Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
06 Out, 2020 - 12:23

Recebe abono, pensão ou RSI? Veja a data de pagamento em outubro

Ekonomista

Se é beneficiário de pensões ou subsídios sociais, fique a par das datas de pagamentos da Segurança Social em outubro e comece já a planear o mês.

Já foram anunciadas as datas de pagamento da Segurança Social em outubro e o cenário é semelhante aos outros meses: enquanto uns recebem logo nos primeiros dias do mês, outros têm de esperar quase até novembro para verem o dinheiro chegar.

Tal como habitual, também os subsídios de doença, parentalidade e desemprego são pagos em duas parcelas – uma no início e outra no fim do mês. Se recebe subsídios sociais ou pensões, veja de seguida qual a respetiva data de pagamento.

Datas de pagamento da Segurança Social em outubro

1 de outubro

A primeira das datas de pagamento da Segurança Social em outubro diz respeito aos beneficiários de pensões e subsídios de doença profissional. Logo no dia 1 são processadas as transferências bancárias e a partir do mesmo dia começam a ser enviados os vales de correio, que entretanto podem demorar mais algum tempo a chegar aos destinatários.

8 de outubro

Exatamente uma semana depois, chega a vez dos beneficiários do complemento solidário para idosos que recebem por transferência bancária.

Recorde-se que esta prestação é paga juntamente e pela mesma via que a pensão de velhice. Assim, se recebe a sua reforma diretamente na conta bancária, 8 de outubro é o dia em que pode contar quer com a pensão quer com o complemento.

Para aqueles que ainda recebem a pensão por via postal, o envio dos vales começa a ser efetuado, por ordem alfabética, logo a partir do dia 3 de outubro. Por isso, se o seu nome começar por uma das primeiras letras do alfabeto pode receber o pagamento ainda antes do dia 8.

A Segurança Social aponta também o dia 8 de outubro como a data de pagamento da prestação social para a inclusão, quer por transferência bancária quer através de vale postal, cuja emissão começa a ser feita a partir da mesma data.

16 de outubro

Os beneficiários de prestações familiares que recebem o dinheiro por transferência bancária podem anotar como data de pagamento da Segurança Social o dia 16 de outubro.

Já os que recebem por vale de correio podem ter de esperar mais um pouco. Embora estes comecem a ser emitidos também no dia 16, podem levar ainda alguns dias até chegar ao destino final.

Para quem está desempregado ou a receber subsídios de doença ou de parentalidade, a data de pagamento indicada pela Segurança Social para a primeira prestação dos respetivos apoios é também o dia 16 de outubro.

23 de outubro

Os beneficiários de Ação Social ou do Rendimento Social de Inserção (RSI) terão de aguardar pelo dia 23 de outubro, data em que a Segurança Social faz os pagamentos via transferência bancária e começa a emitir os respetivos vales postais.

28 de outubro

Como de costume, a última das datas de pagamentos da Segurança Social no mês de outubro é relativa à segunda parcela dos subsídios de desemprego, doença e parentalidade, que chegam a dia 28 por transferência bancária e a partir desse mesmo dia para quem recebe por vale postal.

Acelerar os pagamentos da Segurança Social

Se os seus apoios da Segurança Social tardam a chegar-lhe às mãos e sente que isso lhe dificulta as contas todos os meses, pondere aderir ao pagamento por transferência bancária.

O pagamento de apoios sociais por transferência bancária é gratuito, cómodo e rápido. Recebe o dinheiro diretamente na conta, não tem de se deslocar a nenhum lado para levantar o vale postal e ainda beneficia de maior segurança, já que evita andar com o dinheiro consigo, diminuindo o risco de assalto.

Para aderir ao pagamento dos apoios por transferência bancária, vá ao portal da Segurança Social na internet (Segurança Social Direta), autentique-se e adira aos pagamentos automáticos.

Se não se sentir à vontade com este processo, pode sempre deslocar-se a um balcão da Segurança Social e aderir pessoalmente ao serviço. Lembre-se, contudo, que nesta fase é provável que tenha de fazer o agendamento prévio da sua visita.

Veja também