Teresa Campos
Teresa Campos
28 Out, 2021 - 09:42

Consultas de cessação tabágica: para que servem e onde fazer?

Teresa Campos

É fumador? Já ouviu falar nas consultas de cessação tabágica? Se não, continue a ler e talvez encontre a solução para deixar de fumar muito em breve.

consultas de cessação tabágica

Não será novidade para ninguém que fumar afeta negativamente o organismo do fumador, bem como das pessoas à sua volta. Portanto, deixar de fumar, seja em que momento da vida for, é sempre uma boa opção que vai trazer benefícios para a saúde do fumador e de quem priva com ele.

Naturalmente que deixar de fumar pode não ser um passo fácil de dar e, por isso, existem as consultas de cessação tabágica. Perceba em que consistem estas consultas e por que deve mesmo de deixar de fumar o quanto antes.

Consultas de cessação tabágica: um meio para deixar de fumar mais facilmente

São vários os benefícios que podemos elencar a favor da cessação tabágica. Entre eles, contam-se:

Como conseguir parar de deixar de fumar?

Esta é a questão que muitos fumadores colocam. Se, por um lado, de um modo geral, todos os indivíduos são capazes de perceber que a cessação tabágica é a melhor escolha; por outro lado, os sintomas associados a esta dependência não tornam fácil para muitos dar este passo de deixar de fumar.

Normalmente, a ausência do tabaco vai causar sintomas de abstinência com que a pessoa terá de lidar, já para não dizer que o tabaco está por “todo o lado”, uma vez que em diversos contextos do quotidiano contatará com fumadores.

A ausência de tabaco, mais concretamente de uma substância, a nicotina, pode originar sintomas de abstinência difíceis de tolerar, tais como:

  • Tristeza;
  • Insónia;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade em concentrar-se;
  • Inquietação;
  • Nervosismo;
  • Diminuição da frequência cardíaca;
  • Aumento do apetite;
  • Vontade de fumar.
Dicas para deixar de fumar
Veja também 10 dicas para deixar de fumar de uma vez por todas

Quais os apoios que existem?

Além de haver fármacos específicos que podem ser tomados para ajudar neste processo de deixar de fumar, as consultas de cessação tabágica são outra opção a considerar, se está a tentar deixar de fumar.

Estas consultas são conduzidas por profissionais especializados em cessação tabágica e são especialmente pensadas para indivíduos com muitos sintomas de abstinência tabágica, que fumaram durante muitos anos e/ou que já tentaram várias vezes deixar de fumar, ainda que sem sucesso.

Para isso, estas consultas recorrem a várias técnicas de intervenção, como aconselhamento e apoio comportamental e psicológico, tratamento farmacológico e plano personalizado de acompanhamento.

Para tal, é feita a caraterização da história tabágica do indivíduo, através da realização de vários tipos de testes.

deixar de fumar

Onde é possível realizar estas consultas de cessação tabágica?

Além das unidades de saúde privadas e de outras entidades, como a Liga Portuguesa Contra o Cancro que possuem consultas deste tipo, as Administrações Regionais de Saúde também disponibilizam este género de consultas, de norte a sul do país.

Consulte os links abaixo e confira qual a consulta disponível mais perto de si:

Veja também