Inês Silva
Inês Silva
11 Out, 2019 - 10:53
colega a dar as boas vindas à nova colega num escritório

Como agir num emprego novo: 13 dicas essenciais

Inês Silva

O primeiro dia num emprego novo será talvez o dia mais stressante de qualquer pessoa. Continue a ler e saiba como criar uma boa primeira impressão.

O artigo continua após o anúncio

Se está prestes a iniciar-se num emprego novo, começamos, desde já, por lhe dar os parabéns e desejar boa sorte. Mas como só os nossos votos de sucesso não são suficientes, deixamos-lhe também algumas dicas.

Não há quem não se lembre dos seus primeiros dias num novo trabalho pela pressão que se sente para causar uma primeira boa impressão. No entanto, é possível reduzir a ansiedade e nervosismo, basta planear meticulosamente o seu primeiro dia para garantir o sucesso.

Nestes primeiros dias é fácil cair na passividade e dedicar-se a preencher os documentos dos recursos humanos, conhecer pessoas e departamentos. Isto tudo sem as responsabilidades reais e específicas do novo cargo que vai ocupar. Não cometa este erro, pois é este primeiro dia que o vai definir perante os seus novos colegas de trabalho.

O seu primeiro dia numa empresa nova é o primeiro de muitos, mas é também o mais importante, já que todos sabemos que as primeiras impressões influenciam fortemente a opinião dos colegas e chefias. E numa altura em que encontrar um emprego nem sempre é fácil, é fulcral causar uma boa impressão no momento em que entra na empresa. Veja algumas sugestões que o podem ajudar.

Emprego novo: 13 dicas para começar com o pé direito

jovem a ser apresentado à equipa

1. Faça a sua pesquisa

Prepare-se para fazer perguntas. Apesar de ser importante ouvir, fazer perguntas vai demonstrar o seu interesse e desejo de aprender. Além do mais, informações como, por exemplo, tarefas habituais da posição que vai ocupar, missão e os valores da empresa ou o dress code implementado (se existente), são fundamentais para garantir que não comete nenhuma falha logo no primeiro dia.

Tente reunir o máximo de informação possível sobre a empresa e, a partir daí, adapte a sua postura e comportamentos à cultura da empresa.

2. Relaxe

É certo que os seus recrutadores têm (provavelmente grandes) expectativas criadas em relação a si, mas isso não significa que esperem que saiba ou faça tudo logo no primeiro dia. Portanto, relaxe e use esse primeiro dia para se inteirar de tudo. Com o tempo, o resto virá.

3. Tenha o seu pitch de “elevador” pronto

Prepare um discurso de 30 segundos sobre quem é e onde estava antes, pois muitos dos seus novos colegas vão provavelmente perguntar sobre as suas experiências profissionais anteriores.

Esteja também preparado para falar sobre o seu papel na empresa, pois pode haver quem não saiba muito bem o que vai fazer ou, simplesmente, ser motivo para começar uma conversa.

O artigo continua após o anúncio

4. Seja pontual

Se quer criar uma boa impressão logo no primeiro dia, esta é a regra principal. É imperativo que chegue a horas e não há desculpa possível para um atraso, por menor que possa ser. Está a iniciar-se num novo emprego, cumprir o seu horário revela interesse, empenho e compromisso. Não falhe.

Vá com 15 minutos de antecedência para garantir que entra à hora certa e sem percalços, mas não entre antes da hora indicada. Para ter a certeza do tempo que precisa para chegar a horas, pratique o trajeto uma semana antes de começar o novo trabalho.

5. Observe tudo o que se passa à sua volta

Para quem se inicia num emprego novo a adaptação depende muito da capacidade de observar tudo o que o rodeia e de assimilar a informação. Podemos estar a falar de métodos de trabalho, hierarquias ou do ambiente entre colegas, por exemplo. Mas o que interessa reter é que essa observação pode ajudá-lo a perceber a cultura da empresa e a adaptar-se mais rapidamente.

Lembre-se, para ter sucesso num emprego não basta apenas dar-se bem com os seus colegas de trabalho, é também importante saber associar-se aos colegas certos.

6. Comporte-se como se continuasse a ser entrevistado

Este ponto pode até parecer um pouco excessivo, mas o que queremos dizer é que não deve assumir que por ter sido contratado já faz parte da empresa, até porque a realidade é muito diferente. Sim, passou por um processo de recrutamento e foi o escolhido, mas ainda não fez nada pela empresa.

Aliás, a única coisa que fez foi dizer que tem algo para dar à empresa. Portanto, trate de provar que realmente merece a oportunidade e que é uma mais-valia.

Encare os primeiros meses como uma entrevista prolongada e mostre que realmente mereceu ser contratado. Esforce-se, dê o seu melhor e, acima de tudo, não dê o lugar por garantido, porque nada o é.

Lembre-se que, pelo menos, numa fase inicial os seus recrutadores vão “estar de olho em si” e que vai estar sob uma avaliação constante. Se tiver consciência disso, mais facilidade terá em mostrar que é merecedor da oportunidade que lhe foi dada.

colega novo em reunião de trabalho

7. Seja flexível

Uma das características mais apreciadas pelos recrutadores é a capacidade de um colaborador se adaptar a diferentes situações ou tarefas, por isso, não rejeite uma oportunidade só porque não se enquadra nas suas funções ou na sua área profissional. Quanto mais flexível se mostrar, maiores probabilidades terá de subir na carreira.

8. Mostre espírito de equipa

À semelhança do ponto anterior, o espírito de equipa, ou a capacidade de trabalhar em equipa, é muito valorizada pelos recrutadores. E a verdade é que, agora, faz parte de uma equipa e é suposto trabalharem todos juntos.

Mostre que está interessado em contribuir para o bom desempenho da equipa e da empresa, ofereça-se para ajudar os seus colegas e aceite a ajuda deles.

9. Sorria e apresente-se

Todos sabemos que as primeiras impressões são importantes e, por isso, sorria e aperte a mão a todas as pessoas novas que conhecer. Apresente-se e mostre que está feliz por entrar na empresa. Os seus colegas vão lembrar-se disso.

10. Não se esforce demasiado

O desejo de impressionar é grande, mas lembre-se que já foi contratado. Não precisa de exagerar, é desperdiçar energia e vai ser notório o esforço e isso poderá ter o efeito totalmente oposto ao que pretende.

O artigo continua após o anúncio

11. Mantenha o seu telemóvel no silêncio

É importante que esteja 100% presente no trabalho no primeiro dia.

12. Esteja disponível para o seu chefe

Vai andar a conhecer tudo e todos, mas a mensagem que quer passar é que está disponível para a sua chefia direta apesar de todas as distrações administrativas.

13. Saia com uma boa atitude

A última coisa a lembrar é que, embora o primeiro dia seja muito importante, não se recrimine se as coisas não correrem tão perfeitas como queria. Claro que deve preparar-se para dar o melhor de si, mas saiba que há sempre um novo amanhã.

Um desafio nas suas mãos

Começar um emprego novo, integrar uma nova equipa e adotar novos métodos de trabalho é sempre um desafio, onde vai ter de lidar com dificuldades, mas também encontrar novas oportunidades. Mantenha-se positivo e motivado, verá que assim, mais do que criar uma boa impressão, cria uma carreira de sucesso.

Veja também