Catarine Martins
Catarine Martins
17 Mai, 2021 - 11:08

Cuidar da lingerie: dicas para aumentar a sua durabilidade

Catarine Martins

Se quer manter as suas peças interiores sempre bonitas, saiba que há alguns truques para cuidar da lingerie de forma a que dure mais. Descubra-os.

cuidar da lingerie

Sente que está sempre a comprar lingerie e, mesmo assim, as peças ficam feias, gastas e com os elásticos frouxos em pouco tempo? É possível que não esteja a lavá-las ou guardá-las corretamente. Sim, há alguns segredos na hora de cuidar da lingerie para que esta dure mais.

Com efeito, e uma vez que as peças interiores são mais delicadas, é importante que não as misture com outras peças de roupa na hora da lavagem, se quer que durem anos absolutamente impecáveis. Ou que as lave com água muito quente.

Abaixo, encontra alguns truques e dicas para que sutiãs e cuequinhas permaneçam como novos, durante mais tempo. Descubra-os e deixe de gastar dinheiro em vão.

Como cuidar da lingerie: 7 truques imperdíveis

mulher a guardar a lingerie nas gavetas
1

Antes de lavar, separe por cores

Ainda antes de começar a lavar a sua roupa interior, é imprescindível que separe todas as peças por cores. Consequentemente, as peças brancas devem ficar de um lado, as coloridas de outro e as pretas de outro também.

Embora muitas possam achar este passo inútil, a verdade é que lavar peças de cores aproximadas juntas, é a certeza de não ficarem manchadas e de não haver transferências de cor.

Nesse sentido, se já alguma vez se apercebeu que aquelas cuequinhas brancas ficaram enegrecidas, é porque muito provavelmente as misturou com peças escuras na hora da lavagem.

2

Esqueça a máquina de lavar

Se é daquelas que gosta de colocar todas as peças de roupa e calçado na máquina de lavar, temos uma má notícia: a lingerie não deve ser lavada na máquina, se quiser que dure um bom tempo impecável.

Por se tratar de peças delicadas, muitas vezes com rendas, tecidos tecnológicos e outros detalhes, é muito importante que sejam lavadas cuidadosamente à mão, com um sabão neutro específico para o efeito.

Assim, separe uma hora por semana para cuidar da sua roupa interior, e vai ver como as peças permanecem bonitas por mais tempo.

3

Cuidado com a água quente

Igualmente, se quer cuidar bem das suas peças de lingerie, é importante que não as lave com água muito quente, uma vez que o calor tende a danificar as fibras. O que, muitas vezes, se traduz em peças deformadas e que alargam ou encolhem.

Nesse sentido, é importante que prefira sempre lavar as suas peças com água morna ou fria.

4

Se lavar à mão para si é impensável, faça isto

Se a esta altura já está a revirar os olhos porque não quer mesmo ter que lavar peças à mão, calma. Embora a máquina de lavar prejudique o ciclo de vida das peças interiores, se for inevitável usá-la, certifique-se de que coloca as peças numa bolsa protetora.

Igualmente, escolha um ciclo para roupa delicada, com água pouco quente e com baixa centrifugação. Isto vai ajudar a minimizar os malefícios de estar a lavar as peças na máquina de lavar. E claro, não se esqueça também de utilizar detergente e amaciador específicos para roupa delicada.

Mulher a escolher o sutiã perfeito
Veja também Escolher o sutiã perfeito: dicas para se sentir mais confortável
5

Seque sempre a lingerie ao ar livre

Outra dica importante para que as peças interiores durem mais, é, após a lavagem, colocá-las a secar ao ar. Estenda-as o mais direito possível, e espere que sequem na totalidade, antes de guardar. Mas claro, evite a exposição solar direta, de forma a que as fibras não sejam danificadas.

Com efeito, guardar cuequinhas ou suitãs húmidos pode levar ao desenvolvimento de fungos, prejudiciais para a saúde.

Assim, já sabe: só guarde quando tiver a certeza que está bem seco.

6

Não passe a ferro

Como já lhe dissemos, as peças interiores são mais frágeis e delicadas. Pelo que, come exceção das cuequinhas de algodão, não deve passar a lingerie a ferro.

Assim, depois de tirar as peças do estendal, dobre cuidadosamente e guarde diretamente na gaveta.

7

Não dobre sutiãs com aros

Os sutiãs com copas almofadas ou com aros, não devem ser dobrados, uma vez que isso pode deformar a peça ou até entortá-la. Tudo o que não queremos, certo?

Devem, portanto, ser guardados uns em cima dos outros, com as copas encaixadas, e sem mais nada por cima a pressionar.

Ao colocar estas dicas em prática vai ver como a sua lingerie não só vai durar mais, como vai permanecer mais bonita e com as cores originais preservadas.

Lembre-se que deve ter o mesmo cuidado com as peças interiores que tem com as outras. Afinal, não é porque não se vê que não deve estar cuidado.

Veja também