Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
18 Fev, 2020 - 10:41

Tenha atenção a estes 6 hábitos que arruinam a pele!

Catarine Martins

Sabia que há alguns hábitos que arruinam a pele, e a deixam mais longe de uma tez de sonho? Descubra-os e comece já a evitá-los.

Mulher com hábitos que arruinam a pele

Cuidar da nossa pele é tão fundamental como cuidar do nosso organismo. Afinal, é ela o nosso maior órgão. E, é também ela a responsável por nos proteger de agentes externos como o clima ou a poluição. Mas, mais vezes do que gostaríamos de admitir, acabamos por ter hábitos que arruinam a pele. Alguns deles de forma consciente, outros nem por isso.

Nesse sentido, reunimos aqueles que deve mesmo começar a evitar já. Em nome de uma tez luminosa, bonita e, acima de tudo, saudável. Afinal, qual é a mulher que não quer uma pele de sonho?

Hábitos que arruinam a pele: os 6 que deve mesmo evitar

Mulher a limpar a pele

1. Fumar

Quando falamos de inimigos da pele saudável, é inevitável mencionar o tabaco. Para além de todos os malefícios conhecidos, fumar provoca também o envelhecimento precoce da pele. E, isso traduz-se numa tez baça, amarela e sem vida.

Assim, se precisa de mais um motivo para deixar de fumar, acabou de encontrar. Faça-o por si e pela sua saúde.

2. Exposição solar excessiva

Não queremos que deixe de ir à praia ou a uma esplanada, naqueles dias soalheiros maravilhosos. Mas, os dermatologistas são unânimes em afirmar que o uso de protetor solar é essencial durante todo o ano. E que, as horas de maior calor são mesmo para evitar.

Afinal, a exposição solar em excesso não só provoca queimaduras, como também envelhece a pele, provocando problemas como melasma ou rugas.

Ou seja, a ideia aqui é que tenha equilíbrio. É bom apanhar sol sim, mas não o faça nas horas desaconselhadas, nem por longos períodos de tempo. E, claro, nunca se esqueça do protetor.

3. Tomar banho com água muito quente

Nos meses frios sabe bem chegar a casa depois de um dia exaustivo e tomar um banho de imersão com água bem quente para aquecer o corpo e a alma.

No entanto, esta não é uma das melhores práticas para a sua pele. É que, a água demasiado quente seca a pele, removendo a sua gordura natural. Por isso, prefira água morna, e termine sempre o banho com um jato de água fria para ativar a circulação e melhorar o aspeto geral da pele.

4. Dormir com maquilhagem

Dormir com a maquilhagem no rosto é, igualmente, um dos piores hábitos para a saúde da pele. Por isso, se é daquelas que o tem, elimine-o já da sua vida.

Isto porque, é durante a noite que a pele se regenera. E por isso, deve estar limpa e hidratada para que todos os poros possam respirar. Caso contrário, problemas como tez baça e acne serão muito frequentes.

Mulher a experimentar cremes de rosto
Não perca Melhores cremes de rosto: 5 grandes escolhas até 30 euros

5. Não mudar com regularidade a fronha da sua almofada

Quem se lembra da fronha quando pensa nos cuidados a ter com a saúde da pele?

Pois saiba que, como é durante a noite as células se renovam, há uma eliminação e libertação das células mortas que se vão acumulando na fronha da almofada. Ao permanecerem na fronha, atraem bactérias que podem provocar acne.

Por isso, o ideal é que mude a fronha de dois em dois dias.

6. Usar demasiados cosméticos

São muitas as mulheres que acreditam que se aplicarem demasiados cremes e produtos, estarão mais perto da pele de sonho. Mas, sabia que essa é uma prática errada?

Quem o diz é Yael Adler, dermatologista alemã e autora do livro “O Fascinante Mundo da Pele”. A médica defende que adotar demasiados cuidados e usar demasiados cosméticos perfumados está a arruinar a pele das mulheres, um pouco por todo o mundo. O ideal será optar sempre por produtos sem perfume, parabenos e colorantes.

E, claro, cingir-se a uma rotina de cuidados básicos que incluem a limpeza da pele, tonificação e hidratação.

Estava a praticar algum destes hábitos? Então, está na altura de lhes dizer adeus. Em nome da tez saudável que tanto quer.

Veja também