ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
20 Jun, 2022 - 15:02

Como manter a casa a cheirar bem: 12 dicas essenciais

Catarina Milheiro

Quer evitar odores indesejados? Conheça as nossas dicas e saiba como manter a casa a cheirar bem, todo o ano.

Todos nós conhecemos aquela pessoa que sabe como manter a casa a cheirar bem, perfumada e cheirosa. E a verdade é que pensamos sempre que é necessário gastar muito dinheiro em velas ou ambientadores para o conseguir fazer.

No entanto, há outras dicas e truques para além dos que já todas as pessoas conhecem e que podem até sair bem mais conta do que os métodos tradicionais.

Se também procura formas para manter a sua casa sempre cheirosa, atente nas dicas que temos para si e transforme o seu lar numa verdadeira casa perfumada.

12 dicas para manter a casa a cheirar bem

Fez um jantar em casa para os amigos e o cheiro a peixe insiste em ficar? Os tapetes cheiram a cão? Ou então foi de férias e esqueceu-se de levar o lixo?

Os cenários podem ser vários e distintos, mas há sempre situações em que os cheiros se entranham em nossas casas e é preciso uma ajuda extra para os retirar.

1.

Dê uso às borras do café

Uma das dicas para manter a casa a cheirar bem é utilizar as borras do café para evitar e eliminar os maus cheiros que se acumulam no balde do lixo.

É bastante simples: abra com cuidado as cápsulas de café já utilizadas e retire a borra. Se utilizar máquina manuais, recolha o conteúdo.

De seguida, basta colocar a borra do café no fundo do balde do lixo, antes de inserir o saco. Verá que nunca mais sentirá o mau odor de um saco do lixo.

2.

Utilize saquinhos de chá para eliminar o mau odor dos sapatos

É verdade! Os sacos de chá secos são capazes de tirar o odor, absorver a humidade e deixar os sapatos a cheirar bem.

Por isso já sabe, se o problema estiver nos seus sapatos, opte por experimentar esta dica.

3.

Algodão aromatizado

Esta é uma das dicas mais práticas, simples e bastante económicas. Para que a sua casa cheire sempre bem pode experimentar deitar algumas gotas de uma essência que goste, em pequenas bolas de algodão.

Depois, basta espalhá-las pela casa, de forma a que façam parte da decoração. Por exemplo: pode colocá-las dentro de jarros, por cima de taças, pratos ou até escondidas no centro de mesa.

4.

Aproveite as cascas dos citrinos

Se usou uma laranja ou um limão e retirou a casca, não deite ao lixo! Aproveite as cascas para perfumar o seu frigorífico. Como? É muito simples.

Coloque as cascas todas juntas dentro de um recipiente pequeno e adicione sal marinho. No final, leve ao frigorífico e deixe que todos os maus odores sejam absorvidos.

5.

Abra as janelas todos os dias

Deixar o ambiente arejar é extremamente importante para eliminar os maus odores da casa e renovar o ar.

Assim, tente abrir as janelas de sua casa pelo menos durante uma hora do dia e de preferência, de forma a que a ventilação seja cruzada. Ou seja, que exista um pouco de corrente de ar para garantir que se renova o ambiente.

6.

Borrife bicarbonato de sódio nos tapetes

Para quem tem tapetes ou carpetes e já não sabe o que fazer para manter a casa a cheirar bem, esta dica é essencial.

Experimente borrifar um pouco de bicarbonato de sódio no tapete e deixe atuar durante toda a noite. De manhã, passe o aspirador e verá a diferença que sentirá naquela divisão.

7.

Use baunilha para eliminar os odores do frigorífico

Sempre que terminar de fazer a limpeza do seu frigorífico, deitando fora tudo o que está estragado e limpando o interior, humedeça um pouco de algodão em extrato de baunilha e volte a passar pelas superfícies.

8.

Para neutralizar o cheiro do peixe, use vinagre

Quando fazemos peixe grelhado, por exemplo, as nossas casas ficam entranhas com um odor que parece insistir em permanecer. Se também não sabe como deixar a casa a cheirar bem depois de um destes cozinhados, esta dica é infalível.

Coloque um pouco de vinagre branco numa taça ao lado do fogão – desta forma é possível absorver e neutralizar os maus cheiros.

9.

Utilize incensos ou velas

Se é um adepto dos incensos ou das velas perfumadas, pode optar por acender um destes objetos sempre que acabar de limpar a casa ou depois do jantar, por exemplo.

As velas e os incensos são um dos métodos mais conhecidos para pôr qualquer casa a cheirar bem.

10.

Coloque as velas apagadas nas gavetas

Se utilizou uma vela para perfumar a casa, saiba que em seguida pode voltar a dar-lhe uso.

Basta que se certifique que a vela está totalmente apagada, para não haver o risco de incêndio e pode inseri-la dentro de gavetas ou armários para aromatizar.

11.

Use sabonetes para perfumar os seus armários

Coloque sabonetes com os seus odores preferidos dentro de gavetas ou até no meio da roupa que tem no armário. Há quem goste até de os ter nas gavetas da roupa interior e até junto das toalhas que estão guardadas.

Verá que sempre que abrir um destes compartimentos, sentirá um cheirinho agradável e a sua roupa estará sempre perfumada.

12.

Faça o seu próprio ambientador

Se preferir, pode até fazer o seu próprio ambientador com os seus aromas favoritos.

Por exemplo: para um ambientador fresco de verão, esmague as cascas de citrinos e adicione alecrim e menta. Depois, adicione 200 ml de água e 250 ml de álcool etílico.

No final, basta despejar a mistura para um borrifador e pode utilizá-lo onde preferir: como nos tapetes, mantas, toalhas, cortinados ou roupas de cama.

Veja também