Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
14 Jan, 2019 - 20:06

Como abrir ficheiros .rar ou .zip

Patrick Antunes

Já reparou que muitos dos ficheiros que transfere vêm em formato .rar ou .zip? Saiba mais sobre essa extensão e veja como abrir ficheiros .rar ou .zip.

Como abrir ficheiros .rar ou .zip

É altamente provável que já se tenha deparado com ficheiros em formato .rar ou .zip. Websites de partilha de ficheiros ou distribuidores de software colocam os ficheiros para transferência nestes formatos. Mas porquê? E depois de os transferir, como abrir ficheiros .rar ou .zip? São algumas perguntas para as quais temos as respostas.

O que são ficheiros .rar ou .zip?

como abrir ficheiros rar ou zip

Um ficheiro com extensão .rar (Roshal Archive Compressed) ou .zip (“zip” é uma expressão inglesa para fecho ou rapidez) é um ficheiro ou pasta comprimido/a que contém um ou mais ficheiros/pastas.

São utilizados softwares para comprimir estas pastas, sem perda de informação, para que ocupem menos espaço no servidor ou no computador e, assim, a transferência seja feita de forma bem mais rápida.

Os ficheiros .rar não só podem ser comprimidos para ocuparem menos espaço, como podem ser protegidos com uma palavra-passe e/ou encriptá-los, o que significa que é uma forma bastante segura de transferir ficheiros pessoais para outro computador. Mas quais são as diferenças entre os dois formatos?

A grande diferença entre as duas extensões é que uma é patenteada e paga (.rar), a outra é open source, ou seja, grátis e aberta ao público (.zip). Isto não significa que tem de pagar para descomprimir ficheiros .rar porque o algoritmo para o fazer (Unrar) é grátis, mas se pretende criar uma pasta .rar, apenas o poderá fazer com o software WinRar, com uma conta premium.

Para quê utilizar estes formatos?

Uma grande parte dos ficheiros que transfere de websites vêm comprimidos, ou seja, com as extensões .zip ou .rar. Desta forma, conseguem poupar imenso espaço nos servidores e tempo na transferência.

Já o utilizador comum pode usar este tipo de pastas para transferir vários ficheiros de uma só vez. Imagine que tem centenas de fotografias que quer enviar a um amigo. Basta comprimir tudo e enviar todos os ficheiros numa só pasta. Assim, já não necessita de enviar uma fotografia de cada vez. Saiba, então, como abrir ficheiros .rar ou .zip.

Como abrir ficheiros .rar ou .zip

como abrir ficheiros rar ou zip

Para ficheiros .zip não necessita de transferir nenhum software porque os computadores já vêm com essa funcionalidade, mas para abrir pastas .rar é necessário fazer o download de um programa capaz de descomprimir esse tipo de formato.

.rar é um formato nativo de um programa chamado WinRar. Este programa, supostamente, é pago. Todas as vezes que o abrir, será notificado para comprar a versão premium, no entanto, pode continuar a utilizá-lo na sua forma gratuita. Mas existem vários programas totalmente grátis que fazem o mesmo que o WinRar. A melhor alternativa é o 7-Zip.

Com o WinRar

1. Transfira o software no website do WinRar;

2. Siga os passos para instalar o programa na sua máquina;

3. Depois de instalado, clique no ficheiro que pretende abrir para descomprimir;

4. Quando o WinRar abrir, no canto superior esquerdo encontra um botão que diz “Extrair para” ou, se tiver o programa em inglês, “Extract to”;

5. Isto abre uma nova janela onde terá de escolher o destino dos seus ficheiros;

6. Basta seleccionar a localização final e clicar em OK.

Com o 7-Zip

1. Navegue para o website do 7-Zip;

2. Escolha a versão de acordo com o seu sistema operativo;

3. Depois de transferir, instale o programa no seu computador, seguindo os passos que lhe forem surgindo e, no final, abra o 7-Zip;

4. Localize o ficheiro .rar ou ,zip que pretende abrir, utilizando a interface do 7-Zip;

5. Clique duas vezes no ficheiro para abrir a pasta e, assim, mostrar o conteúdo;

6. Na nova janela, pode clicar em “Extract” para extrair os ficheiros na mesma localização ou, como alternativa, se pretende extrair os ficheiros num destino diferente, clique em “Copy”;

7. Ao clicar em “Copy”, vai abrir uma janela onde terá de selecionar o destino onde pretende extrair os ficheiros e, no fim, clicar em OK.

Veja também