Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
20 Mar, 2020 - 11:00

8 boas dicas para uma pele sem problemas

Catarine Martins

O maior órgão do corpo humano é o que mais reflete o que se passa na nossa vida. Por isso, reunimos as melhores dicas para uma pele sem problemas.

Mulher com pele sem problemas

Sejam aspetos da saúde física ou mental, escolhas alimentares do dia a dia ou até mesmo stress, a pele sofre. Mas, calma. Há algumas dicas para uma pele sem problemas que pode começar já a colocar em prática.

Assim, quer ter uma pele de sonho mas não sabe, sequer, por onde começar? Bem, é importante que saiba que, para além de ser o nosso maior orgão, a pele reflete tudo o que se passa no nosso corpo.

Todas estas sugestões partem dos conselhos dados por dermatologistas, pelo que vale a pena, ao menos, experimentar. Contudo, se sofre de algum problema de pelepersistente como acne ou psoríase, não deixe de consultar um dermatologista.

pele sem problemas: 8 dicas que vai querer conhecer

Mulher ruiva com pele sem problemas

1. Limpeza diária

Sabia que limpar bem a pele, em profundidade, é um dos segredos das pessoas com a pele mais bonita? Sim, todas as peles precisam de ser limpas e, ao fazê-lo, está a livrar a tez das impurezas acumuladas. Impurezas estas que, se não forem limpas, acabarão por obstruir os poros e trazer problemas como borbulhas, vermelhidões, entre outros.

Assim, se costuma usar maquilhagem lembre-se que é muito importante desmaquilhar bem e, depois, lavar o rosto com um produto específico para o seu tipo de pele. Ao fazê-lo duas vezes ao dia, de manhã e à noite, estará a garantir uma pele sem problemas.

2. Protetor solar

Os dermatologistas são unânimes em apontar o protetor solar como um dos melhores amigos para uma pele sem problemas. É que, como provavelmente saberá, os raios solares provocam o envelhecimento precoce da pele. Isto, para além de poderem provocar cancro de pele, em casos mais extremos.

Nesse sentido, é muito importante colocar sempre protetor solar no rosto, independentemente da estação do ano. Ao início pode custar um bocadinho, mas depois que se tornar um hábito e fizer parte da rotina de pele, verá que não custa nada.

3. Creme de noite com retinóide

Os retinóides são derivados da vitamina A, sendo uma substância extremamente completa por englobarem uma grande variedade de compostos naturais e sintéticos.

Assim, atuam na pele interagindo com os seus constituintes e são capazes de reduzir inflamações, produção de sebo, produção de melanina, aumentar a produção de colagénio e a retenção de água. São, por isso, indicados para combater manchas na pele, combater o acne e a despigmentação, prevenir rugas e hidratar a pele.

Cremes de noite com esta substância (normalmente indicados com retinol) são, portanto, uma boa aposta. Mas, no dia seguinte, não se esqueça do protetor solar, antes de sair de casa.

4. Consumir alimentos com ómega 3 e antioxidantes

Alimentos e bebidas ricas em ómega 3 e antioxidantes são extraordinários para a pele, por ajudarem a mantê-la hidratada e a reduzir inflamações.

Salmão e outros peixes gordos são alguns exemplos de bons alimentos. Mirtilos, verduras, chá verde, café e até um copo de vinho tinto todos os dias, são boas fontes de antioxidantes, que vale a pena incluir na rotina. Pela sua saúde, e por uma pele sem problemas.

Mulher a utilizar máscaras de noite
Não perca Conheça 5 máscaras de noite para uma pele de sonho

5. Apostar num creme hidratante adequado

Nem todas temos o mesmo tipo de pele. Por isso, se não sabe qual é o seu, vale a pena fazer um diagnóstico gratuito numa farmácia. Isto porque, cada tipo de pele precisa de produtos diferentes.

Consequentemente, apostar num creme hidratante adequado para o seu tipo de pele, é a certeza de estar a cuidar bem da sua tez e a fornecer-lhe toda a hidratação de que precisa, para se manter bonita e saudável.

6. Transpirar

Para além de todos os benefícios conhecidos do exercício físico, ele também ajuda na saúde da pele. E fá-lo de duas formas. Por um lado, ao transpirar, está a eliminar gordura que se acumula no corpo.

Por outro, aumentar o ritmo cardíaco melhora a circulação sanguínea e liberta endorfinas, o que ajuda a pele a ficar radiante e com um brilho saudável.

Mais uma razão para se deixar de desculpas e começar a fazer exercício, certo?

7. Dormir bem

Os especialistas recomendam que devemos dormir, pelo menos, 7 horas por noite. Isto porque, dormir pouco aumenta os níveis de ansiedade, o que por sua vez contribui par ao envelhecimento da pele e para o surgimento de acne.

Para além disso, é durante a noite que a pele se regenera, pelo que é muito importante que o ciclo de regeneração se complete por inteiro, de forma a que a tez acorde bonita e cheia de viço, o ideal para uma pele sem problemas

8. Beber muita água

Quando falamos de uma pele bonita e saudável, uma das grandes dicas é beber muita água. E, se se está a perguntar porquê, saiba que tem que ver com a hidratação.

Quanto mais hidratado estiver o corpo, mais hidratada estará a pele. E, consequentemente, terá um aspeto mais saudável, luminoso e com viço.

Por isso, tente beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. O seu corpo e a sua pele agradecem.

Se implementar estas dicas na sua rotina, vai ver que ao fim de algumas semanas a sua tez vai estar muito mais bonita e saudável. E, lembre-se que mais do que uma questão estética, cuidar da pele é também uma questão de saúde.

Veja também