Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Jun, 2018 - 15:21

Comprar móveis usados: descubra as vantagens e desvantagens

Helena Peixoto

Comprar móveis usados: sim ou não? Este é um dilema para muita gente, mas nós vamos ajudá-lo a decidir apontando vantagens e desvantagens.

Comprar móveis usados: descubra as vantagens e desvantagens

Comprar um móvel novo de uma loja mais acessível ou comprar móveis usados e reciclá-los, ou reaproveitá-los da melhor maneira? A verdade é que há pontos positivos e negativos em cada uma das opções. Neste artigo vamos pôr o preto no branco para que tome uma decisão ponderada e informada.

Tudo o que precisa saber para decidir se deve comprar móveis usados

Vantagens de comprar móveis usados

Conheça os principais pontos positivos de comprar móveis usados:

Preço

Todos sabemos que comprar móveis usados fica mais em conta. Até porque a maior parte dos móveis que são colocados à venda em lojas de segunda mão são móveis mais antigos e, por isso, de maior qualidade. Falamos de móveis de madeira maciça e não de MDF ou contraplacado.

Durabilidade

Sendo estes móveis de materiais de maior qualidade o seu tempo de vida vai ser, necessariamente, mais longo também. Estes são aqueles tipos de móveis que ‘duram uma vida’. Pode sempre comprar uma cómoda que até nem é bem a cor que queria, mas com umas técnicas de pintura e bricolage consegue obter o seu móvel de sonho e de grande qualidade.

Diferenciação

Outra das vantagens ao comprar móveis usados é o facto de não estar a comprar mobília feita em ‘série’. À partida, a peça que comprar vai ser uma peça única, ou quase. Se é daquelas pessoas que gosta de ter coisas diferentes em casa, esta possibilidade pode ser uma grande vantagem para si.

Desvantagem de comprar móveis usados

Como em todas as situações, também existem algumas desvantagens associadas ao ato de comprar móveis usados:

‘Tiro no escuro’

A verdade é que, por mais que ‘examine’ os móveis que pretende, pode haver sempre o risco de estarem danificados por dentro (ex: madeira com grande desgaste ou com alguma praga). O nosso conselho é que examine ao pormenor antes de comprar.

‘Inexistência de garantia’

Uma vez que estamos a falar de móveis usados, eles não vão ter a garantia de ‘x’ anos, pois essa garantia já poderá ter passado há muito tempo. Novamente, a questão da análise pormenorizada à peça que pretende é muito importante.

Impossibilidade de troca

Enquanto que no caso dos artigos novos, desde que ainda na embalagem e no tempo legal para o efeito, pode trocar, neste caso é muito raro a loja que aceite trocas e devoluções. Compre apenas quando tiver mesmo a certeza que é isso que quer.

Agora que já conhece todos os prós e contras de comprar móveis usados, coloque os argumentos na balança e decida.

Veja também