Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
03 Jul, 2020 - 13:33

Datas de pagamento da Segurança Social em julho

Marta Maia

Anote as datas de pagamento da Segurança Social em julho e comece a fazer as contas para o verão.

datas de pagamento da segurança social em julho

Já se conhecem as datas de pagamento da Segurança Social em julho para todos os beneficiários de apoios sociais. Tome nota do dia em que o dinheiro ficará disponível e organize as suas contas.

DATAS DE PAGAMENTO DA SEGURANÇA SOCIAL EM JULHO

contas pagar impostos

Pensões e subsídios por doença profissional

O mês financeiro começa primeiro para os benificários deste apoio. Ao dia 2 são ordenadas todas as trasferências bancárias e são processados os vales de correio para os cidadãos que não indicaram NIB.

Pensões e Complemento Solidário para Idosos

Como já é habitual, estes dois apoios do Estado são pagos em simultâneo, já que todos os beneficiários do complemento são também beneficiários de uma pensão de velhice.

As transferências bancárias são ordenadas no dia 8 de julho, data que também marca o processamento dos vales de correio. No entanto, e devido à elevada quantidade de beneficiários, o Estado admite que alguns vales de correio possam não ser processados no próprio dia. O critério de processamento é a ordem alfabética dos nomes dos beneficiários.

Prestação Social para a Inclusão

Também ao dia 8 de julho chegam os apoios aos cidadãos em risco de exclusão social. Ficaram no início das datas de pagamento da Segurança Social em julho e recebem no mesmo dia que os pensionistas, mas com a vantagem de não haver previsões de atrasos no processamento dos vales de correio.

Prestações familiares

Os beneficiários destes apoios têm de esperar pelo meio do mês para terem as verbas disponíveis na conta. As datas de pagamento da Segurança Social em julho apontam para o dia 16 como data das transferências bancárias e de processamento dos vales de correio.

Subsídios de desemprego, de doença e de parentalidade

Como sempre, este apoio é entregue aos beneficiários em duas tranches iguais. A primeira tranche é paga no dia 16 de julho, tanto por transferência bancária como por vales de correio; a segunda é processada no dia 28, também para todos os beneficiários.

Ação Social

Ficam para o fim nas datas de pagamento da Segurança Social em julho os beneficiários da Ação Social. Estes apoios são processados apenas no dia 23, tanto para quem recebe por transferência bancária como para quem recebe por vale de correio.

ADIRA À TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Não é nova a insistência da Segurança Social para que os beneficiários dos apoios sociais optem por receber os valores devidos diretamente na conta bancária. O tema, no entanto, tem ganho ainda mais importância nos últimos meses.

Falamos, claro, da pandemia. Por um lado, os ajuntamentos nos balcões dos correios são potenciais focos de contágio; por outro, o contacto próximo com o carteiro (que, em algumas zonas do país, passou a entregar os vales diretamente a fim de evitar que os beneficiários saíssem de casa) também acarreta riscos.

Depois há a questão da sobrecarga dos serviços postais, que tem sido sentida desde o início do confinamento. Com a população fechada em casa e os espaços comerciais quase todos encerrados, muitos portugueses optaram por fazer as compras online e recebê-las em casa. Isso levou a um congestionamento dos correios e a frequentes atrasos nas entregas – seja de encomendas, seja de cartas importantes e vales de correio.

Para evitar sujeitar-se aos atrasos dos serviços postais, o melhor a fazer é aderir ao pagamento dos benefícios sociais por transferência bancária. A adesão, feita no portal da Segurança Social Direta, é muito fácil e torna tudo mais rápido e simples: só tem de indicar o número da sua conta bancária e passa a receber todos os meses, no dia certo, o dinheiro a que tem direito.

Veja também