Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
10 Out, 2019 - 12:20

Comida vegan para animais faz sentido?

Assunção Duarte

A comida vegan para animais pode fazer para quem já este regime alimentar. Os donos gostam, mas os seus cães e gatos… talvez não.

cão com cenoura na boca

Comida vegan para animais é uma tendência que tem vindo a alastrar no chamado mundo rico ocidental. Tudo começou com a crescente dedicada à prática da alimentação saudável, capaz de melhorar a qualidade de vida humana por mais e bons anos.

Essa preocupação levou muitas pessoas a enveredar por dietas constituídas maioritariamente por produtos vegetais, que se tornaram assim o símbolo maior da saúde conseguida através dos alimentos.

COMIDA VEGAN PARA ANIMAIS: SÓ ACOMPANHADA DE PERTO

cão a comer ração
O acompanhamento veterinário é fundamental quando se altera o regime alimentar dos animais

As dietas vegan, que não recorrem a qualquer alimento de origem animal, contam ainda com a adesão de todos os que acusam a indústria alimentar de ser cruel e insensível, incapaz de proteger os direitos e dignidade da vida animal. Ora, os cães e os gatos vivem com os seus cuidadores e é natural que partilhem horários de refeição e até alimentos com o seu dono.

Mas atualmente, a tendência não é apenas de partilha, mas de uma escolha deliberada que os donos fazem para se sentirem mais confortáveis  com o alimento que dão aos seus “filhos” de quatro patas.

As principais marcas de comida para pets já aderiram à tendência vegetariana e há muita comida vegan para animais no mercado. Atualmente é possível encontrar rações à base de plantas que recorrem a proteínas provenientes de arroz integral, soja ou ervilhas. Mas como reagem os cães e os gatos a esta alimentação?

Alimentação adequada

A comida saudável para um animal de estimação deve ser completa, adaptada e adequada às suas necessidades e para isso pode ser comercial, em formato de ração, ou caseira, quando cozinhada e preparada em casa. 

As dietas feitas com base em plantas, mesmo para os humano, têm uma digestibilidade mais baixa devido à natureza das fibras vegetais ingeridas. Pode haver vegetais ricos em nutrientes importantes, mas isso não significa que o nosso corpo ou o dos nosso animal de estimação, os consiga animal os digerir.

Na comida vegan para animais é importante garantir que sejam incluídas proteínas alternativas suficientes, que garantam os nutrientes essenciais a uma dieta saudável. Não basta aos donos lerem os rótulos das embalagens ou cozinhar vegetais como se fossem para si.

Só um veterinário poderá ajudar a criar um plano alimentar capaz de manter a dieta do seu animal de estimação saudável, ajudando-o a selecionar os alimentos que ele consegue digerir.

Comida vegan para animais: cães e gatos não podem ter dietas iguais

gato a comer em taça de aço
Gatos e cães têm regimes alimentares diversos

Os cães doméstico são carnívoros facultativos, isto quer dizer que podem sobreviver igualmente bem sendo omnívoros como nós, comendo de tudo um pouco, ou comendo apenas carne. São animais que evoluíram muito próximo dos humanos e a sua dieta evolui também com esse convívio.

Isto quer dizer que, tal como os humanos, podem sobreviver com uma dieta vegetariana desde que devidamente equilibrada para que consigam obter todos os nutrientes necessários à sua saúde.

Gatos ‘exigem’ carne

Já com os gatos as coisas são diferentes. Estes animais são carnívoros obrigatórios, isso quer dizer que, embora possam comer plantas, eles não conseguem ficar saudáveis se não tiverem uma alimentação feita à base de carne.

Sem alguns dos ingredientes provenientes da carne, eles não conseguem cumprir com as suas necessidades metabólicas específicas.

Nalguns países mais protetores com o bem estar animal, o dono de um gato pode até ser punido criminalmente se optar por uma dieta que não lhe dê esses nutrientes, como é o caso do Reino Unido.

Os próprios gatos, se conseguirem sair de casa, iriam tentar complementar a sua dieta com o seu instinto predatório inato, caçando animais e contrariando totalmente as intenções dos seus donos vegetarianos. A comida vegan para animais não é gourmet para os gatos.

Por que abanam a cauda os cães
Não perca Por que é que os cães abanam a cauda?

Efeitos dos vegetais nos cães ainda estão pouco estudados

Se para os gatos, a situação as situação não deixa dúvidas, a alimentação vegetariana é claramente deficiente para a sua saúde, para os cães a resposta não é tão fácil.

Para os veterinários ainda não existem evidências científicas suficientes para afirmar que as dietas vegans ou vegetarianas são benéficas para estes animais ou se a longo prazo colocam a sua saúde em perigo.

Até aos dias de hoje não foram feitas muitas pesquisas sobre os efeitos de vários tipos de plantas no organismo e no sistema digestivo dos cães pelo que a consulta prévia a um veterinário deverá ser sempre obrigatória antes de o dono optar por esta dieta.

Recordamos-lhe também que ser vegan ou vegetariano é uma opção de vida que um humano toma, mas que o seu animal de estimação não pode tomar. A opção de comida vegan para animais é um passo que deve ser muito bem medido.

Se um cão ou um gato puder escolher livremente entre proteína de origem vegetal ou de origem animal, é certo que eles irão escolher a segunda, especialmente se vier em formato natural e não em formato ração.

Esta condicionante também deverá ser tida em consideração pelos donos que pretendem enveredar por este tipo de alimentação.

Veja também