Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
28 Abr, 2020 - 12:24

Aprenda a limpar a esponja de maquilhagem corretamente

Catarine Martins

Limpar a esponja de maquilhagem é fundamental para conseguir uma maquilhagem perfeita. Mas sabe mesmo como fazê-lo? Descubra!

Esponja de maquilhagem usada

Limpar a esponja de maquilhagem, pelo menos uma vez por semana, é essencial não só por uma questão de higiene, mas também para não desperdiçar produto e conseguir a maquilhagem irrepreensível que tanto quer.

É que, quanto mais suja estiver a sua esponja, mais produto precisará aplicar, para conseguir um efeito de maquilhagem perfeita e unifome.

Para além disso, as esponjas sujas são um terreno propício para o desenvolvimento de microorganismos e bactérias prejudiciais à saúde, em particular à saúde pele. É por isso imperativo fazer a limpeza da esponja com alguma regularidade.

Sim, alguns dos problemas de pele que tem experienciado, podem mesmo dever-se ao facto de não andar a limpar a esponja de maquilhagem corretamente.


4 formas de Limpar a esponja de maquilhagem: obrigatório e fácil

Produtos de maquilhagem

À semelhança do que acontece com os pincéis de maquilhagem, a esponja exige também uma limpeza profunda frequente, de forma a evitar a acumulação e transmissão de resíduos indesejáveis para a nossa pele.

Assim, pode usar alguns produtos que tem em casa para proceder a uma limpeza eficaz, de forma barata.

Mas, se quiser pode também comprar um produto de limpeza próprio, para higienizar a sua esponja. Saiba tudo.

1. Sabão ou sabonete

Sabia que pode ser usar o seu sabão, ou sabonete, de uso diário para limpar a esponja de maquilhagem? Contudo, o ideal é que opte por um sabonete com pH neutro.

Independentemente da sua opção, basta molhar a esponja e esfregá-la abundantemente com o sabonete, sem pressa.

Depois é só amassar e fazer rolar a esponja na sua mão enquanto a passa em água corrente. A esponja estará limpa quando a água sair limpa.

Importante é que a deixe secar muito bem, ao ar.

2. Azeite e detergente da loiça

Para pôr em prática esta dica caseira, deve colocar num recipiente limpo uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de detergente líquido da loiça.

Passe a esponja por água morna e, depois envolva-a bem nesta solução. Esfregue durante algum tempo e, em seguida, passe por água corrente.

Deixe secar, e a sua esponja estará novamente pronta a usar.

Como lavar pincéis de maquilhagem corretamente
Não perca Como lavar pincéis de maquilhagem corretamente

3. Champô de bebé

Outra opção bastante simples para higienizar a esponja é molhá-la com água morna, acrescentar um pouco de champô próprio para bebés e esfregar.

Quando vir que a esponja começa a recuperar a sua cor original, passe por água corrente até retirar todo o champô. Depois, é só deixar secar.

Com efeito, o champô para bebés é neutro e mais delicado do que o champô para adultos. Pelo que, higienizar a esponja de maquilhagem com ele é uma boa solução para que fique perfeita e dure mais tempo.

4. Microondas

Uma outra forma de lavar a esponja de maquilhagem é no microondas. Contudo, esta opção deve ser realizada com cautela.

Assim, coloque num recipiente água e líquido da louça e mergulhe a esponja nele. Coloque no microondas por 1 minuto, mas vá vigiando para a água não ferver. É que, a esponja pode ficar estragada se for exposta a uma temperatura muito elevada.

Depois, é só deixar a água esfriar e ir apertando a esponja, em água corrente. Quando a água sair transparente, já está. É só esperar secar.

Além destas ideias, existem também alguns produtos específicos para a higienização de pincéis e esponjas de maquilhagem.

Porém, esses produtos são normalmente um pouco mais caros, podendo ser eficazmente substituídos por estas alternativas caseiras. Sobretudo se tiver um orçamento apertado e não quiser gastar dinheiro.

Como vê, lavar a esponja de maquilhagem é mesmo muito fácil. Mantenha-a limpa e, se ficar muito tempo sem usá-la é muito importante que a higienize, antes de a colocar novamente a uso. A sua pele irá agradecer.

Veja também