Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
27 Jan, 2019 - 14:59

Como decorar mesas bonitas: um guia prático e útil com 7 dicas

Helena Peixoto

Acredite: não é difícil saber como decorar mesas bonitas. Com alguns pormenores e outros pequenos cuidados vai conseguir uma mesa digna de revista.

Como decorar mesas bonitas: um guia prático e útil com 7 dicas

Todas as pessoas têm gosto em saber como decorar mesas bonitas; afinal, sempre que há convidados, gostamos de ter um ambiente bem decorado e uma mesa bem apelativa cheia de classe e estilo.

E não pense que tem de gastar muito para o conseguir. Existem dicas bem rápidas de executar e por um orçamento bem baixo que fazem toda a diferença no resultado final.

As 7 dicas mais preciosas para saber como decorar mesas bonitas

Quando o assunto é decoração, muitas pessoas assustam-se logo a pensar que vão ter abrir os cordões à bolsa. Será que é só assim que se consegue o alcançar o objetivo de decorar mesas bonitas? Nada disso! Com um pouco de paciência, criatividade e dedicação, vai conseguir uma mesa incrível e exclusiva.

1. Faça você mesmo

Acredite: são pequenos pormenores que depois fazem toda a diferença. Aposte em pequenos apontamentos criados por si para enfeitar a sua mesa. As vantagens desta opção passam não só pelo facto de ser uma alternativa bem barata, mas também porque fica com uma ou mais peças verdadeiramente exclusivas. Mais ninguém terá igual!

Seja um arranjo natural para colocar em cima dos guardanapos, uns marcadores de lugar personalizados ou outro qualquer apontamento, o que importa é que coloque o seu coração nessa peça.

2. Centros de mesa e enfeites com vasos

Será talvez a solução mais usada e mais comum para enfeitar uma mesa, sobretudo para centro. Mas, existem formas de lhe conferir um certo upgrade e tornar os enfeites mais charmosos e com classe!

Não há qualquer dúvida que jarras com flores trazem romantismo e a sensação de conforto ao ambiente. Mas se quiser modernizar um pouco essa ideia, pode sempre utilizar flores artesanais, feitas de tecido ou de papel e misturar com outros elementos – rolhas, grãos, especiarias, doces, velas… – ou até mesmo substituir a tradicional jarra de vidro por um suporte não convencional como canecas, frascos de vidro ou outro material que goste.

E com esta opção pode conseguir mil e um resultados diferentes! Cores diferentes, texturas diferentes e materiais diferentes vão resultar em efeitos totalmente diferentes também. Vá experimentando e adaptando ao seu gosto particular ao objetivo da mesa nesse momento.

 

3. Acessórios comestíveis

Para as festas infantis, esta opção é sempre um sucesso inegável. A decoração comestível é uma das opções mais difíceis de se resistir! Invista em petiscos bem apelativos e distribua-os em travessas bem bonitas de forma a que elas façam, por si só, a decoração da mesa.

No caso das festas para crianças, os doces são quase elementos obrigatórios (e um dia não são dias)! Tire partido das cores das guloseimas e espalhe pela mesa de forma harmoniosa. Vai ser uma grande festa!

 

 

5. Guardanapos

Os guardanapos podem fazer toda a diferença na hora de saber como decorar mesas bonitas e cheias de estilo – e, por vezes, bastam pequeníssimos pormenores! Dobrar o guardanapo em forma retangular e colocar por cima um raminho de alecrim ou tomilho é o suficiente para dar ‘aquele’ toque que tanto procurava.

 

6. Frascos cintilantes

Como decorar mesas bonitas de forma sustentável, cheia de glamour e com pouco investimento? Reutilize frascos de vidro e dê-lhes um acabamento com glitter! E quem diz frascos diz garrafas e outros materiais em vidro.

Um frasco pintado com glitter dourado e combinado com umas velas e pompons por exemplo, vai ficar dar um toque diferente à mesa!

7. Flores de tecido

As flores de tecido são uma excelente opção por vários motivos: além de durarem para sempre (ao contrário das naturais), podem ser feitas com um sem número de tipos de tecido e de cores, para corresponder ao seu objetivo no momento.

Existem imensos tutoriais online que explicam como fazer flores em tecido que o podem ajuda a decidir quais quer para saber como decorar mesas bonitas!

 

Pratos

Importantíssimo verificar qual o prato correto para a comida a servir! Pode optar por colocar um prato principal em baixo, um de entrada em cima e um pequenino para o pão no canto esquerdo.

Talheres

No que toca aos talheres, esta deve ser sempre a ordem a seguir: o garfo fica do lado esquerdo do prato e a faca do lado direito, com o corte voltado para o prato. No caso de servir sobremesa, a colher deve ser colocada na horizontal acima do prato. Se for servir sopa, a colher deve ficar do lado direito do prato.

Copos

O lugar dos copos é sempre no canto superior direito da composição, e colocados do maior para o menor, sendo que o maior começa mais à esquerda (copo para água, vinho tinto, vinho branco, todas dispostas na diagonal).

Mesa de jantar redonda ou quadrada: qual escolher?

  • 10 tendências de decoração para 2019 que vai querer implementar
  • 6 blogs de decoração que vão mudar a sua casa
  • Quer decorar a casa com inspiração hygge? Saiba como