Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
19 Mai, 2018 - 10:00

7 conselhos de mãe que ajudam muito na gestão da sua carreira

Catarina Reis

Não há conselhos como os conselhos de mãe. E a verdade é que as suas sábias palavras podem ser-lhe muito úteis na carreira.

7 conselhos de mãe que ajudam muito na gestão da sua carreira

Parte da razão pela qual os conselhos de mãe são tão valiosos é o facto de as mães quererem, sempre, o bem dos filhos. Dito isto, é também verdade que nem sempre aplicamos as sugestões que nos dão as nossas mães quando o assunto é a nossa vida profissional. Certo? Mas, pode ser bom fazê-lo. Descubra porquê.

7 conselhos de mãe que fazem analisar a sua vida profissional

Aqui ficam 7 sugestões que só uma mãe poderia dar.

conselhos de mae

1. Ponha-se em primeiro lugar

Este é um dos conselhos de mãe válidos para as mais variadas situações. No âmbito profissional, é especialmente útil, porque ao colocar-se em primeiro lugar vai dar prioridade àquilo que mais valoriza, ao exercício dos seus talentos, e, mesmo que a curto prazo possa ferir suscetibilidades, a médio-longo prazo esta difícil opção irá encaminhá-lo para o contexto profissional mais interessante para si. Em todos os aspetos!

2. A educação é tudo na vida

Ouvimos estas palavras repetidamente quando não sentimos vontade de estudar para os testes e manifestamos abertamente que o que mais queríamos era ter tempo livre. Mas a verdade é que a Educação é mesmo a chave para o sucesso pessoal e profissional. Educar-se, aprender continuamente, abre portas à verdadeira liberdade: a liberdade de escolha.

3. Promova-se, sem medo

Talvez tenha tido uma experiência negativa na área de promoção ou vendas, mas isso não significa que não deva promover o seu perfil e a sua “marca pessoal” no mercado de trabalho. Reconheça que algures no meio empresarial, ou no Mundo, alguém precisa dos seus serviços, e não conseguirá encontrá-los se não se promover devidamente.

4. Não revele o seu “número”

Um dos conselhos de mãe que deve transportar para todos os momentos de negociação da sua carreira é este. Seja na negociação de uma promoção ou na procura de um novo emprego, não seja o primeiro a revelar qual o salário que pretende receber. Passe a bola para o seu interlocutor e mantenha-se firme. Vai ver que se o fizer, adquire vantagem negocial.

5. Foque-se no momento presente

O multitasking foi popular até se perceber que só é vantajoso na realização de tarefas extremamente simples. Todas as atividades que requerem que ponha o seu cérebro a pensar, que exigem o seu envolvimento emocional e/ou a tomada de decisões complexas, devem ser realizadas uma a uma. Por isso, siga os conselhos de mãe: desligue o telemóvel, elimine as notificações das redes sociais, apague a televisão e concentre-se no momento presente. Os resultados vão falar por si.

6. Seja íntegro

Temos a certeza de que uma das maiores ambições de todas as mães é a de que os seus filhos sejam, mais do que bons profissionais, excelentes pessoas. Educação, integridade e honestidade são valores que deve exercer continuamente ao longo da sua carreira. De outra forma, não é possível construir uma carreira sólida.

7. Se trabalhar é um sacrifício, mude de trabalho

Se ir trabalhar todos os dias é um sacrifício para si, talvez esteja na hora de mudar de trabalho. Se não quer abdicar da sua segurança, comece já a procurar novas oportunidades enquanto se mantém vinculado ao seu atual emprego. Lembre-se: “é apenas um trabalho”.

Veja também: