Catarine Martins
Catarine Martins
08 Jan, 2021 - 12:52

Como usar chapéus no inverno: 6 boas dicas e inspirações

Catarine Martins

Reunimos as melhores dicas e inspirações para usar chapéus no inverno, para que ande quentinha e cheia de estilo até à primavera. Confira.

Dicas sobre como usar chapéu

São muitas as mulheres que adoram ver chapéus no inverno, mas têm algum receio de os usar e chamar muito a atenção. Se é o seu caso, este artigo é para si.

Os chapéus são um acessório marcante, funcionando muito bem para acrescentar informação de moda ao look. Isto, claro, para além de terem a óbvia utilidade de proteger a cabeça e as orelhas do frio.

Mas isso não significa que as mais discretas e minimalistas não possam usá-los. Bem pelo contrário. É possível criar looks casuais, quentinhos e confortáveis com chapéu.

Assim, veja abaixo as nossas dicas e sugestões para usar chapéu na estação fria, e arrase.

Como usar chapéus no inverno: 6 truques

Jovem mulher com chapéu

6 dicas para usar chapéus na estação fria

  • Se não está muito habituada a usar chapéus, a nossa sugestão é que opte por cores neutras como o bege ou o preto. Isto porque sentir-se-á muito mais segura, numa primeira fase, do que se começar por usar um chapéu de uma cor chamativa como vermelho, por exemplo;
  • Encare-o como um acessório que a protege do frio. É que, para além de conferir estilo aos coordenados, os chapéus servem, maioritariamente, para nos aconchegar contra o frio na cabeça e orelhas;
  • Se for baixa opte sempre por chapéus com abas mais curtas, uma vez que os chapéus de aba larga criam uma ilusão de que estão a “engoli-la” e fá-la-ão parecer ainda mais baixa;
  • Caso queira dar uma oportunidade aos chapéus, mas ainda sente algum receio de chamar muito a atenção, comece por usá-los em passeios com as amigas ou com o namorado. Estar rodeada de pessoas que gostam de nós e com as quais nos sentimos bem, quando experimentamos algo novo relacionado com estilo, ajuda-nos a sentirmo-nos ainda mais confiantes;
  • Compre apenas chapéus com os quais se sinta bem e confortável. Por mais que leve uma amiga às compras e ela adore vê-la com determinado chapéu, se não se sentir bem com ele vai acabar por deixá-lo encostado no armário.
  • Quando usar chapéu, é importante que o tire por alguns minutos ao longo do dia, de forma a que o cabelo não fique achatado e com o temido “efeito capacete“.

Anotadas as dicas, partilhamos abaixo 5 inspirações de looks com chapéus que, além de muito fáceis de recriar, resultam num visual cuidado e pouco exuberante.

Confira.

Mulher com acessórios para os dias mais frios
Veja também 5 imprescindíveis acessórios para os dias mais frios

5 looks como usar chapéus para se inspirar e recriar sem medo

1

Chapéu preto e sobretudo cinzento

Para aqueles dias em que o frio está de rachar, nada melhor do que complementar um look básico com um chapéu preto.

Neste caso, o amarelo da camisola funcionou para dar alguma cor ao coordenado, mas se for mais monocromática pode optar, por exemplo, por uma camisola preta.

O resultado é um look cheio de estilo, mas pouco chamativo.

2

Look total branco com chapéu da mesma cor

Bem sabemos que este não é um coordenado para todas, mas se gosta de usar branco na estação fria, combine o seu look com um chapéu da mesma cor. O resultado é bonito, confortável e sofisticado.

Perfeito para usar em dias de mutio frio.

3

Chapéu preto com vestido de malha

Este é um coordenado super básico, mas que ganha uma nova vida com o chapéu. Ou seja, é a prova de que os chapéus são óptimos aliados para dar informação de moda aos looks mais básicos.

Pode usá-lo tanto para um domingo de passeio, como para dar uma volta pela cidade, depois de um dia de trabalho em casa.

4

Look total preto

Se é dona de um estilo prático e minimalista, nada melhor do que optar por um coordenado monocromático preto, com um chapéu da mesma cor.

Para além de permanecer quentinha durante todo o dia (como sabe, as cores escuras ajudam a reter o calor), vai sentir-se absolutamente fabulosa.

Uma sugestão incrível e à prova de frio, que pode usar tanto para ir trabalhar, como para dar um passeio pela cidade.

5

Com vestido comprido

Naqueles dias de frio em que acorda sem ideias, nada melhor do que combinar um vestido de lã comprido com um sobretudo de lã.

Depois é só rematar com um chapéu e uns ténis, e estará pronta tanto para ir trabalhar, como para um almoço com as amigas.

Nunca foi tão fácil usar chapéus no inverno, certo? Inspire-se nas nossas sugestões, e crie looks ainda mais incríveis e quentinhos, na estação fria.

Veja também