Inês Pereira
Inês Pereira
04 Jun, 2018 - 12:55
Cólica na gravidez: o que significa e como tratar

Cólica na gravidez: o que significa e como tratar

Inês Pereira

A gravidez é um período de novas experiências físicas e emocionais e existem também episódios que podem ser assustadores, como é o caso da cólica na gravidez.

O artigo continua após o anúncio

Pergunte a quem quiser e a resposta será sempre a mesma: a gravidez é mesmo uma das fases mais felizes na vida de uma mulher. O problema é que acarreta também muitos medos e muitas dúvidas. Talvez por isso a cólica na gravidez seja tão temida e deixe tantos pais em alerta.

Ora, chegou a altura de ficar a saber em que consiste este problema e como deve agir para o aliviar. Comece já a preparar-se para a aventura que é ter um filho.

Saiba tudo sobre a cólica na gravidez

saiba tudo sobre a cólica na gravidez

Não é novidade que a gravidez traz consigo diversas mudanças ao nível hormonal. O que pode não saber é que, muitas vezes, estas alterações são responsáveis pela sensação de inchaço e pelas cólicas sentidas pelas grávidas.

A verdade é que a cólica na gravidez é a resposta do útero a praticamente tudo aquilo que interfere com o que seria o seu estado normal. O útero contrai-se e essa contração é sentida como uma dor forte.

Contudo, não é necessária uma preocupação excessiva, dado que este fenómeno é muito frequente e pode ocorrer durante toda a gravidez, embora nem sempre com a mesma intensidade. No início da gestação, por exemplo, a cólica acontece devido ao crescimento do útero e a adaptação à implantação do embrião. Já no final da gravidez, pode significar que a hora do parto se aproxima.

Causas da cólica na gravidez

Em caso de dúvidas e receios, o melhor será sempre consultar o seu médico para ter todos os esclarecimentos e fazer o despiste de qualquer problema que inspire cuidados maiores. Contudo, existe um conjunto de fatores considerados comuns no que se refere à origem da cólica na gravidez:

Como aliviar a cólica na gravidez

saiba como aliviar a cólica na gravidez

Caso as cólicas sejam muito persistentes ou venham acompanhadas por febre ou sangramento vaginal, deve marcar uma consulta de ginecologia com urgência. De outro modo, existem métodos bastante simples que aliviam o desconforto provocado pela cólica na gravidez:

  • Repousar e abstrair-se de qualquer fonte de stress;
  • Beber muitos líquidos;
  • Fazer alongamentos;
  • Reduzir a atividade física;
  • Tomar banhos quentes e relaxantes;
  • Usar uma cinta elástica de sustentação (pouco restritiva);
  • Recorrer a medicamentos – caso tenha essa recomendação por parte do médico.

Contrariamente ao que se pensa, não deve utilizar uma bolsa térmica na zona abdominal, uma vez que aumentar a temperatura do útero pode ser perigoso durante a gravidez.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp