Ekonomista
Ekonomista
20 Set, 2022 - 23:43

5 cuidados de pele para homem

Ekonomista

Reunimos os melhores cuidados de pele para homem, porque todos merecemos uma pele saudável e bonita. Conheça-os.

Se é verdade que, tendencialmente, as mulheres são mais vaidosas, também o é que, cada vez mais, os homens se começam a preocupar com a aparência. Por isso, fomos em busca dos cuidados de pele para homem que são mesmo imprescindíveis.

É que, sendo a pele o nosso maior órgão, é importante cuidar dela não apenas por uma questão estética, mas acima de tudo por uma questão de saúde. E, agora que todos temos mais tempo em casa, acabaram-se as desculpas para não cuidar de si e ter uma pele sem problemas.

Cuidados de pele para homem

5 que tem que introduzir na rotina

1.

Lavar o rosto duas vezes ao dia

Em comparação com a pele feminina, e em virtude da testosterona (hormona masculina), as glândulas sebáceas nos homens são mais ativas, o que se traduz numa pele tendencialmente mais oleosa.

Consequentemente, a pele masculina tem mais tendência a acne, poros dilatados e à inflamação dos folículos pilosos.

Daí ser tão essencial manter uma rotina de limpeza de pele rigorosa, de forma a evitar problemas cutâneos. Pelo que, é importante que escolha um gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele.

Depois, é só lavar o rosto duas vezes ao dia: assim que acordar e antes de deitar.

2.

Barbear

Para evitar ferir ou irritar a pele, na hora de barbear, é importante que a barba esteja bem húmida. Para além disso, há alguns outros cuidados que deve ter, nomeadamente usar um gel de barbear, preferir uma lâmina bem afiada e usá-la na direção do crescimento do pelo.

Depois de se barbear e lavar o rosto, não o esfregue com a toalha. Dê antes pequenas e suaves pancadinhas, com a toalha, de forma a não agredir (ainda mais) a pele.

3.

Hidratar

Todas as peles precisam de hidratação, independentemente de se tratar de uma pele mais oleosa, normal ou até seca.

Por isso, depois de lavar o rosto e de se barbear, é crucial que aplique um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele. Isto vai ajudar não só a que a pele recupere da agressão que é barbear, como também a deixar a pele nutrida e bonita.

Assim, e tal como acontece com lavar o rosto, é aconselhado que aplique creme hidratante duas vezes ao dia, com a cara limpa.

E, se acha que os hidratantes são muito caros para si, saiba que é possível encontrar cremes para todos os tipos de pele, e para todos os bolsos, nos super e hipermercados.

Aplicar cremes de rosto para homem
Veja também Cremes de rosto para homem: conheça os 5 melhores
4.

Aplicar protetor solar

Os dermatologistas são unânimes em considerar o protetor solar essencial, numa rotina de pele adequada, independentemente do género.

Por isso, e apesar da pele masculina ser mais espessa do que a pele feminina, após hidratar a tez pela manhã, é aconselhado que aplique protetor solar. Todos os dias do ano, não importa se é verão ou inverno.

É que, o protetor solar cria uma barreira que não permite os efeitos nocivos dos raios solares na tez, prevenindo problemas de pele e o envelhecimento precoce.

5.

Não se esqueça do contorno dos olhos

E, para fechas a lista dos passos simples de cuidados de pele para homem, lembremos da região dos olhos – tão sensíveis às marcas do tempo. A pele do contorno ocular é bastante mais sensível do que a restante pele do rosto e, por isso, não é aconselhado que se aplique o mesmo hidratante da face, nesta zona.

Com efeito, há cremes específicos para a zona dos olhos que tratam e cuidam não só da hidratação, como também da prevenção das rugas.

Eleja um de que gosta e inclua a hidratação do contorno ocular, nos seus cuidados de pele diários.

Como vê, todos estes cuidados de pele para homem são muito fáceis de introduzir na rotina do dia a dia. E, acredite, fazem toda a diferença na saúde da sua pele.

Veja também