ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Abr, 2022 - 13:41

Como limpar moedas antigas em 5 passos

Catarina Milheiro

Saiba como limpar moedas antigas, ou nem tão antigas, e mantenha sempre a sua coleção organizada e sem resíduos de pó.

moedas-antigas

A manutenção e a organização são duas questões fulcrais para todos os que colecionam moedas de diferentes locais. Por isso mesmo, é extremamente importante saber como limpar moedas de coleçãode forma correta.

O ideal é limpar apenas as moedas antigas que não são tão valiosas, mas que pretende guardar para sempre. Desta forma, é possível manter a sua coleção organizada, devidamente limpa e sem que perca o valor.

Como limpar moedas: todas as dicas

Saber como limpar moedas sem as danificar é a chave para garantir uma coleção cuidada e organizada.

Por isso, a principal dica para limpar as suas moedas antigas sem as danificar é utilizar produtos de limpeza um pouco mais neutros. No fundo falamos de produtos que não sejam capazes de corroer o metal das moedas ou de retirar o seu brilho a longo prazo. Atente nas nossas dicas.

colecao-de-moedas

Moedas muito antigas? Avalie

Se ainda não tiver muita experiência nesta área e não souber identificar os traços das suas moedas antigas, o melhor será mesmo levá-las a um especialista.

Sabia que as moedas antigas não são valorizadas apenas pela sua antiguidade, mas também pelas marcas que o tempo vai deixando nelas. Ou seja, se as moedas forem muito raras, colecionáveis e valiosas por vezes o melhor é mesmo não as lavar.

Através da observação da moeda, o especialista poderá aconselhá-lo ou não a fazer a limpeza. No caso de as moedas serem muito valiosas e únicas, pode mesmo desaconselhar qualquer tipo de limpeza.

No fundo, saiba que quanto mais valiosa for uma moeda, menos são os motivos para a limpar.

Agora vamos às dicas de limpeza!

limpar moedas
1.

Limpar moedas em água corrente

Para começar a limpar as suas moedas antigas, experimente segurá-las pelas bordas e deixá-las debaixo de água corrente destilada para tirar a maioria da sujeira.

Se elas não estiverem demasiado sujas, é possível que apenas este tipo de limpeza seja eficaz e suficiente. Contudo, se vir que as moedas continuam com resíduos, pode esfregar suavemente com uma escova de dentes macia.

No final, basta secar as moedas com um pano seco e de microfibras (de preferência).

2.

Limpar moedas em vinagre

O objetivo é fazer uma limpeza mais completa? Então pode optar por encher uma bacia com vinagre branco e deixar as suas moedas submersas na solução por cerca de uma hora.

Depois, para remover a sujeira impregnada na moeda, utilize uma escova de dentes macia e esfregue com cuidado. Se as manchas não saírem por completo, pode deixar as moedas de molho na bacia durante mais tempo.

Por fim, enxague as moedas em água corrente e seque-as bem com a ajuda de um pano seco e limpo. Armazene-as num local sem qualquer tipo de humidade e terá as suas moedas limpas por muito mais tempo.

3.

Limpar moedas com sabão

Caso tenha consigo uma moeda com uma superfície demasiado suja, pode ainda optar por recorrer a uma solução suave de sabão – uma opção que não vai prejudicar o metal.

Para isso, coloque uma pequena quantidade de sabão líquido numa tigela grande e encha-a com água destilada morna. Depois, segure a moeda pelas bordas e vá rodando na solução de sabão.

De seguida, lave a moeda e seque-a com um pano limpo. Mas atenção: nunca utilize detergente para limpar as moedas antigas porque poderá estragá-las por completo.

Em vez disso recorra a uma sabonete mais suave, como por exemplo o tradicional sabonete para lavar as mãos.

4.

Limpar moedas de cobre com ketchup

Se tiver consigo uma moeda de cobre que precise mesmo de ser limpa, experimente despejar uma pequena quantidade de ketchup nas duas faces da moeda.

De seguida, utilize uma escova de dentes macia para esfregar as faces da moeda. No final, basta enxaguar e secar com um pano limpo.

No fundo, o sal e o vinagre presentes no ketchup irão remover as manchas presentes na sua moeda. É exatamente por este motivo que o ketchup é eficaz na limpeza das moedas de cobre.

5.

Bicarbonato para limpar moedas de prata

Em moedas de prata mais recentes, este método poderá não ser tão eficaz. Contudo, quando se trata de moedas antigas em prata, é extremamente eficaz.

Para isso pode começar por passar a moeda por água corrente. Depois, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na coroa da moeda e esfregue com uma escova de dentes macia.

No fim, coloque novamente a moeda sob água corrente e seque-a com um pano limpo. O bicarbonato de sódio vai remover as manchas e o aspeto baço da superfície da moeda.

Evite produtos abrasivos durante a limpeza das suas moedas

Existem alguns produtos que devem ser evitados ao máximo durante o processo de limpeza das suas moedas antigas. Falamos de produtos como o álcool, detergentes ou palha de aço, até.

Além disto, saiba que a água da torneira também não é aconselhada pelos especialistas por conter determinadas impurezas que podem danificar a moeda. Por isso, opte por água destilada sempre que possível.

No fundo, para que as moedas continuem a manter o seu valor é necessário que recorra apenas a produtos não abrasivos e bastante macios durante a sua limpeza.

Veja também