Pedro Martins
Pedro Martins
21 Jan, 2019 - 09:04
7 maiores colecionadores de carros do mundo: surpreenda-se

7 maiores colecionadores de carros do mundo: surpreenda-se

Pedro Martins

Quem são os maiores colecionadores de carros do mundo? A resposta não é fácil e a lista é longa. Conheça alguns dos nomes e respetivas valiosas coleções.

O artigo continua após o anúncio

Uma lista dos maiores colecionadores de carros do mundo não é propriamente um documento curto e simples. Existem vários perfis de colecionadores e, muitos deles, passam despercebidos. Os automóveis caros e exclusivos tanto podem ser brinquedos de pessoas afortunadas, como representar investimentos a longo prazo ou uma forma de manter vivo o historial de uma família. Se é adepto de automóveis, visite connosco as garagens de alguns dos maiores colecionadores de carros do mundo.

7 maiores colecionadores de carros do mundo: deixe-se deslumbrar…

1. Elisa Stephens

Primeiro as senhoras: Elisa Stephens, advogada e presidente da Academia de Artes da Universidade de São Francisco, gosta de automóveis antigos, preferencialmente os produzidos entre os anos 1920 e 1960. Responsável pelo crescimento da mais reconhecida Universidade privada dos Estados Unidos da América, no âmbito de artes e design, Elisa Stephens é apaixonada não tanto pela mecânica, mas sim pelo design. Integra esta lista de alguns dos maiores colecionadores de carros do mundo, graças aos 250 modelos que possui.

Segundo a revista Forbes, o valor estimado da coleção é de 70 milhões de dólares. Elisa Stephens fundou um museu, o Automobile Museum, em São Francisco. Tem vários modelos favoritos, mas elege um Packard de 1929 como o seu preferido, carro que comprou ao pai. A data de registo é ainda mais significativa, uma vez que foi o ano em que o avô iniciou a Universidade a que Elisa Stephens preside atualmente, instituição que conta com um curso de design automóvel.

Bugatti Type 46, Mercedes Gullwing ou um Duesenberg Model J de 1930 são só alguns dos modelos desta rica coleção.

 

2. Ralph Lauren

O conhecido estilista, além de perfumes, roupas de bom gosto e muito dinheiro, também tem uma invejável coleção de brinquedos dos ricos. Ralph Lauren é um dos maiores colecionadores de carros do mundo. Algumas das suas 70 viaturas estiveram em exposição no museu do Louvre, em Paris, em 2011.

A garagem de Ralph Lauren tem modelos raros e valiosos, como Mclaren F1 LM, um Mercedes-Benz Count Trossi e um Bentley Blower de 1929, chassis que correu três vezes nas 24 Horas de Le Mans, na década de 1930. Um dos carros mais valiosos é o Bugatti Type 57SC Atlantic, de 1938, do qual foram construídas apenas 4 unidades.

Especialistas do setor afirmam que, caso Lauren pretenda vendê-lo, poderá colocar a fasquia acima dos 4,3 milhões de euros. O Bugatti venceu os prestigiados concursos de automóveis Pebble Beach Concours d’Elegance, em 1990, e o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em 2012. Para o estilista, é o carro mais bonito do mundo.

 

3. Jay Leno

O famoso apresentador de televisão é, há muito tempo, considerado um dos maiores colecionadores de carros, com alguns dos números mais recentes a apontarem quase 150 carros na garagem do Leno. A estrela de TV americana tem um Lamborghini Countach de 1986, um estranho e experimental Chrysler Turbine de 1963, um Mercedes-Benz McLaren ou, o mais recente, Audi R8.

O artigo continua após o anúncio

Um Bentley de 1931, um Stanley Steamer de 1909, um Rolls-Royce Phantom II de 1934 e um Duesenberg Model X de 1927 são alguns dos modelos de destaque. Um dos carros mais antigos da coleção de Jay Leno é um Stanley Steamer Vanderbilt Cup Racer de 1906, que, após algumas modificações, originou que o apresentador tenha sido apanhado em excesso de velocidade, a 120 km/h…

 

4. Jerry Seinfeld

O conhecido ator americano é um apaixonado pelos automóveis Porsche, tendo adquirido 47 unidades da marca alemã. Fazem parte do portfólio deste colecionador de automóveis o Porsche Carrera GT, um 959, um 911 Carrera RS de 1973, um 356/2 de 1949 e um raro 550 RS de 1955. Este é um dos 70 exemplares produzidos naquele ano, do modelo com que o ator James Dean sofreu o fatal acidente.

Até há relativamente pouco tempo, contavam-se cerca de 150 unidades no parque automóvel de Jerry Seinfeld. A coleção está num hangar de um aeroporto, em Santa Mónica, Califórnia.

 

5. Nick Mason

O músico dos Pink Floyd é um dos maiores colecionadores de automóveis e com queda para as corridas. Mason tem algumas raridades como um Lola T297, que o próprio pilotou nas 24 Horas de Le Mans, em 1980, tendo ficado em 22º lugar. Atrás dele ficou o seu manager, Steve O´Rourke, num Ferrari BB/LM que também faz parte da vasta coleção, arrumada em dois hangares, em Inglaterra, perto da casa do baterista.

Uma das maiores estrelas no parque é um Ferrari 250 GTO, que correu em Le Mans, em 1962. Segundo os responsáveis pela manutenção da coleção de Nick Mason, aquele 250 GTO cortou a meta na terceira posição. Alfa Romeo 8C, Ferrari 599 GTO e Jaguar D-Type são outros modelos que desfilam numa das maiores coleções de carros.

 

6. Jay Kay

O gosto que Jay Kay, dos Jamiroquai, tem pelos carros ficou evidente na corrida entre um Ferrari F40 e um Lamborghini Diablo, no famoso videoclip “Cosmic Girl”. Estávamos no final de 1996. Na garagem de Jay Kay, a música é outra e os sons vêm de modelos como Mercedes-Benz SLS Gullwing, Porsche 911 GT3, Ferrari Enzo, McLaren 675LT, Porsche 918 Spyder, Ferrari La Ferrari ou, mesmo, do mais modesto Audi RS4.

Em entrevista ao The Sunday Times, Jay Kay disse que o mundo dos carros de luxo, superdesportivos e clássicos está a perder carisma e que as pessoas já quase não os conduzem, vivendo-se muito com a especulação no setor. Tal como em “Cosmic Girl”, o músico faz questão de conduzir os seus carros, como aconteceu quando comprou o Ferrari Enzo, que levou de Roma a Calais em 13 horas. Para ele, o Ferrari 365 GT4 Berlinetta Boxer é o melhor carro do mundo.

 

7. Hassanal Bolkiah

Pelo nome é capaz de ser difícil lá chegar, por isso, deixamos outra pista: Sultão do Brunei. Hassanal Bolkiah é um fã de automóveis de luxo, superdesportivos e exclusivos. O 29º sultão do Brunei acumula vários cargos como primeiro-ministro, ministro das finanças, ministro da defesa e inspeção geral da polícia.

O artigo continua após o anúncio

Os dedos das mãos das 100 pessoas que o acompanham nas viagens não chegam para contar os mais de 5 mil carros que tem. Ou seja, precisa de uma grande garagem… É capaz de não ser difícil, para quem tem o maior palácio residencial do mundo, o maior jato privado do mundo (até inclui estábulo para cavalos) e paga mais de 18 mil euros por um corte de cabelo…

Entre aquela que se crê ser a maior coleção de automóveis do mundo, estão mais de 500 Mercedes-Benz, mais de 350 Bentley, 20 Lamborghini, 3 McLaren F1, um Bugatti Veyron, mais de 300 Ferrari, mais de 200 BMW… e muitos mais.

 

Veja também: