ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
31 Jul, 2022 - 19:02

7 cuidados a ter com as crianças no verão

Catarina Milheiro

O sol e as aventuras trazem uma lista de perigos inerentes à estação da liberdade. Conheça os cuidados a ter com as crianças no verão.

Com as temperaturas altas a aproximarem-se, chegam também os momentos mais divertidos e diferentes para disfrutar com a família e amigos. Trata-se da época em que as crianças vão finalmente viajar, brincar muito, passear e até fazer praia e piqueniques – e ainda bem, é ótimo! Mas há alguns cuidados a ter com as crianças no verão que não pode descuidar, afinal, o sol, calor, as atividades e os passeios exigem muita atenção por parte dos pais e educadores.

Para conseguir aproveitar esta estação da melhor forma possível, é necessário que haja segurança. Fique connosco e saiba que tipo de cuidados não podem faltar.

7 cuidados a ter com as crianças no verão: segurança acima de tudo

A época do ano mais apreciada pelos pequenotes chegou, e com ela os cuidados a ter com as crianças no verão também. É tempo de praia, férias, jogos em família, atividades com amigos e de festas.

Por isso mesmo, é extremamente importante aproveitar cada momento com os mais pequenos de forma o mais tranquila e segura possível.

E como sabemos, as altas temperaturas e o sol são autênticos convites para realizar atividades externas. São inúmeras as opções e em todas elas é crucial haver a monitorização de um adulto para não haver acidentes. Atente nos cuidados a ter e prepare-se para um verão único.

1.

Hidratação

Sabemos que nem sempre é fácil convencer as crianças a beber água ou a ingerirem alimentos ricos em água. No entanto, é essencial observar a hidratação constante dos mais pequenos durante a época mais quente do ano.

A recomendação passa por relembrá-los da importância de beber água e, no caso de não terem muita sede podem sempre optar por outros meios. A ingestão de frutas, como a melancia (por exemplo), é uma excelente opção para a maioria das crianças.

Outra coisa que pode fazer, é colocar sempre uma garrafa de água térmica na mochila delas para que possam ir bebendo à medida que tenham sede. E não se esqueça: insista nesta questão, principalmente se estiver em locais com muito calor onde a desidratação é mais favorável.

2.

Não descuidar da alimentação

Um dos cuidados a ter com as crianças no verão é a alimentação. Nem sempre é fácil manter uma rotina alimentar durante as férias, principalmente se for de viagem ou a festas com os mais pequenos.

É perfeitamente normal que, em alguns momentos, a alimentação saia um pouco da rotina e que acabem por comer alguns fritos e doces a mais. Contudo, é importante perceber quando parar para equilibrar este tipo de desvios.

Para além da hidratação constante, uma alimentação um pouco mais leve é o ideal. Ou seja, incluindo mais produtos naturais e menos gordura.

Uma boa dica é pensar em refeições fáceis e saudáveis que possa levar para a praia, um piquenique ou até para um passeio. Evite os bolos embalados e comidas demasiado processadas.

Veja também Saiba o que comer na praia com as crianças (e que seja bom e saudável)
3.

Nunca deixe as crianças sozinhas

Este cuidado parece um pouco óbvio. Mas nunca é demais relembrar que deixar as crianças sozinhas em algum momento pode significar um perigo autêntico em vários aspetos.

Por isso, esteja sempre atento – principalmente quando estão na piscina ou na praia e mesmo que até saibam nadar. Lembre-se que o fator de risco existe e está sempre lá.

Além disto, com as grandes afluências de pessoas as crianças podem perder-se rapidamente.

4.

Redobre o cuidado com o sol

O ideal será colocar um boné na cabeça das crianças, especialmente quando estão ao sol por um longo período de tempo. No entanto, nem sempre é fácil fazer com que o usem.

Para evitar queimaduras solares ou outros problemas relacionados com o sol, o mais indicado é colocar protetor todos os dias antes de sair de casa. Desta forma as crianças já vão um pouco mais protegidas para a rua.

Se for até à praia, piscina ou dar um passeio então recomenda-se que leve um guarda-sol, bem como boné e protetor SPF 50+ para ir colocando ao longo do dia.

É importante ainda referir que nas horas de mais calor, não é aconselhável permanecer com as crianças ao sol. Pode sempre optar por fazer uma pausa na praia e retomar por volta das 16 horas, por exemplo.

5.

Tenha à mão um kit de primeiros socorros

Um dos cuidados mais importantes a ter com as crianças no verão é este: preparar um kit de primeiros socorros para ter em casa, no carro e na mochila até.

Na verdade, não importa para onde vai. Afinal, os acidentes podem acontecer em qualquer lado. Por isso mesmo, junte numa bolsa alguns pensos rápidos, tesoura, ligaduras, betadine, soro fisiológico, água oxigenada e adesivo.

6.

Afaste os objetos perigosos do campo de observação da criança

Se vai de férias é importante que à chegada no local, verifique se há objetos perigosos ao alcance das crianças. No caso de haver, retire-os e coloque-os num sítio onde não consigam chegar.

Falamos, por exemplo, de isqueiros, medicamentos, jarras, objetos pontiagudos ou fósforos. Além disto, se as crianças ainda forem pequenas leve consigo protetores para as tomadas visíveis.

7.

Combine sempre um ponto de encontro

Não importa se vai à praia, ao supermercado, ao shopping ou a outro local onde existam dezenas de pessoas. Nesta época é normal haver muitos turistas e muitas pessoas de férias a aproveitarem o verão.

E num piscar de olhos a criança pode perder-se da família. Se isso acontecer e se combinar sempre um ponto de encontro, os mais pequenos vão saber o que fazer se ficarem perdidos e você também.

Além disto, colocar uma pulseira com o seu contacto no braço do seu filho pode ajudar bastante neste tipo de situações.

Veja também