Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
30 Mai, 2018 - 00:00

Como congelar pencas? Tenha este vegetal sempre à mão

Helena Peixoto

Para que tenha uns bons vegetais sempre disponíveis em casa e prontos a utilizar, vamos ensiná-lo a como congelar pencas. Assim, basta ir ao congelador e retirar o produto para a panela.

Como congelar pencas? Tenha este vegetal sempre à mão

Este é um dos truques mais valiosos para a gestão de ementas ao longo das semanas e meses: saiba como congelar pencas de forma eficiente e segura e garanta que nunca falta no stock uns bons verdinhos; seja para a sopa, para cozer como acompanhamento, para colocar no arroz ou até mesmo para fazer uma tempura.

Saiba como congelar pencas da melhor maneira

como congelar pencas

Fonte: Unsplash/scottwebb

Como congelar pencas de forma correta? De facto, ao submeter a couve a este processo, vai garantir que as propriedades e componentes não se percam e assim ter sempre verdadeiras bombas de vitalidade disponíveis no seu congelador. Quer saber passo a passo como congelar pencas?

Lavagem

Comece por lavar muito bem a couve, livrando-se de qualquer restício de terra e sujidade. Depois de bem lavada, é muito importante que a seque – pode fazê-lo num recipiente próprio para isso ou simplesmente deixando escorrer num escorredor.

Corte

Apesar dos talos das pencas serem bastante nutritivos, eles podem por vezes causar alguma flatulência e,perante o processo de congelação, tornar a couve mais dura. Neste caso, sugerimos então que se livre dos talos com uma faca bem afiada, deixando apenas as folhas da penca.

Poderá depois manter as folhas inteiras, se o objetivo de uso for assim, ou então cortar em juliana (ou até fazer um pouco das duas soluções).

Fervedura

Nem todas as pessoas fazem este passo, mas ele é de facto um dos passos essenciais para garantir toda a segurança e manutenção das propriedades para saber como congelar pencas eficientemente. Coloque água a ferver e passe as folhas rapidamente (2 minutos) nesta fervedura. Transfira-as depois imediatamente para uma taça com gelo para se dar o choque térmico.

Secagem

Absolutamente imperioso – secar muito bem as pencas antes de as congelar. Coma ajuda de papel absorvente de cozinha, elimine quaisquer restos de água da couve.

Embalamento

Para saber como congelar pencas e colocá-las no congelador, pode usar sacos especificamente à venda para congelação ou então recipientes de vidro ou plástico que tenham nas suas indicações a informação de que podem ser congelados. O ideal é que embale doses individuais para evitar desperdícios no futuro.

Etiquetagem

Sempre que congelar pencas, coloque com um marcador ou etiqueta autocolante a data em que o fez. Desta forma consegue controlar sem problemas as datas de validade das mesmas. Note que se todo o processo for cumprido à risca, as pencas congeladas podem ser utilizadas até 12 meses após a sua congelação.

Utilização

Por fim, a utilização do produto congelado: tanto pode utilizá-lo diretamente do congelador para o prato pretendido como deixar a descongelar um pouco (2 horas antes) e depois então utilizar.

Veja também: