ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarine Martins
Catarine Martins
11 Fev, 2021 - 12:03

Saiba como cuidar dos pés e calcanhares rachados

Catarine Martins

Sofre com os pés e calcanhares rachados? Mostramos-lhe como cuidar deles, de forma a ter de volta uns pés de fada, sedosos e macios.

Grande plano de calcanhares rachados

São muitas as mulheres que sofrem com os pés e calcanhares rachados. E se é verdade que a maioria se deve a um ressecamento e espessamento da pele, motivados pelo impacto, pelo nosso próprio peso, por banhos com água muito quente e até por falta de hidratação, também o é que há várias doenças responsáveis por isso.

Sim, doenças como psoríase, diabetes, obesidade ou o hipotiroidismo podem contribuir para a rachadura dos pés e calcanhares, uma vez que interferem diretamente com a hidratação da pele.

A boa notícia é que agora que estamos todos mais por casa, em virtude do confinamento, cuidar dos pés e livrar-se das rachaduras torna-se ainda mais fácil. Basta uma rotina disciplinada de cuidados.

Abaixo encontra algumas dicas para voltar a ter os seus pés de fada, macios e sem rachaduras. Coloque-as já em prática.

6 boas dicas para acabar com os pés e calcanhares rachados

Pé de mulher
1

Evite andar descalça

Andar muito tempo descalço em casa contribui, e muito, para o aparecimento dos pés e calcanhares rachados. Isto porque o pé fica diretamente em contacto com o chão, o que gera fricção direta na pele. E consequentemente, desidratação.

Nesse sentido, é importante que calce umas meias ou uns chinelos, de forma a manter os pés mais protegidos e livres de ressecamento.

2

Faça um escalda pés

Ao contrário do que o nome escalda pés sugere, não se deve utilizar água muito quente, uma vez que é ela também a responsável pela desidratação da pele.

Nesse sentido, encha uma bacia com água morna, misture 2 colheres de sopa de creme hidratante ou creme de pés na água, mexa bem e mergulhe os seus pés.

Fique assim por 10 minutos, e verá que quando tirar os pés da água eles vão estar muito mais macios, e as rachaduras terão sido bastante atenuadas.

Repita o processo pelo menos uma vez por semana. Se quiser, numa das vezes pode substituir a água por óleo Johnson’s para bebé, para uma hidratação profunda da pele.

3

Seque sempre os pés muito bem

Quer seja após o banho, quer seja após ter feito o escalda pés, é crucial que seque muito bem os pés com uma toalha limpa, sem esfregar.

Assim, faça movimentos leves com a toalha, sem pressão, para que a pele não fique irritada ou vermelha. É que quanto mais irritada a pele estiver, mais ressecamento e rachaduras vão aparecer.

A ideia de secar muito bem os pés é prevenir o aparecimento de fungos, que gostam de ambientes húmidos para proliferar.

Se quiser, pode também deixar os pés ao ar livre durante 5 minutos, esperando que sequem na totalidade.

Mulher a aplicar creme de pés
Veja também 6 cremes para pés que não pode deixar de experimentar
4

Aplique creme de pés diariamente

Tal como a pele do resto do corpo, também a pele dos pés precisa de muita hidratação para se manter bonita e saudável. E é aqui que entram os cremes para pés.

Com efeito, se tem calcanhares rachados deve optar por um creme de pés gordo, e aplicá-lo diariamente, de manhã e à noite. Se fizer o escalda pés, depois de secar muito bem os pés, deve também aplicar o creme.

O objetivo é devolver à pele os níveis de hidratação, o que se traduzirá em pés e calcanhares sem rachaduras. Tudo o que se quer, certo?

5

Faça máscaras de pés

Para uns pés bonitos, saudáveis e macios, uma boa dica é fazer uma máscara de pés semanalmente.

Com uma concentração de ativos que proporcionam hidratação profunda, são excelentes aliadas para conseguir uns pés de fada. E se livrar de vez das rachaduras e dos pés secos.

Hoje em dia encontra várias máscaras específicas para pés tanto online, como no supermercado. Inclua-as na sua rotina de cuidados, e diga olá a uns pés macios.

6

Banhos com água muito quente estão proibidos

A água muito quente desidrata a pele, pelo que é totalmente desaconselhável que tome banho com água a “ferver”. Sobretudo se quer dizer adeus aos pés e calcanhares rachados.

Prefira tomar banho com água morna, e se quiser pode até usar os óleos de banho também nos pés, para uma maior hidratação.

Como vê, cuidar dos pés para mantê-los longe de rachaduras não é assim tão difícil. Inclua na sua rotina o hábito de hidratá-los em profundidade, e verá como nota diferenças.

Veja também