ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
23 Mai, 2022 - 21:19

Como limpar a borracha da máquina de lavar roupa

Catarina Milheiro

Tire as dúvidas: saber como limpar a borracha da máquina de lavar a roupa pode evitar cheiros desagradáveis e futuras avarias.

Se também quer saber como limpar a borracha da máquina de lavar roupa, este artigo é para si.

A verdade é que para que a máquina continue a funcionar corretamente e a lavar as suas roupas de forma eficaz, é essencial ter algumas precauções. Uma delas é precisamente a limpeza da borracha, filtros e gavetas.

Consegue imaginar lavar as suas roupas com água suja? No fundo, é isso que acontece cada vez que utiliza uma máquina de lavar com uma borracha acumulada de bactérias, fungos e sujidade em geral.

Por isso, a limpeza desta peça do eletrodoméstico é essencial para garantir que a humidade constante à qual está sujeita não faz com que se desenvolvam germes ou mofo.

Fique connosco e aprenda já a limpar a borracha da máquina de lavar a roupa.

Saiba como limpar a borracha da máquina de lavar roupa

Acabe com os maus odores

Se tratar da limpeza das roupas faz parte das suas tarefas domésticas, provavelmente já se questionou sobre como limpar a borracha da máquina de lavar roupa e qual a melhor forma para o fazer.

Como sabemos, limpar a máquina é crucial para aumentar a vida útil do eletrodoméstico. Mas, para além disto, é importante para que não se acumulem maus odores nem no equipamento, nem nas roupas acabadas de lavar.

Principalmente se fizer muitas lavagens por semana (cerca de 4 ou mais), esta é uma questão para a qual deve estar atento. Sendo que o ideal é limpar a borracha da porta uma vez por semana.

6 passos para uma limpeza eficaz

Por sabermos que esta pode ser uma tarefa um pouco mais demorada e por vezes esquecida por muitos, fizemos um passo a passo para seguir quando estiver a limpar a borracha da sua máquina de lavar a roupa:

1. Abra a porta da máquina de lavar a roupa e retire qualquer artigo que esteja no seu interior;

2. Atente na proteção de borracha entre a abertura da porta e o tambor. Verifique se existem áreas manchadas;

3. Em seguida, puxe a proteção de borracha para ver se existem possíveis objetos perdidos depositados nesse local. Para limpar a área das juntas, use uma escova macia, um pano húmido ou um pano de cozinha;

4. Se existirem manchas persistentes e precisar de utilizar um produto químico, opte por misturar lixívia líquida à base de cloro e água da torneira;

5. Depois, com a ajuda de um pano húmido, limpe a área das juntas com essa mesma mistura. Mas sem nunca colocar diretamente a lixívia de cloro nas juntas de borracha, pois podem acabar por ficar deformadas;

6. Para finalizar, enxague muito bem essa zona com um pano até que fique completamente seca.

Importa ainda referir que é recomendada a utilização de luvas durante este tipo de limpeza, especialmente se limpar por períodos prolongados. Além disto, verifique sempre as instruções do fabricante de lixívia para poder fazer uma utilização adequada do produto.

Basta limpar a borracha da máquina para eliminar os maus cheiros?

A verdade é que muitas vezes não basta limpar apenas a borracha da máquina de lavar a roupa. Se os maus odores persistirem mesmo após este tipo de limpeza, talvez seja necessário verificar a gaveta do detergente e lavar o filtro da máquina.

Muitas vezes não damos atenção a outras áreas da nossa máquina de lavar e é precisamente de lá que podem vir os maus cheiros. Por isso, o ideal é fazer também uma limpeza do filtro da máquina.

mulher a limpar a máquina de lavar a roupa
Veja também Como limpar a máquina de lavar roupa: 4 passos

Limpar o filtro da máquina de lavar a roupa

Para isso, basta perceber se este pode ou não ser removido da máquina – isto porque existem alguns modelos que não permitem a retirada do filtro. Se este for removível, basta tirá-lo e esfregá-lo com uma escova macia.

Se reparar que a sujidade está endurecida, pode deixar o filtro de molho em água quente durante alguns minutos.

Contudo, saiba que se a sua máquina não permitir retirar o filtro, poderá sempre optar por fazer uma lavagem de prevenção para evitar a acumulação de sujidade.

O ideal é programar uma lavagem a alta temperatura (cerca de 60 graus) de 6 em 6 meses, sem colocar qualquer tipo de detergente ou roupa dentro da máquina.

Desta forma, todas as impurezas e águas estagnadas que acabam por ficar em algumas zonas, acabarão por sair nesta lavagem, ajudando a combater os maus odores.

Limpar as gavetas do eletrodoméstico

Tal como a limpeza do filtro e das borrachas é essencial para manter o bom funcionamento da máquina e evitar maus cheiros, cuidar e limpar as gavetas onde coloca os detergentes também é importante.

Afinal, estas podem acumular sujidade ou resíduos por muito tempo se nunca forem devidamente higienizadas. O processo de limpeza é exatamente igual ao da lavagem do filtro, mas neste caso, se preferir pode utilizar um pano macio em vez de uma escova.

Veja também