ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Jun, 2021 - 11:20

Comprar móveis usados: descubra as vantagens e desvantagens

Catarina Milheiro

Comprar móveis usados: sim ou não? Este é um dilema para muita gente, mas nós vamos ajudá-lo a decidir apontando vantagens e desvantagens.

Comprar móveis usados: descubra as vantagens e desvantagens

Provavelmente já se questionou sobre qual a melhor opção: comprar móveis usados e reciclá-los e reaproveitá-los da melhor maneira, ou comprar um móvel novo numa loja mais acessível.

A verdade é que existem pontos positivos e negativos em cada uma destas opções. Fique connosco e saiba tudo sobre este assunto para que consiga tomar uma decisão devidamente ponderada e informada.

Comprar móveis usados ou não: o que deve saber

Vai mudar de casa e a ideia de comprar móveis usados parece-lhe ser uma solução? É importante que esteja a par de todas as vantagens e desvantagens deste tipo de compra para que saiba sempre com o que pode contar.

Para quem gosta de decoração, este é muito provavelmente um hábito que já adquiriu – a transformação de móveis antigos e objetos com um toque personalizado. Mas será que é a melhor opção para si?

comprar móveis usados

5 vantagens de comprar móveis usados

1

Preço

Todos sabemos que comprar móveis usados fica mais em conta. Até porque a maior parte dos móveis que são colocados à venda em lojas de segunda mão são móveis mais antigos e, por isso, de maior qualidade. Falamos de móveis de madeira maciça e não de MDF ou contraplacado.

2

Sustentabilidade

Ao adquirir um móvel usado, está automaticamente a contribuir para um reaproveitamento de algo que já foi utilizado para os mais diversos fins e a contribuir assim para uma sociedade mais responsável e sustentável. Esta questão pode ser um fator crucial para muitas pessoas quando o assunto é adquirir um móvel para casa ou para o trabalho.

3

Durabilidade

Sendo estes móveis de materiais de maior qualidade o seu tempo de vida vai ser, necessariamente, mais longo também. Estes são aqueles tipos de móveis que “duram uma vida”. Pode sempre comprar uma cómoda que até nem é bem a cor que queria, mas com umas técnicas de pintura e bricolage consegue obter o seu móvel de sonho e de grande qualidade.

4

Possibilidade de restauro

É verdade! Para muitos, este é o motivo principal que os leva a comprar móveis usados. Já pensou que ao adquirir um móvel usado a um preço mais reduzido, poderá transformá-lo por completo?

O restauro de móveis usados é já um passatempo para muitos que gostam de decoração e para outros, até mesmo um trabalho a tempo inteiro. Pode lixar, envernizar, pintar com a cor que preferir e ainda personalizar com alguns detalhes (como por exemplo os puxadores).

5

Diferenciação

Outra das vantagens ao comprar móveis usados é o facto de não estar a comprar mobília feita em série. À partida, a peça que comprar vai ser uma peça única, ou quase. Se é daquelas pessoas que gosta de ter coisas diferentes em casa, esta possibilidade pode ser uma grande vantagem para si.

4 desvantagens de comprar móveis usados

1

Inexistência de garantia

Uma vez que estamos a falar de móveis usados, estes poderão não ter a garantia de um artigo novo, pois essa garantia já poderá ter passado há muito tempo. Assim, é importante que analise pormenorizadamente a peça que pretende adquirir para que não surjam problemas.

2

Poderá ser um “tiro no escuro”

A verdade é que, por mais que examine os móveis que pretende, pode haver sempre o risco de estarem danificados por dentro (por exemplo: madeira com grande desgaste ou com alguma praga). O nosso conselho é que examine ao pormenor antes de comprar.

Lembre-se que a peça pode parecer sempre bem por fora – abra as gavetas, toque no material e se possível observe a parte de baixo do móvel também.

3

Impossibilidade de troca

Enquanto no caso dos artigos novos, desde que ainda na embalagem e no tempo legal para o efeito, pode trocar, neste caso é muito raro a loja que aceite trocas e devoluções. Compre apenas quando tiver mesmo a certeza que é isso que quer.

4

Poderá ser mais dispendioso caso não saiba como fazer o restauro

Esta é também uma das grandes desvantagens de comprar móveis usados. Se a peça precisar de ser restaurada e não souber como fazê-lo adequadamente, irá gastar muito mais dinheiro para que seja feito o seu restauro, ou por um profissional ou então nos materiais que irá utilizar vezes sem conta.

Se nunca restaurou um móvel, informe-se primeiro sobre os materiais e tipos de recursos e técnicas que podem ser utilizados ao longo do processo. Uma boa dica é ver alguns tutoriais na internet, por exemplo.

Onde comprar móveis usados

Agora que já sabe quais são as vantagens e desvantagens de comprar móveis usados, é importante que conheça alguns locais onde os poderá adquirir:

OLX

Esta plataforma online dispõe de diversos anúncios das mais várias coisas – desde mobiliário, objetos para casa, carros, jogos e muito mais. Trata-se de uma boa plataforma para adquirir o seu móvel usado. Mas lembre-se sempre de verificar bem as imagens e de contactar o vendedor para colocar todas as suas questões. E nunca faça qualquer tipo de transação que não seja segura.

CustoJusto

O modo de funcionamento da Custo Justo é exatamente igual ao do OLX. Aqui basta pesquisar pelo tipo de móvel que procura e encontrará inúmeros resultados para a sua pesquisa. Compare os preços e tome a sua decisão.

Facebook Marketplace

No Facebook Marketplace é possível anunciar e comprar artigos – dê uma vista de olhos e confira por si próprio a oferta existente.

Cash Converters

Existem 5 lojas em Lisboa e 1 no Porto. Além disso, pode ainda visualizar todos os produtos existentes através do website. Faça a sua pesquisa e compare os melhores preços.

Lojas de móveis usados

Existem várias lojas de móveis usados espalhadas um pouco por todo o país. Basta que procure no google qual a loja mais perto de si e verá que encontrará peças únicas a preços reduzidos.

Veja também