ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Jun, 2021 - 09:00

Como lavar peluches: dicas simples passo a passo

Mónica Carvalho

Os bonecos estão a precisar de limpeza? Não é raro que encolham ou estraguem, por isso, fique a par das dicas para saber como lavar peluches.

peluche na máquina de lavar

Se está a pensar que um (ou vários) bonecos aí em casa precisam de limpeza, mas não sabe como fazê-lo, temos todas as dicas e razões para fazer uma lavagem cuidada já. Descubra como lavar peluches de forma simples e saiba porque deve fazê-lo.

A saúde dos mais pequenos é algo a que deve estar sempre em primeiro lugar e bem sabemos como eles gostam de explorar o mundo, sem saber o quão perigoso este pode, por vezes, ser.

Um simples peluche sujo é uma grande fonte de atração para problemas e vamos explicar como evitá-los.

Peluches: o paraíso das bactérias e ácaros

Quando o assunto é escolher o brinquedo preferido, as crianças tanto se podem ligar a um em específico ou mudar de ideias rapidamente. Seja como for, é importante certificar-se de que os peluches, por serem em tecido e rapidamente acumularem pó, entre outros elementos menos positivos e muito nocivos.

Como tal, com o tempo, os bonecos têm tendência a acumular pó (e, com eles, milhares de ácaros, bichinhos que adoram ambientes húmidos e cálidos). Rinite e asma são o principal alerta.

peluche pendurado a secar

Centros de saúde e hospitais

Os peluches andam de um lado para outro como companhia dos mais novos, passam de mão em mão e de boca em boca… E já deve imaginar que podem ser uma fonte perigosa de contaminação. Se ficou a pensar no assunto, tem razão para tal. Especialmente quando o assunto envolve as visitas a hospitais e centros de saúde, locais que guardam vírus e bactérias dos quais quer fugir.

Sabia que cerca de 90% de todos os brinquedos que servem de distração para as crianças na sala de espera de uma consulta têm um alarmante nível de contaminação? Se achava que uma ida ao médico com brinquedos em mãos seria inofensiva, fique a saber que o nível de contaminação durante estas situações é considerado de moderado a forte, de acordo com cientistas da Universidade de Otago, nos EUA.

Há, nos hospitais e centros de saúde, especialmente, duas bactérias consideradas particularmente graves: a conhecida E. coli – que é responsável por algumas das mais inconvenientes infeções gastrointestinais, e a Streptococcus pneumonaie (mais resistente) – que provoca infeções nas vias respiratórias e ouvidos.

A solução? Limpezas regulares, especialmente no regresso das consultas médicas. Bem, a medida pode não solucionar, mas de certeza que ajuda a evitar a propagação de doenças.

E, se a criança sofre com problemas respiratórios mais complicados, como a asma e a bronquite asmática? O ideal é não ter peluches. No entanto, e como sabemos que são brinquedos adorados pelos pequeninos, há formas de evitar que acumulem ácaros. Se o assunto interessou, este artigo é para si.

Como lavar peluches: passo a passo simples

A maior parte dos brinquedos atuais é feito de materiais antialérgicos e laváveis. Ainda assim, é indicado verificar a etiqueta de lavagem e conferir as indicações e cuidados de lavagem. Isso é especialmente importante quando se trata de materiais delicados, ou de peluches que contenham botões ou bordados.

A primeira dica é: separe. E, se for lavar à máquina, tal como faz com a roupa, coloque de parte os peluches de acordo com as indicações de limpeza. Os que forem de limpeza a seco, respeite e considere um serviço profissional.

Em caso de dúvida (e, especialmente, se tratar-se de um brinquedo com valor sentimental) escolha sempre a lavagem manual e evite riscos.

Como lavar peluches à mão

Para lavar um peluche à mão basta usar uma bacia com água e uma quantidade pequena de detergente para peças delicadas (ver instruções na embalagem do produto). Esfregue suavemente com as mãos e, de seguida, enxague bastante até eliminar a presença de químicos. Use uma toalha para eliminar o excesso de água da lavagem.

Se o peluche for de cores vivas ou escuras, recomendamos que seque à sombra, num local bastante ventilado (para que o enchimento seque corretamente).

A dica extra é não lavar peluches em dias chuvosos ou húmidos, que vão comprometer o processo de secagem.

Como lavar peluches na máquina

Lavar peluches na máquina de lavar a roupa é tão fácil quanto prático. Se o brinquedo em causa tiver nódoas (de comida ou sumo, por exemplo), basta que limpe a área afetada manualmente, realizando um tratamento à área (com um produto específico ou, até, com o detergente da roupa ou da louça). De seguida, enxague manualmente e leve à lavagem à máquina, a uma temperatura não superior a 60º graus.

máquina na lavandaria: o que não lavar na máquina
Veja também O que não lavar na máquina da roupa: conheça 15 itens proibidos

Mais uma vez, lembramos: deve separar os peluches coloridos dos claros, inicialmente, até ter a certeza de que não tingem outras peças.

Se houver acessórios, retire-os e lave-os num saco protetor para lavagens. Se não tiver um, use uma fronha das almofadas. Dê um nó para proteger da agitação da lavagem à máquina.

Outra forma de evitar os danos na lavagem dos peluches é selecionar o ciclo de roupas delicadas.

Outras formas de limpeza e higienização de brinquedos e peluches

Técnica do congelador: para reduzir o risco de contaminação, pode usar uma técnica tão simples quanto eficaz: a cada duas semanas, leve o brinquedo ao congelador por um período de dois dias. O intenso frio inviabiliza a sobrevivência dos ácaros e das bactérias.

Técnica do aspirador: desta pode usar e abusar. Aspire regularmente os peluches para que não acumulem pó.

Técnica do bicarbonato de sódio: esta é ideal para os peluches que não estão demasiado sujos. Para começar, humedeça o peluche com água e, de seguida, esfregue o bicarbonato por toda a superfície, deixando assim de um dia para o outro, dentro de um saco de plástico. No dia seguinte, basta retirar o químico, passando por bastante água.

Como secar corretamente os peluches

Agora que já aprendeu como lavar peluches, basta saber que a forma de secar é essencial ao processo. Sempre que possível, e de acordo com as instruções de lavagem, deve deixar que centrifugue ao máximo, de forma a facilitar o processo de secagem.

Depois, o passo seguinte é pendurar para secar.

  • Se for de cor escura, pendure o peluche num local arejado e que seja à sombra.
  • Se for de cor clara, deixe secar ao sol.

Agora que já sabe como lavar peluches e evitar danos nos brinquedos favoritos dos mais novos, basta realizar a lavagem e aguardar pela alegria do seu filho com o resultado.

Veja também