Luana Freire
Luana Freire
09 Set, 2019 - 09:58
Como limpar cabedal: o guia completo que sempre procurou

Como limpar cabedal: o guia completo que sempre procurou

Luana Freire

Saiba como manter o brilho e retirar manchas das suas peças de couro. Guie-se com o nosso manual e saiba como limpar cabedal em qualquer situação.

O artigo continua após o anúncio

O couro é super versátil e pode ser usado para confecionar desde objetos de decoração às nossas roupas. Malas, porta-moedas, almofadas, cadeirões, sofás, sapatos e casacos são, muitas vezes, alvo de pequenos (e grandes) estragos. Saber mantê-los como novos e livres de nódoas é preciso, respeitando a delicadeza do material. Saiba como limpar cabedal e conservar a elegância dos seus artigos favoritos.

Especial cabedal: cuidados essenciais e obrigatórios

Parece estranho pensar no assunto desta forma, mas a verdade é que não nos podemos esquecer que, tal como a nossa própria pele, o couro perde o seu brilho natural com o passar dos anos. Para evitar que isso aconteça, é preciso hidratá-lo e manter as suas peças feitas com este material longe de fontes de calor. Cadeiras e sofás, por exemplo, não devem estar sob a luz direta do sol.

Além disso, no caso das peças de roupa, é preciso lembrar que o couro não pode ser engomado ou deixado a secar ao sol.

Para saber mais sobre como manter as suas peças de cabedal impecáveis ao longo do tempo, confira a nossa checklist de cuidados a ter com o couro.

  • Nunca lave as suas peças de cabedal. Opte pela limpeza profissional;
  • Não coloque peças de cabedal na máquina de lavar. Se for preciso limpar em casa, faça-o com um pano húmido;
  • Use silicone líquido para manter a hidratação do couro. Aplique com uma flanela. Repita este passo a cada 3 meses;
  • Para evitar maus odores, guarde as peças limpas e, de preferência, em sacos que permitam a respiração. Isto evita que ganhem bolor;
  • Evite mexer com tintas ou canetas quando estiver perto de uma peça feita com cabedal. Uma vez manchada, será difícil desfazer o estrago, pois o couro absorve estas substâncias.

Como limpar cabedal em qualquer situação

Como limpar sofás de pele e hidratá-los corretamente

Como limpar sofás de pele

Bonitos, confortáveis e duradouros, os sofás revestidos em pele são uma elegante opção para qualquer sala. Mas, uma vez manchados, fica a pergunta: como limpar? O ideal será verificar, junto ao fabricantes, quais cuidados adotar nessas situações. No entanto, um pano húmido com detergente neutro basta para eliminar uma nódoa simples. Esfregue o pano na mancha, evitando molhar o couro em excesso, e deixe secar.

Para a manutenção diária da limpeza não é preciso muito: além dos cuidados especiais que já falamos, retire o pó com o aspirador.

Como limpar uma mala de pele

Se o material da mala for escuro, use apenas uma flanela pouco húmida. Se o couro for claro, pode usar um pano de algodão húmido (com água e sabão de coco), retirando o excesso de humidade antes de guardar a peça. Lembre-se que deve proteger os adereços de metal que a mala possa ter.

Como limpar sapatos de pele

Para limpar sapatos de couro, o primeiro passo é retirar quaisquer resíduos sólidos, como terra ou pó. Escove os sapatos com uma escova de cerdas bem macias, fazendo movimentos suaves. Tenha especial cuidado com este passo, para não correr o risco de arranhar o couro.

O artigo continua após o anúncio

O passo seguinte é usar uma flanela limpa para limpar por fora e por dentro dos sapatos. Antes, claro, verifique a etiqueta com as indicações do fabricante. Se for permitido, pode humedecer a flanela com algum produto específico para este efeito de limpeza. Deixe que os sapatos sequem em ambiente longe da luz solar e arejado.

Como limpar cabedal

Como limpar um casaco de cabedal: 2 formas

1. Solução com detergente neutro: junte 50 ml de água a 2 colheres de detergente neutro líquido. Mexa bem, até dissolver completamente. A solução deve ser suave, para não prejudicar a pele do casaco. Use um pano macio e húmido (não molhado). De seguida, use apenas um pano humedecido com água, para retirar o detergente, e deixe secar em local ventilado e à sombra.

2. Compre um produto específico para a limpeza de cabedal: com uma flanela, aplique o produto (numa quantidade mínima) diretamente sobre a mancha que deseja eliminar. Esfregue em movimentos circulares, sempre na direção das extremidades da peça, até que a pele absorva o produto por completo.

Como limpar cabedal branco

Pode fazer em casa uma mistura para a limpeza de cabedal branco, sendo esta uma excelente forma de evitar que outros químicos manchem ou ressequem as suas peças. Veja duas formas.

  1. Misture 8 partes de água (morna) a uma parte de sabão neutro líquido (como os sabonetes de limpeza facial).
  2. Misture 2 partes de óleo de linhaça a 2 partes de vinagre branco.

Use sempre um pano macio de algodão para realizar a limpeza e evite os excessos. Deve apenas humedecer o pano.

Como limpar cabedal com bolor

No caso das roupas em cabedal, para retirar-lhes o bolor, basta usar um pano humedecido com vinagre, que é um poderoso anti-fungos e bactericida.

Para limpar cadeirões, sofás e móveis em geral com bolor, o ideal é, a par da limpeza, higienizar estas superfícies com a seguinte solução:

  • 1 c. de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 500 ml de água;
  • 1 c. de sopa de vinagre.

Use um pano limpo humedecido com esta solução para limpar toda a extensão da peça em cabedal. Se o bolor for mais difícil, repita o processo.

O artigo continua após o anúncio

Reparou como manter a boa saúde das suas peças feitas em pele pode ser mais simples do que sempre pensou? Há formas de manter o couro como novo e de dizer adeus às nódoas. Com algum cuidado e uma boa manutenção, os seus artigos favoritos têm tudo para durar uma vida. E, agora, além de conhecer os truques para os conservar bonitos, já sabe como limpar cabedal como um verdadeiro profissional.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp