ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Renata Silva
Renata Silva
28 Jul, 2022 - 18:12

6 benefícios da água do mar que vai querer conhecer

Renata Silva

Gosta de ir à praia, mas fica só a apanhar sol? Saiba as vantagens de ir dar um mergulho. Conheça os benefícios da água do mar.

Umas horas de praia podem ter um efeito terapêutico. Para além de estar ao sol e absorver vitamina D, saiba que ir à água dar um mergulho pode também ser vantajoso a vários níveis. Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns exemplos dos benefícios da água do mar para a saúde.

Benefícios da água do mar

1.

Ativa o nosso sistema imunitário e tem um efeito protetor

Investigadores da Universidade de Alicante descobriram que a água do mar ajuda a reforçar o nosso organismo para combater bactérias e vírus. Esta água contém um grande número de minerais com efeitos antioxidantes como são os casos do selénio, do silício e do zinco.

Segundo os especialistas, o sódio presente no mar é fundamental para o funcionamento de todas as células do nosso organismo, incluindo as que estão implicadas na resposta imunológica.

2.

Faz bem à pele

Melhora a barreira dérmica, reforçando a hidratação da pele. Os sais minerais do mar, em conjunto com o sol, também ajudam na regeneração da pele. Doenças como as úlceras na pele, o lúpus, a acne e, sobretudo, a psoríase melhoram consideravelmente com a água do mar.

3.

Ajuda a tonificar os músculos

Certamente já sentiu algumas dores musculares depois de umas braçadas no mar. É que para se mover dentro de água é preciso muito mais esforço, especialmente quando há ondas e é obrigado a manter o equilíbrio naquele vai e vem. Essa força ajuda a tonificar os músculos.

O mar também tem um efeito analgésico no que diz respeito, por exemplo, a pessoas com dores articulares, vertebrais, reumáticas e circulatórias. Está comprovado como um dos benefícios da água do mar o facto de poder abrandar o avanço do reumatismo a longo prazo, sobretudo se for acompanhado, a nível de tratamento, com uma dieta e hábitos de vida saudáveis.

4.

É bom para o metabolismo

A água do mar tem minerais como o iodo. Este mineral estimula a tiroide, uma glândula que regula o metabolismo. Como o corpo tem de ser adaptar à temperatura da água, esta mudança de temperatura ajuda a aumentar o ritmo do metabolismo e tem um efeito muito positivo na circulação sanguínea.

5.

Ajuda a nível respiratório

A água do mar ajuda a descongestionar as narinas, permitindo-nos respirar melhor. O mar é tão importante neste aspeto que a água do mar até existe à venda nas farmácias como auxílio em casos de rinite alérgica ou sinusite, gripes ou constipações.

6.

Ajuda a relaxar

A água do mar pode ajudar a reduzir os níveis de stress, relaxando os músculos e induzindo o sono.

Ir à praia, para além de nos proporcionar descanso, também contribui para melhorar a nossa saúde. Com os benefícios da água do mar, já não há desculpas para não ir a banhos.

Veja também