Luana Freire
Luana Freire
02 Abr, 2019 - 12:01
Como criar uma sala de estar no jardim (e boas razões para o fazer)

Como criar uma sala de estar no jardim (e boas razões para o fazer)

Luana Freire

Dias de sol pedem mesmo por uma sala de estar no jardim. Para relaxar, para sentir-se de férias em casa, para estar nas nuvens quando quiser.

O artigo continua após o anúncio

Tem um jardim que pouco usa? Gostaria de criar um espaço de charme ou, simplesmente, de ter um cantinho em casa onde pudesse receber os amigos, apanhar sol e relaxar? Então chegou ao sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode, com passos simples, ter uma sala de estar no jardim e aproveitar ao máximo todo o espaço exterior que tem aí em casa.

Viva mais (e melhor) os dias e noites quentes de primavera e verão. Descubra connosco o que ter em conta para criar a sua sala de estar no jardim.

3 bons motivos para querer ter uma sala de estar no jardim

1. Para ter um sofá com vista para as estrelas!

sofá no jardim

Para uma sala de estar, qual será o elemento principal? O sofá, claro! Mergulhe num sofá com vista privativa para o céu estrelado, afogue o cansaço do dia no trabalho e desligue-se de tudo.

2. Para receber os amigos em grande estilo

Terraços em madeira: construa um local para viver momentos especiais

Já que a ideia é ter uma sala de estar no jardim, é obrigatório criar um bom ambiente, com uma boa iluminação, uma mesa, um sofá e umas almofadas e mantas. Pode pensar, por exemplo, em ter um deck e uma parede ripada, para tornar o cenário ainda mais encantador e sofisticado.

Goze deste espaço em grande estilo durante os meses mais amenos do ano e garanta que os amigos não vão esquecer dos momentos bem passados.

3. Para sentir-se de férias em casa

Ter uma sala de estar no jardim tem uma finalidade: usufruir de bem estar. Abuse do verde das plantas e aposte em criar uma área social com cadeiras, mesas de apoio, espreguiçadeiras e decoração planeada. Sente-se confortavelmente e desfrute dos dias de folga. Relaxe e tenha a sensação de estar de férias quantas vezes quiser no ano!

Sala de estar no jardim: como criar um espaço atraente e funcional

Para criar a sua sala de estar no jardim e aproveitar da melhor forma os dias solarengos de primavera e verão, tenha em conta os seguintes elementos:

1. Privacidade

O jardim, para poder ser usufruído com qualidade, precisa de garantir alguma privacidade. Para isso, não abra mão de ter vedações ou separadores que assegurem algum isolamento em relação ao exterior. Pode ainda optar por fazê-lo recorrendo a 8 plantas que garantem privacidade em casa (e também no jardim).

O artigo continua após o anúncio

2. Conforto

Para ter maior conforto no exterior, deve assegurar algum tipo de proteção da exposição solar. Escolha, por exemplo, um bom guarda-sol, que se enquadre na decoração do seu jardim. Pode até conjugá-lo com as almofadas, toalhas e guardanapos que vai usar lá fora.

Essa proteção também pode ser conseguida através de uma pérgola, que abrange uma área maior, garante mais sombra e acrescenta um pouco de charme ao seu espaço.

Sala de estar no jardim

3. Mobiliário

Se pretende apenas passar algum tempo ao sol no jardim, umas espreguiçadeiras podem ser o suficiente. Mas, se o objetivo é ter nesse espaço a desculpa perfeita para fazer refeições leves, ler um livro, ver TV, ou até jogar uns jogos de tabuleiro em família, é importante que o mobiliário seja adequado. Escolha sempre materiais que sejam mais resistentes e adequados ao exterior, incluindo o material das almofadas, caso contrário terá de se lembrar de as guardar regularmente no interior da casa. Pergunte na loja quais aqueles que mais se adequam.

4. Equipamento

Se não consegue dispensar a tecnologia nem mesmo durante as noites quentes e agradáveis de verão, nada o impede de ter um computador ou uma televisão no jardim. Pode usar este espaço exterior para ver filmes ou as suas séries favoritas, mas é fundamental que faça a instalação dos equipamentos de modo a estarem o mais protegidos possível.

Como as televisões próprias para o exterior são bastante caras, pode optar por colocar uma televisão normal, desde que a proteja convenientemente da humidade e de altas temperaturas. As soluções mais comuns passam pela construção de um armário onde a TV possa ficar fechada quando não está a ser utilizada e o recurso a ventoinhas que garantam uma refrigeração extra do aparelho. De sublinhar que, mesmo com estes cuidados, a vida da sua televisão poderá ser mais curta.

Os projetores são uma excelente alternativa às televisões, uma vez que basta ter uma parede branca (pode ser o muro do jardim) para exibir os conteúdos que estariam a dar na TV. Quando não estão a ser usados, podem ser facilmente guardados.

Depois de ler este artigo, quem não se sente tentado a ter uma sala de estar no jardim? A vida é uma só, por isso aproveite e realize os sonhos.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio