Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Out, 2019 - 10:35

3 cursos de energias renováveis que deve conhecer

Catarina Milheiro

Saiba por que razão apostar num dos cursos de energias renováveis é uma boa solução para o seu futuro.

homem ao por do sol a analisar ventoinhas de energia eólica

Todos sabemos que o setor das energias renováveis está em constante expansão e é por esse mesmo motivo que fizemos um artigo onde incluímos cursos de energias renováveis e explicamos a sua importância.

Estudar esta área é uma verdadeira aposta de futuro. Afinal, as fontes de energia renováveis são provenientes de recursos inesgotáveis e, por isso mesmo, podem ser estudadas e reaproveitadas para diversos fins.

Para que consiga ter uma noção da importância do setor das energias renováveis, este poderá vir a criar cerca de 66.900 novos empregos até 2030, em Portugal.

Parece-lhe interessante? Fique connosco e conheça três cursos de energias renováveis em que deve apostar e compreenda como funcionam.

CURSOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: QUAL A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NESTA ÁREA

A verdade é que existem atualmente, alguns cursos de energias renováveis disponíveis. No entanto, é extremamente importante que antes de ingressar num destes cursos, compreenda qual é a importância da formação nesta área.

De um modo geral, as fontes de energia renováveis são aquelas cuja sua utilização é renovável. Isto é, pode-se fazer e manter um uso dessa fonte e ser aproveitada ao longo do tempo sem que exista a possibilidade de se esgotar – por exemplo: a energia eólica e solar.

Existem vários tipos de energias renováveis sendo que cada vez mais, com o crescente e constante desenvolvimento das tecnologias e inovações, se têm vindo a descobrir novas formas de produção de energia elétrica (utilizando como fonte os recursos naturais).

Um bom exemplo disto é a recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, sendo que apenas diferem pelo facto de o movimento das pás ser provocado pelas correntes marítimas.

Assim, o aumento das energias renováveis em todo o mundo tem exigido cada vez mais um maior número de profissionais com formação muito específica no desenvolvimento deste tipo de projetos.

Sabia que a qualidade dos profissionais portugueses é com frequência requisitada por empresas internacionais do setor? E para desenvolver competências nesta área, já existem diversos cursos online que permitem conciliar a aprendizagem com uma atividade profissional.

Aposte num dos cursos de energias renováveis e verá que terá um futuro de sucesso.

pessoas à volta da mesa de trabalho a analisar um projeto de energias renováveis

3 CURSOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Curso de Energias Renováveis – Master.D Centros Formativos

Se está interessado em atuar na área das energias renováveis e se sabe desde cedo que é isso que quer para o seu futuro, este curso da Master.D Centros Formativos pode ser o ideal para si.

É dirigido a todos aqueles que tenham habilitações ao nível do 9º ano e pode dirigir-se também a pessoas que trabalhem com tecnologias associadas às energias renováveis e que queiram atualizar conhecimentos.

Trata-se de um curso semi-presencial e pode ser frequentado por todos os interessados em trabalhar na instalação e manutenção de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos.

Se optar por este curso de energias renováveis, saiba que conta com mais de 40 sessões práticas, onde serão abordados alguns dos principais meios de produção de energia a partir de fontes renováveis, com destaque para os sistemas de produção de energia solar térmica, fotovoltaica e eólica.

Além disto, irá aprender sobre diversos temas como energia hídrica, marés, ondas, geotérmica e hidrogénio, eletricidade, pneumática, biomassa, higiene e segurança no trabalho e ainda desenho técnico (Autocad).

Após a conclusão do curso, a Master.D proporciona aos seus formandos a possibilidade de candidatura a um estágio através das parcerias que mantem com diversas empresas do setor.

Master em Sustentabilidade e Eficiência Energética

Este é mais um dos cursos de energias renováveis que pode ser verdadeiramente interessante para si.

Trata-se de um curso que se destina a licenciados ou a profissionais interessados em melhorar conhecimentos ou especializar-se na área da sustentabilidade e eficiência energética, desenvolvendo as competências necessárias para dominar a legislação, fundamentos e a gestão projetos relacionados com a energia.

Esta formação em sistema de e-learning é o resultado de uma parceria entre o IMF Business School e a Universidade Camilo José Cela, em Madrid.

Mas afinal o que tem para oferecer o Master em Sustentabilidade e Eficiência Energética? Este curso oferece uma metodologia totalmente flexível adaptada às suas necessidades, seja qual for a localização geográfica ou disponibilidade de tempo.

Em relação ao plano de estudos desenvolvido para este curso online, ele “reúne as ferramentas necessárias para aprender a identificar as necessidades de energia e propor a aplicação das técnicas de poupança e uso eficiente da energia, bem como integrar os conhecimentos adquiridos no domínio da sustentabilidade e eficiência energia”.

Curso de Energia Solar Térmica – CEAC

A CEAC é líder de mercado em formação a distância, sendo que já formou mais de três milhões de pessoas de todo o mundo, ao longo de 60 anos da sua existência.

Se a sua paixão é a energia solar térmica, então talvez este seja o curso ideal para si – energia solar térmica, significa o aproveitamento da luz solar para aquecimento.

Ora, como fonte inesgotável e praticamente gratuita de energia, esta fonte alternativa de produção de energia pode ser explorada nos locais com maior exposição solar média por ano, entre os quais se inclui Portugal.

Trata-se de um setor onde são cada vez mais as empresas a quererem investir, bem como o próprio Estado. Por isso mesmo, é uma boa opção para quem quer adquirir competências nesta área.

O curso tem uma duração total de 280 horas de formação online, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 e 12 meses).

Quer saber quais são os objetivos do curso? No final, “os formandos terão adquirido os conhecimentos e as competências necessárias para a instalação, programação, manutenção e reparação de sistemas solares térmicos, de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis.”

Em relação às saídas profissionais, pode trabalhar como técnico de projeto, instalação e manutenção de sistemas solares térmicos ou colaborar na área comercial de empresas de comercialização e instalação de sistemas solares térmicos, empresas de climatização ou em gabinetes de projeto.

Veja também