ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
26 Out, 2021 - 10:00

Decoração de casa pós-pandemia: 8 coisas para mudar e privilegiar

Mónica Carvalho

O mundo mudou tanto nos últimos anos e mudamos nós também. Nesse sentido, temos sugestões de decoração de casa pós-pandemia muito úteis.

decoração de casa pós-pandemia

A decoração de casa pós-pandemia, e até durante a pandemia, tem vindo a sofrer alterações, decorrentes, principalmente, dos tempos que passamos em confinamento e que transformou as nossas rotinas – até hoje, em muitos casos.

Viver numa pandemia é algo que nunca nos passou pela cabeça. Mas é essa, ainda, a nossa realidade, que é muito diferente de há dois anos, por exemplo. E isso reflete-se em muitas áreas da nossa vida, principalmente no nosso lar.

Tal facto obrigou-nos a olhar para a casa de outra forma, a priorizar determinados aspetos e a desvalorizar outros.

Quer saber quais os aspetos que deve ter em conta se estiver a pensar em mudar algo em casa? Então, tome nota.

8 aspetos a mudar na decoração de casa pós-pandemia

Da forma como vivemos a nossa casa, até às novas necessidades que foram sendo criadas, muito mudou nas nossas vidas.

hall de entrada depois da pandemia
1

Canto da higienização

A chamada “zona vermelha”, que hoje já não tem tanto impacto devido ao facto de a pandemia se encontrar mais controlada, representa a zona de entrada da casa.

O hall passou a ser a zona de desinfeção, onde tiramos o calçado, o casaco, os acessórios e onde nos desinfetamos. Uma espécie de “o que sai de casa não entra para o espaço do interior”.

Acaba até por ser mais higiénico, principalmente no que aos sapatos diz respeito, visto que assim não trazemos a sujidade de fora para dentro de casa – é um conselho a adotar, mesmo quando a pandemia já fizer parte do passado.

2

Escritório em casa

O home office continuará a fazer parte da rotina de muitos de nós, devido ao facto de muitas empresas começarem a adotar modelos híbridos de trabalho. Isto significa que a semana de trabalho pode ser dividida entre o escritório e o teletrabalho.

Se for o caso, então, certifique-se de que tem todas as condições necessárias para ser produtivo:

  • uma boa secretária;
  • cadeira adequada e confortável;
  • privilegia sempre a luz natural;
  • não estenda o horário de trabalho só porque está em casa e acha que tem de dar provas ao seu chefe de que está mesmo a trabalhar;
  • por outro lado, não vale também procrastinar.
ter plantas em casa
3

Ter mais plantas em casa

Da mesma forma que devemos aproveitar mais os espaços exteriores, devemos também apostar em ter mais plantas em casa, porque dá-nos a sensação bem conhecida de trazer a Natureza para dentro de casa.

Escolha bem as que mais gosta, e até aquelas com que se identifica mais e encha a casa de verde.

Além disso, poderá tirar grande proveito de ter plantas em casa na decoração de casa pós-pandemia, visto que algumas ajudam a limpar o ar, outras ajudam a afastar os mosquitos e há plantas que até ajudam a diminuir a humidade.

4

Espaço exterior

Nos tempos que passamos em confinamento quantos de nós não desejavam ter decorado a varanda, terraço ou jardim de forma a poder tirar um maior proveito?

Está na hora de o fazer: coloque umas cadeiras confortáveis e uma mesa de proporções adequadas ao espaço e assim não se sentirá tão preso em casa.

5

Sofás mais confortáveis

Depois de horas sentado no sofá, se calhar apercebeu-se de que não tem o modelo mais adequado. É certo que atualmente existem muitas opções a preços incríveis, mas poderão não ser o melhor modelo em termo de conforto, resistência e durabilidade.

Por isso, no futuro, quando chegar a altura de o substituir, faça um bom investimento.

6

Uso de materiais naturais e orgânicos

Devido à constante preocupação sobre o meio ambiente e de que forma podemos reverter todas as coisas erradas que já chegamos a fazer, tem sido uma preocupação constante usar materiais feitos a partir de matérias-primas naturais e orgânicas.

De igual modo, outra ideia relacionada com este tema é o reaproveitamento de bens e materiais. Se não tiver mesmo utilidade para dar a determinado bem, e se este ainda se encontra em bom estado, então pondere doar a familiares, amigos ou associações de solidariedade social.

Decoração de casa pós-pandemia
7

Elementos com mais do que uma funcionalidade

Nos dias de hoje precisamos, mais do que nunca de espaços. equipamentos e bens que sejam versáteis.

Falamos por exemplo de mesas extensíveis; de bancos que também podem servir de repousa pés ou até mesa de apoio; de ter um robot de cozinha ao invés de mil e um equipamentos. Poupa dinheiro e espaço.

8

Ginásio em casa

Mesmo quem era mais sedentário passou a ter necessidade de se mexer mais durante os períodos de confinamento, pelo que provavelmente é uma das pessoas que também começou a fazer exercício físico em casa.

Com as plataformas online que existem, bem como aplicações de desporto não precisa de muito mais para mexer o corpo.

Certifique-se, contudo, que tem espaço suficiente para se mexer à vontade e que faz exercícios adequados à sua condição física, ou com o acompanhamento de um especialista, para evitar lesões.

Todas estas dicas vão de encontro ao hygge, o estilo de vida dinamarquês que procura a felicidade nas pequenas coisas, sem necessidade de grandes bens.

Veja também