Sabia que pode aceder a uma plataforma online e tirar um curso ou especialização ministrada por algumas das melhores universidades a nível mundial? A plataforma Coursera, fundada em 2012 por professores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, reúne, até agora, mais de 2000 cursos online e especializações em áreas como engenharia e medicina, passando ainda por matemática, negócios, marketing digital e ciências sociais.
A Coursera reúne cursos e especializações ministrados por universidades e institutos de todo o mundo – começando pela sua escola de origem, a Universidade de Stanford, e passando já por Yale, pela Universidade de Londres e de São Paulo, entre outras. A gigante do ensino online conta com cerca de 149 entidades parceiras, num total de 29 países, entre instituições e governos.
A plataforma garante, desde o início, instrutores qualificados para os vários cursos propostos e certificados de conclusão e mérito nos mesmos. O método de trabalho é completamente online e as aulas são dadas através de vídeos, trabalhos, projetos e relatórios, sempre acompanhados pelo instrutor e pelos próprios colegas. A discussão entre a comunidade educativa é incentivada.
Coursera: cursos e o seu modo de funcionamento
A oferta formativa da plataforma divide-se em cursos, especializações e cursos com grau. Vamos focar-nos, sobretudo, nos cursos e especializações – isso porque reúnem uma oferta mais alargada.
Todos os cursos propostos têm uma duração entre 4 a 6 semanas e os preços variam de acordo com a formação ou especialização pretendida. Podem começar nos 29 dólares (cerca de 23 euros) e ir até aos 99 dólares (cerca de 80 euros ). Nas especializações, o intervalo de preços é mais reduzido. O objetivo é manter o rigor académico de uma forma mais acessível.
Os cursos existem em várias línguas, sendo uma delas o português do Brasil. A adesão na plataforma é gratuita e feita em dois registos: a nível individual ou em nome da sua empresa/associação. Depois disso, pode pesquisar cursos divididos pelas mais diversas áreas e matricular-se no(s) pretendido(s).
Ao selecionar o curso tem acesso a algumas informações: quem é o instrutor, em que língua é lecionado e em que idiomas estão disponíveis as legendas para os vídeos, o nível de dificuldade e a carga horária. Ao matricular-se, tem direito a 7 dias gratuitos, sendo que, depois, cada curso apresenta a sua propina.
Pode, também, explorar as possibilidades que o Coursera oferece de tirar um mestrado ou um MBA.
Sugestões de cursos Coursera
Por que não tirar partido da oferta formativa desta plataforma e melhorar o seu currículo? Deixamos-lhe alguma sugestões:
- Marketing in a Digital World (desenvolvido pela Universidade do Illinois, EUA);
- Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores (desenvolvido pela Universidade de São Paulo, Brasil);
- Capitalismo Consciente (desenvolvido pelo Insper, Brasil);
- Introduction to Logic (desenvolvido pela Universidade de Stanford, EUA);
- Chineses for Beginners (desenvolvido pela Universidade de Pequim, China);
- Strategic Management (desenvolvido pela Business School de Copenhaga, Dinamarca);
- Autism Spectrum Disorder (desenvolvido pela Universidade da Califórnia, Davis, EUA).
Do que está à espera para ir conhecer a Coursera e turbinar o seu currículo?
Veja também: