Este é um dos truques mais valiosos para a gestão de ementas ao longo das semanas e meses: saiba como congelar pencas de forma eficiente e segura e garanta que nunca falta no stock uns bons verdinhos; seja para a sopa, para cozer como acompanhamento, para colocar no arroz ou até mesmo para fazer uma tempura.
Saiba como congelar pencas da melhor maneira
Como congelar pencas de forma correta? De facto, ao submeter a couve a este processo, vai garantir que as propriedades e componentes não se percam e assim ter sempre verdadeiras bombas de vitalidade disponíveis no seu congelador. Quer saber passo a passo como congelar pencas?
Lavagem
Comece por lavar muito bem a couve, livrando-se de qualquer restício de terra e sujidade. Depois de bem lavada, é muito importante que a seque – pode fazê-lo num recipiente próprio para isso ou simplesmente deixando escorrer num escorredor.
Corte
Apesar dos talos das pencas serem bastante nutritivos, eles podem por vezes causar alguma flatulência e,perante o processo de congelação, tornar a couve mais dura. Neste caso, sugerimos então que se livre dos talos com uma faca bem afiada, deixando apenas as folhas da penca.
Poderá depois manter as folhas inteiras, se o objetivo de uso for assim, ou então cortar em juliana (ou até fazer um pouco das duas soluções).
Fervedura
Nem todas as pessoas fazem este passo, mas ele é de facto um dos passos essenciais para garantir toda a segurança e manutenção das propriedades para saber como congelar pencas eficientemente. Coloque água a ferver e passe as folhas rapidamente (2 minutos) nesta fervedura. Transfira-as depois imediatamente para uma taça com gelo para se dar o choque térmico.
Secagem
Absolutamente imperioso – secar muito bem as pencas antes de as congelar. Coma ajuda de papel absorvente de cozinha, elimine quaisquer restos de água da couve.
Embalamento
Para saber como congelar pencas e colocá-las no congelador, pode usar sacos especificamente à venda para congelação ou então recipientes de vidro ou plástico que tenham nas suas indicações a informação de que podem ser congelados. O ideal é que embale doses individuais para evitar desperdícios no futuro.
Etiquetagem
Sempre que congelar pencas, coloque com um marcador ou etiqueta autocolante a data em que o fez. Desta forma consegue controlar sem problemas as datas de validade das mesmas. Note que se todo o processo for cumprido à risca, as pencas congeladas podem ser utilizadas até 12 meses após a sua congelação.
Utilização
Por fim, a utilização do produto congelado: tanto pode utilizá-lo diretamente do congelador para o prato pretendido como deixar a descongelar um pouco (2 horas antes) e depois então utilizar.
Veja também: