Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
20 Dez, 2019 - 13:06

5 coisas que deve deixar para comprar depois do Natal

Marta Maia

A festa convida ao consumo, mas há coisas que só deve comprar depois do Natal. Dizemos-lhe quais são e explicamos porquê.

coisas que deve comprar depois do Natal

A época é de festa e as montras estão irresistíveis. Mesmo que o nosso lado mais racional nos aconselhe a poupar os euros que restam no bolso, o nosso coração pede-nos que entremos nas lojas. Saiba, no entanto, que há coisas em que ganha mais se comprar depois do Natal.

A vantagem de comprar depois do Natal é a diferença de preço e até, por vezes, a qualidade do produto. E não tem só a ver com a época de saldos. Vamos explicar-lhe tudo em detalhe.

deiXE estas 5 coisas para comprar depois do Natal

1. Árvores de Natal

árvore de natal enfeitada

Pode parecer estranho e deve estar questionar-se de que lhe serve comprar depois do Natal um adereço que é suposto ser exposto antes da consoada. Mas pense que é exatamente com esse pensamento que os comerciantes jogam.

É certo que, entre novembro e dezembro, não faltam pessoas a precisar de comprar uma árvore de Natal, por isso as lojas podem aumentar o preço destes produtos sem medo de perder negócio.

Já no final do mês, no entanto, é pouco provável que alguém vá comprar uma árvore de Natal ou uma rena para enfeitar a sala.

Dispostos a despachar o máximo de produtos (porque no ano seguinte a coleção há de ser outra e o interesse nos produtos deste ano já não será o mesmo), os comerciantes estão mais disponíveis para fazer uns preços especiais. Se a sua árvore já deu as últimas e precisa de substituí-la, comprar depois do Natal é uma excelente opção.

2. Chocolates e bombons sazonais

caixa de bombons

Por muito que algumas marcas garantam que não permitem a venda de certos bonbons fora da época de inverno, a verdade é que já todos provámos chocolates que, tendo sido comprados há pouco tempo, pareciam mais moles ou com pior qualidade.

É que as marcas até podem não permitir a venda, mas certamente terão dificuldade em garantir que comerciante nenhum armazena as caixas que sobram de um ano para o outro.

Ora, com o frenesim do Natal o stock vai todo. Para o fim ficam os produtos encomendados mais recentemente, que por isso são também os que ainda conservam melhor as características originais. Assim, bombons e chocolates são bons para comprar depois do Natal.

3. Aquecedores e aparelhos de climatização

sistema de aquecimento mais economico

Estamos em Portugal e temos a sorte de beneficiar de um clima muito ameno, mas ainda assim os invernos podem ser frios.

O frio chega logo nos primeiros meses de Outono, e por altura do Natal já todas as casas têm os aparelhos de climatização necessários para que a família passe uma consoada confortável.

Ora, se está mesmo a precisar de um aparelho para si (e puder esperar), pondere comprar depois do Natal. Convencidas de que a maior onda de consumo já passou, as lojas começam a baixar os preços destes produtos para escoarem o stock.

4. Mobília

casal a montar sofá

Acredite se quiser, mas há muitas famílias que deixam as remodelações em casa para a altura do Natal, porque assim fazem a festa na sala nova a estrear e podem-na mostrar aos tios que vieram cá passar a quadra.

Por outro lado, a passagem do Natal é o início da transição de estação, porque as lojas de móveis não são exatamente como as lojas de roupa e não podem tirar as peças dos cabides numa tarde.

Tire proveito do abrandamento do consumo no segmento de mobiliário, que tipicamente acontece em janeiro, e traga para casa mais peças por menos dinheiro.

5. Motas

andar de mota em estrada de montanha

Comprar depois do Natal neste caso é o mesmo que dizer “comprar a meio do inverno e no início de um novo ano”. Há dois motivos para esta ser uma boa altura para comprar uma mota.

Por um lado, estamos há meses com clima frio e chuvoso, pelo que a procura do mercado por motas está em valores mínimos (quem quer comprar uma mota quando, lá fora, a tempestade atira tudo pelo ar?).

Por outro lado, a transição do ano torna a mota mais velha, no sentido em que passou mais um ano em relação ao ano da matrícula. Exatamente pelo mesmo motivo, esta é também a melhor altura para comprar um carro.

Paralelamente a estes dois pontos, há ainda perspetiva do vendedor particular que quer desfazer-se da mota. Não pode andar nela (porque é inverno) e o dinheiro até pode dar-lhe algum jeito, porque o Natal foi época de despesas. Parecendo que não, é a soma de ingredientes perfeitos para fazer um bom negócio.

Em qualquer um dos exemplos citados acima, esperar para comprar depois do Natal é um exercício de paciência. Vai ter de contrariar o impulso de comprar, vai ter de resistir aos apelos das marcas. A resiliência, no entanto, compensa.

Veja também