisas que deve fazer quando muda de casa, reunimos conselhos muito importantes que podem salvaguardar a sua segurança e prevenir imprevistos que lhe podem sair bem caros.

Se já está a preparar a mudança, espreite 18 coisas que deve fazer quando muda de casa para tudo correr da melhor maneira.

Guia prático: 18 coisas que deve fazer quando muda de casa

faça uma lista

1. Fazer uma lista de afazeres prioritários

Durante um dia, anote num caderno tudo o que você e a sua família pensam ser importante fazer. Depois, organize todas essas tarefas por ordem de prioridades.

  • Em primeiro lugar, deve incluir as tarefas imprescindíveis a serem realizadas na casa nova antes da mudança;
  • Em segundo lugar, deve colocar as tarefa a concluir na primeira semana na nova casa, tais como questões de segurança, limpeza e desempacotar os objetos essenciais.
  • Em terceiro lugar, os afazeres a realizar nos próximos dois meses, tais como organizar coisas, fazer a manutenção a certos espaços ou objetos e continuar a desempacotar.
  • Finalmente, a última prioridade vai para objetivos a cumprir durante um ano, pois implicam renovações e algum investimento.

2. Conhecer bem a casa, antes de fazer grandes mudanças

Se comprou a casa ainda sem um projeto específico de remodelações, então espere por viver na nova casa durante 12 a 18 meses antes de empreender grandes alterações ou mudanças na mesma, como acrescentar divisões ou derrubar paredes só porque sim. Somente depois de estar devidamente instalado e com tudo no lugar é que vai realmente perceber o que, para si, está ou não bem na casa. Portanto, não se precipite.

3. Renovar as suas madeiras com solventes

Se as madeiras da sua nova casa estão baças e sem vida, talvez possa arriscar pintá-las ou envernizá-las. Porém, antes de levar avante esse projeto, deve aplicar-lhe um solvente mineralizado, capaz de dissolver os resíduos acumulados durante anos, quer de sujidade, quer de pinturas e polimentos passados.

Aplique o produto com um pano macio e usado, numa zona bem ventilada, deixando depois secar.

4. Completar o pavimento

Se comprou casa e o pavimento está danificado, incompleto ou, simplesmente, não gosta dele, pode aproveitar alguns dias de pausa e recuperá-lo ou aplicá-lo você mesmo. Basta procurar nas grandes superfícies e encontrará uma série de materias e ferramentas, capazes de o auxiliar nesta tarefa. Antes de mudar é o momento ideal para fazer isto, uma vez que a casa estará vazia.

5. Limpar os tubos de refrigeração do frigorífico

Mudar de casa é uma ótima oportunidade de fazer limpezas a fundo em objetos que, normalmente, não conseguimos limpar tão a fundo. Limpe os tubos de refrigeração do frigorífico – situados atrás ou na zona inferior do eletrodoméstico – e evite problemas maiores.

Quando esses tubos ficam entupidos com pó, pêlos ou outra sujidades, eles não conseguem cumprir devidamente a sua função, fazendo com que o eletrodoméstico gaste mais energia e dure menos tempo. Limpe os tubos com uma escova e o aspirador e previna-se.

6. Localizar a válvula de água principal da casa

A maior parte das casas tem uma válvula que permite cortar todo o abastecimento de água na casa. Saiba onde ela está, assim como a válvula do gás, caso precise de acionar esta funcionalidade, em algum momento.

7. Identificar o quadro elétrico

Saiba onde está o quadro elétrico, caso necessite de cortar toda a energia que abastece a casa. Normalmente, estes interrutores estão à entrada da casa, por detrás de uma porta, e há um que controla todos os circuitos elétricos da casa, enquanto outros só controlam circuitos individuais. Se ainda não estiver, o ideal será identificar com etiquetas a que é que corresponde cada botão do quadro.

