Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
12 Jun, 2018 - 00:00
Como poupar no bilhete de avião com um truque simples

Como poupar no bilhete de avião com um truque simples

Júlia de Sousa

Há um truque muito simples para conseguir poupar algum dinheiro no bilhete de avião. Pronto para conhecê-lo?

O artigo continua após o anúncio

E se lhe dissermos que com um truque muito simples pode poupar no bilhete de avião? Ele existe e é mais fácil do que possa pensar – e não, não estamos a falar de aproveitar campanhas promocionais ou companhias mais baratas.

Basta que compre o bilhete com 47 dias de antecedência. Isso mesmo. Se comprar o seu bilhete de avião 47 dias antes de viajar pode ter uma redução significativa no preço do bilhete. Pelo menos é essa a estimativa do site CheapAir.

São precisos 47 dias para poupar no bilhete de avião

agendar viagem

Todos os anos, a CheapAir faz uma pesquisa para tentar perceber as tendências dos seus clientes e viajantes. A empresa analisa os principais 15 mil mercados onde vivem ou para onde viajam os seus clientes e analisam as tarifas nesses mesmos mercados durante todo o ano.

Em 2014, esta pesquisa resultou na análise de mais de 1.5 mil milhões de tarifas aéreas e mais quase 5 milhões de viagens, na qual era registada a menor tarifa para cada uma dessas viagens, num período de 320 prévios ao voo. Tudo isto para que os analistas da CheapAir pudessem determinar qual o período médio com que se deve marcar um voo para conseguir um preço mais baixo.

Em 2015 a resposta foi esta: 47 dias. Significa isto que se marcar a sua viagem precisamente 47 dias antes da data de partida pode conseguir poupar no bilhete de avião, pelo menos se estivermos a falar de voos domésticos.

Diz a CheapAir que nos 320 dias antes dos voos analisados se verifica um preço mais elevado, em média 50 dólares (quase 45€). Diz ainda que os preços desses mesmos voos caem significativamente até um prazo de 47 dias antes da viagem e que começam a subir novamente até 14 dias antes, altura em que são consideravelmente mais altos.

Há outros truques que pode adotar. Viajar às terças, quartas e sábados e fora das consideradas horas de ponta pode fazer com que poupe alguns “trocos”.

Escolher a altura certa para poupar no bilhete de avião

Apesar desta estimativa da CheapAir é importante perceber que os prazos para marcação de viagens variam de acordo com a própria natureza ou tipologia da viagem. E se não é boa ideia esperar até à última hora para marcar o seu voo (nunca!), isso não significa que deva marcar com demasiada antecedência. Nem oito, nem 80.

O artigo continua após o anúncio

Também não quer dizer que o prazo dos 47 dias seja o prazo ideal para marcar toda e qualquer viagem. Por exemplo, se vai marcar uma viagem para outro continente, o melhor mesmo é marcar com a devida antecedência, visto que terá que ultrapassar algumas questões burocráticas.

Em suma, marcar o voo 47 dias antes da viagem pode, em certos casos, ajudá-lo a poupar no bilhete de avião, mas é importante perceber que cada viagem é uma viagem e que há casos em que é preferível marcar antes. Ainda assim, a regra de ouro passa por pesquisar sempre as melhores tarifas.

Veja também: