Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
13 Ago, 2018 - 10:34

Como decorar uma sala pequena e torná-la maior com ideias simples

Helena Peixoto

Sabe como decorar uma sala pequena eficazmente? Este artigo vai partilhar consigo 7 truques que vão dar a ilusão de que a sala é o dobro do tamanho.

Como decorar uma sala pequena e torná-la maior com ideias simples

Não é preciso magia para aumentar as dimensões de uma divisória. Claro que, na verdadeira acepção da palavra, nem sequer é possível… Mas se usar alguns destes truques vai perceber como decorar uma sala pequena e dar a ilusão de que ela é maior do que as suas verdadeiras medidas.

Saiba como decorar uma sala pequena com 7 pequenos truques

Espelhos

Uma das armas poderosas quando se fala em como decorar uma sala pequena é mesmo a utilização dos espelhos. Isto acontece porque os espelhos criam a sensação de profundidade e de amplitude. Escolha uma parede de luz indireta e aplique um espelho bem grande. Atenção para não colocar espelhos frente a frente, pois cria a sensação de túnel.

 

Cores claras

Não é novidade para ninguém que as cores claras ajudam a proporcionar a sensação de amplitude. E nas casas e salas isso não é exceção. Aposte num branco para pintar as paredes e use mobiliário claro – beges, castanhos claros, madeira clara. Tudo isto conjugado vai duplicar a dimensão da sala!

 

Usar vinil

Decore as paredes com vinil autocolante ou com papel de parede em salas pequenas! As molduras estão super na moda mas ocupam espaço e em divisórias muito pequenas pode acabar por ser prejudicial. Com a aplicação de vinil consegue os efeitos decorativos desejados sem gastar centímetros de dimensão.

 

Separadores de áreas que não paredes

Uma técnica que pode ajudar muito a saber como decorar uma sala pequena é a colocação de demarcadores de áreas. Separe a zona de refeição da zona de estar com um biombo com estilo ou com uma estante fina e que permita ver de um lado para o outro. Apesar de ser mais um elemento, vai ajudar a ‘alargar’ a área.

 

Aproveitar partes altas das paredes

Um truque que pode utilizar para criar a ilusão de que a sua sala é maior é a colocação de prateleiras nas partes mais altas da parede. Claro que não pode colocar objetos que use no dia a dia. Mas aposte numas plantas artificiais, livros e pequenos objetos decorativos. Vai parecer bem maior!

 

Esqueça as mesas de centro

Se está perante um desafio em termos de dimensões de sala, esqueça as mesas de centro entre o sofá e a televisão. Este elemento só vai trazer ruído à decoração da divisória e vai criar o efeito precisamente contrário – de que a sala é ainda mais pequena.

 

Móveis modulares

Finalmente, uma dica que pode ajudar muito na questão de como decorar uma sala pequena, tem a ver com a utilização de móveis modulares. Apesar de um pouco mais caros do que os standard, a verdade é que hoje em dia há soluções verdadeiramente mágicas que fazem milagres em termos de logística e utilidade.

 

Veja também: