ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
David Afonso
David Afonso
16 Jun, 2021 - 10:26

Conduzir em tronco nu dá multa? Conheça a resposta

David Afonso

Será este apenas mais um mito urbano? Saiba o que diz a lei portuguesa a respeito de conduzir em tronco nu.

Conduzir em tronco nu

Afinal, conduzir em tronco nu dá multa ou não? Esta questão tem sido alimentada ao longo dos anos e para muitos condutores parece uma certeza.

Contudo, não passa de um dos muitos mitos urbanos que existem relativos à condução, tal como conduzir de chinelos.

Conduzir em tronco nu é permitido

Com o calor instalado e a época balnear aberta, são muitos os condutores que quando vão ou vêm da praia conduzem em tronco nu, com chinelos ou até mesmo descalços.

Pela temperatura, pelo facto de se sentirem mais confortáveis, a verdade é que são hábitos bastante comuns nesta estação do ano, e todos eles são permitidos por lei na constituição portuguesa, não passando apenas de mitos automóveis.

No que diz respeito à condução em tronco, nada há de ilegal, pelo que não poderá receber uma contraordenação de trânsito.

Isto porque no Código da Estrada não existe nenhuma norma sobre os tipos de vestuário ou calçado que devem, ou têm de, ser usados quando se está a conduzir.

O que existe sim é uma diretriz transversal presente no Código da Estrada e que faz a apologia de uma conduta mais defensiva e segura ao volante. No caso, e como se pode ler no Artigo 11.º,

os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.

Contudo, deve ser feita a ressalva que, o artigo referido acima aplica-se a várias atividades, que muitas vezes são feitas enquanto se conduz.

São atos que podem prejudicar o exercício da condução como, por exemplo, maquilhar-se no carro, ou mexer no telemóvel, até no “para-arranca”, e que são punidos com coimas entre os €30 e os €600.

Mas é seguro conduzir sem camisola?

Na prática, essa decisão parte de cada condutor. Mas, não podemos deixar de relembrar que em caso de acidente, ao conduzir em tronco nu e com o cinto de segurança, este poderá causar mais facilmente lesões do que se o condutor tiver uma camisola vestida.

Quer isto dizer que, a maior segurança é mesmo a prevenção, por isso, conduzir de chinelos ou em tronco nu, será sempre uma decisão sua.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].