ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
10 Fev, 2021 - 11:34

Decoração com arte: um luxo acessível a todos

Sara Cristóvão

A decoração com arte está cada vez mais na moda, e já não se trata apenas de um luxo caro. Veja alguns exemplos.

decoração com arte

Cada vez mais quem tem gosto em embelezar a sua casa sabe que a decoração com arte é uma combinação perfeita. Não só pela riqueza visual, mas também porque ajudam a valorizar o mobiliário e o ambiente envolvente.

Decorar com arte já não é só para alguns. Atualmente já é possível encontrar excelentes obras e peças a preços acessíveis. Não falamos apenas de pinturas, mas também de fotografia, gravuras, esculturas, etc.. São uma excelente forma de demonstrar o gosto e personalidade do dono da casa.

Poderá utilizar a decoração com arte não apenas para a sua sala, mas também no quarto, nos corredores, na cozinha ou nas casas de banho, preenchendo de beleza as suas paredes, móveis ou até mesmo o chão.

Tem dúvidas em relação ao que escolher? Não sabe se deverá deixar uma peça isolada ou agrupar várias? Quais as principais regras da decoração com arte? Queremos ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

Dicas para integrar elementos de arte na decoração

Mesmo não sendo um especialista poderá ser um adepto da decoração com arte. Assim conseguirá completar as suas paredes com beleza e envolvê-las na restante decoração da casa, conferindo também elegância e modernidade ao seu lar.

Conheça algumas dicas e pontos base para que possa começar a decorar utilizando obras de arte.

elementos de arte na decoração

Harmonia

É muito importante manter a harmonia e não saturar o ambiente. Exponha apenas o necessário, evitando mexer com o fluxo de circulação das pessoas. Demasiadas coisas tornam o espaço mais confuso, acabando por não focar nem dar valor a nada.

Equilíbrio

É essencial na decoração com arte manter um equilíbrio entre as obras de arte escolhidas e o restante conjunto decorativo. Peças maiores devem ser colocadas sozinhas, devendo ser admiradas isoladamente. Por sua vez, obras mais pequenas podem ficar agrupadas seguindo uma temática e podendo ser colocadas sobre móveis pequenos.

Espaço

A decoração com arte é excelente para modernizar a sua casa, mas uma das regras mais importantes é não sobrelotar os espaços. Deixe sempre espaço entre elas para que, mesmo em grupo, cada uma possa respirar da sua beleza.

Altura 

Idealmente uma peça pendurada na parede deverá ser colocada à altura dos olhos de quem a vê. A altura média é de 1,60 metros. Se a quiser colocar por cima do sofá, deverá considerar uma distância mínima de 20 centímetros acima da altura do móvel. Caso pretenda colocar numa sala de jantar, é aconselhado que a obra de arte seja pendurada ao centro da mesa, de modo a poder ser admirada igualmente de ambas as extremidades da mesa.

Tamanho

Se pretende fazer uso da decoração com arte é importante ter em conta o tamanho das peças escolhidas. Antes de comprar pense no espaço que tem. Um quadro de grandes dimensões tem sempre mais impacto que uma obra pequena. No entanto, várias obras pequenas também podem preencher uma parede de uma forma sensacional, criando uma sensação de galeria que poderá ser construída com o tempo.

Cor

Não se prenda às cores da decoração já existente. Se quer arriscar numa decoração com arte escolha obras com cores que contrastem com a mobília e com os outros elementos decorativos. Assim poderá dar destaque aos quadros pendurados.

Se pretender decorar o seu quarto sugerimos que escolha quadros pequenos com cores suaves ou fotografias em sépia ou a preto e branco.

Mistura

No que toca à decoração com arte, atualmente poderá misturar diferentes estilos e criar uma galeria de caos harmonioso. Diferentes molduras podem coexistir de forma maravilhosa sejam de latão, madeira, vidro, cerâmica. O resultado será sempre único.

Padrão

Defina o padrão que quer seguir para cada espaço, assim será mais fácil selecionar o tipo de arte que quer colocar. Por exemplo, se quiser decorar a sua cozinha poderá escolher peças que apenas estejam ligadas a comida ou objetos de culinária. Assim consegue uma ligação entre o espaço e a arte que o embeleza.

Escolha pessoal

É muito importante escolher obras de arte que agradem ao proprietário da casa. Não tem de ser necessariamente um quadro ou projeto conhecido ou de um artista de renome, poderá ser algo local e pouco conhecido, desde que combine com a personalidade dos habitantes.

Iluminação

Para que as obras perdurem evite expô-las em locais com muita iluminação solar direta. No entanto, não se esqueça que é necessário inseri-las num ambiente luminoso para que possam ser devidamente apreciadas.

Onde comprar peças de arte a preços acessíveis?

Felizmente, nos dias de hoje, é cada vez mais fácil encontrar peças de arte que possamos integrar em diferentes estilos decorativos sem ter de pagar uma fortuna. Conheça, então, algumas lojas online onde poderá comprar online este tipo de artigo.

As dicas estão lançadas e como vê não é preciso ser detentor de grandes quadros ou esculturas para poder fazer uso da decoração com arte. O importante é escolher algo que gosta e dar vida e valor ao seu lar.

Veja também