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Luana Freire
Luana Freire
11 Jul, 2022 - 12:00

Saiba o que comer na praia com as crianças (e que seja bom e saudável)

Luana Freire

Com a chegada do verão e do calor, é importante saber o que comer na praia com as crianças para dias sempre nutridos e hidratados.

Se tem filhos, sobrinhos, netos, afilhados e filhos de amigos, e pensa aproveitar com eles o melhor que o verão tem para oferecer, então tome nota de tudo o que comer na praia com as crianças– e que sejam ideias saborosas, nutritivas e saudáveis.

A lista que deixamos de seguida reúnem conselhos úteis que têm em vista o conforto e a segurança dos mais novos durante os dias de calor na praia, para que também eles possam usufruir ao máximo do tempo de sol, sem desconfortos.

Hidratação, nutrição e praticidade são as palavras de ordem, portanto saiba o que não pode faltar na sua lancheira de praia.

Dizemos-lhe o que comer na praia com as crianças

Temos 9 sugestões de variados petiscos, nutritivos e hidratantes

1.

Água

Aquele básico, essencial e obrigatório, que nunca pode faltar na lancheira da praia – ou de qualquer passeio com os mais novos no verão.

Não há mesmo nada melhor para manter as crianças hidratadas e saudáveis durante o tempo mais quente. Ofereça com frequência, mesmo que elas não peçam – e, se preciso, insista.

2.

Sumos e frutas

Aproveite as frutas da época, assim como aquelas que contêm nutrientes protetores da pele – como melancia, papaia, melão, morango ou laranja.

Leve a fruta inteira ou já em pedaços, ou faça sumos, sem coar, nem adicionar açúcar. Pode preparar o sumo com antecedência e congelar. As saladas de fruta também são boas opções.

Preparação de sumos detox
3.

Sandes

Prepare, simplesmente, um pão com mel ou azeite e ervas – como orégãos – e consiga um ótimo petisco para os mais novos, agradável e saudável.

Prefira sempre pão integral, gorduras saudáveis e carnes brancas. Evite sandes com requeijão ou maionese, pois são mais difíceis de conservar com o calor.

4.

Bolachas integrais ou caseiras

Se possível, aposte sempre em biscoitos integrais, pois fornecem energia por mais tempo e são mais saudáveis, o que é ótimo para os mais novos. Evite os recheios e, de preferência, leve bolachas caseiras.

Fatia de bolo de laranja caseiro servida num prato
5.

Bolos

Ao contrário do que possa pensar, uma fatia de bolo pode ser um lanche saudável e delicioso para as crianças. Para tal, opte por bolos caseiros de milho ou de cenoura, por exemplo, que fornecem bastante energia e deixam os miúdos super saciados.

Evite as coberturas ou os recheios de creme.

6.

Palitos de vegetais

Os palitos de vegetais são excelentes snacks para a praia, pois são fáceis de preparar, transportar e conservar, para além de serem uma ótima forma de introduzir alimentos nutritivos nos dias de praia.

Aposte em palitos de pepino e de cenoura, e não esqueça de incluir alguns tomates cereja, que são também adorados pelos mais novos. Pode, por exemplo, adicionar azeite e manjericão para temperar, e juntar mozzarella fresca.

7.

Vegetais cozidos

Os vegetais cozidos são bons para a hora do almoço na praia. Prepare saladas com feijão verde, brócolos e cenoura.

8.

Pães, tostas, gressinos

Leve fatias de pão e mini tostas integrais para a hora do snack na praia. Os gressinos costumam ser ótimos também.

9.

Frutos secos e frutas desidratadas

Desde que repare nos ingredientes descritos nas embalagens e que não não sejam consumidos em excesso, os pacotes de compra de frutos secos e frutas desidratadas podem ser boas ideias para levar na lancheira da praia das crianças.

São saciantes, práticos e há uma infinidade de opções para que possa variar, sem cansar os mais novos.

Na verdade, o que comer na praia com as crianças é também aquilo que nós, adultos, deveríamos sempre comer para umas férias equilibradas e com hidratação máxima. Contudo, os mais pequenos merecem uma atenção especial e, por isso, deve mesmo seguir as nossas indicações para uma lancheira bem composta e capaz de lhes dar toda a energia que eles precisam entre mergulhos e castelos de areia.

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