8. Personalizar uma divisão

Se a sua nova casa está longe de ser exatamente como você gostaria, mas ainda é cedo para começar grandes remodelações, a nossa sugestão é que selecione uma divisão e dê a esse espaço o privilégio de ser tratado como o seu santuário. Aí deve investir de forma a torná-lo exatamente naquilo que você gosta. Assim, encontrará ali um canto de inspiração e motivação para, com tempo, ir personalizando a sua casa ao seu gosto.

9. Instalar na sanita um assento removível

Para uma higienização mais profunda e perfeita da sua sanita e assento, nada como optar por modelos removíveis que permitem, assim, limpar nas zonas mais difíceis e que se tornariam inacessíveis, se o assento não se pudesse retirar. A instalação é simples, por isso não deve hesitar.

10. Limpar o ar condicionado

limpar a casa

Esta tarefa pode poupar-lhe muitos dinheiro e problemas, além de garantir um ar condicionado em pleno funcionamento, quando chegar a altura de mais o usar. Desligue a eletricidade, aspire e escove para retirar toda a sujidade acumulada no exterior, substitua o filtro e limpe os compartimentos interiores. Tudo pode ser feito por si, sem ajuda de um profissional.

11. Limpar do teto ao chão

Uma casa nova necessita de uma limpeza profunda que vai muito para além da higienização semanal de qualquer espaço. Não esqueça o sótão nem os quartos secundários; limpe os candeeiros, paredes, mobílias e termine com o chão. Siga uma ordem de limpeza de cima até baixo e garanta que a sujidade não está a passar de um sítio para outro.

12. Mudar as fechaduras

Mesmo que os antigos proprietários lhe pareçam ser de confiança, nunca sabe quantas pessoas podem ter acesso às chaves de sua casa. Portanto, não há nada mais aconselhável do que alterar todas as fechaduras de sua casa e garantir que, a partir desse momento, só você pode ter acesso ao interior dela.

13. Conhecer os vizinhos

Contacte com os seus novos vizinhos, tendo gestos simpáticos para com eles. Esta é uma forma de se integrar na nova comunidade, saber com quem pode contar no caso de precisar de ajuda e também ficar a saber informações úteis, como quem é o melhor canalizador nas redondezas. Não hesite e brinde-os com um sorriso.

14. Verificar os detetores de fumo

mudar de casa

É importante saber onde estão os detetores de fumo e confirmar se eles estão a funcionar. Substitua-os, se necessário, e confira qual o melhor local para os colocar.

15. Reunir amostras

Na hora de renovar a sua casa, não confie em amostras virtuais. Crie o seu próprio catálogo de cores e tecidos e, no momento de mudar a decoração da casa, sirva-se desse catálogo para ter a certeza que faz a escolha certa.

16. Esconder uma chave

Pode não ser a sugestão mais segura, mas é sem dúvida bastante útil. Escolha um esconderijo para a sua chave de casa e garanta que nunca fica desprevenido, sem chave para entrar em casa. Analise bem qual o lugar mais indicado, ou seja, o mais improvável.

17. Adquirir alarmes

A segurança é um dos aspetos mais importantes a garantir na sua nova casa. Portanto, comprar alguns alarmes pode ser um passo importante para garantir que afugenta qualquer pessoa que se aproxime de sua casa com intenções menos boas.

18. Criar um dossier da sua casa

Reúna e arquive toda a documentação relativa à sua casa num mesmo dossier. Isso vai facilitar e muito a sua vida, além de ser uma ótima ferramenta caso queira vender a casa e deseje apresentar provas de tudo o que foi investindo na propriedade ao longo do tempo.

A lista de coisas que deve fazer quando muda de casa é extensa mas, como lhe dissemos no início, não precisa – nem deve – fazer tudo de uma vez. Estabeleça uma lista de prioridades. O nosso conselho é que use a nossa lista de coisas que deve fazer quando muda de casa como ponto de partida, lhe adicione uns quantos itens e, finalmente, estabeleça as suas prioridades e vá riscando cada ponto à medida que o vá cumprindo.

Veja também: