Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
15 Fev, 2019 - 12:46

Decoração escandinava: o estilo que falta aí em casa

Teresa Campos

A decoração escandinava tem origem no norte da Europa, mas já conquistou amantes da decoração de todas as latitudes. Saiba mais sobre este estilo.

sala decorada ao estilo escandinavo

A decoração escandinava é uma das tendências decorativas atuais que foi buscar inspiração ao norte da Europa para criar ambientes amplos, bem iluminados e plenos de conforto e aconchego.

Para a decoração escandinava, é importante que as divisões da casa sejam agradáveis, que convidem ao convívio e tenham uma disposição descontraída e tranquila, sem ser demasiado pensada. Por exemplo: a manta é deixada, relaxadamente, sobre o sofá, enquanto um quadro pode estar, descontraidamente, encostado à parede, sem estar pendurado.

Se se identifica com este estilo – que espelha, no fundo, uma verdadeira filosofia de vida, em comunhão com a Natureza, e onde os momentos de lazer, de relaxamento e introspeção são profundamente valorizados -, aprenda já como adotar este tipo de decoração na sua casa.

Decoração escandinava: renda-se ao conforto e ao aconchego

O que é?

A decoração escandinava, inspirada nas pinturas e no ambiente doméstico do artista Carl Larsson, pode resumir-se em duas palavras: aconchegante e agradável.

Define-se pelo seu conceito minimalista, linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutra, luz natural e muita simplicidade. Os ambientes combinam elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários. Esta estética é, ainda, completada com o uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e volumosos.

Se o cenário que serve de pano de fundo é branco e minimalista, a decoração ganha cores, sempre neutras e clássicas, com o cinzento, o nude e as candy colors. São também privilegiados detalhes como quadros com molduras em tom contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas e livros. Uma conjugação entre o tradicional e o moderno que resulta muito bem.

6 aspetos a ter em conta na decoração escandinava

1. Iluminação

Ilumine ao máximo todas as divisões, aproveitando da melhor forma a luz natural, evitando a diferença entre exterior e interior. Opte por candeeiros de linhas simples e modernas e use e abuse das velas e candelabros.

2. Revestimentos

Em países como a Dinamarca, a Suécia ou a Finlândia – terras natal deste estilo -, o revestimento preferido é, quase sempre, em madeira branca ou pintada na cor natural. Escolha pisos de madeira, com tábuas largas de carvalho, ou madeira clara, de pinho ou bétula.

3. Têxteis e decoração

Para cobrir as janelas, use tecidos leves e translúcidos como o linho. Também na decoração, prefira materiais naturais como linho, madeira, pedra, lã e peles para transmitir aconchego e conforto, através das texturas.

São, também, muito bem-vindos vasos de cerâmica ou almofadas de padrão geométrico, capazes de adicionar textura e cor ao ambiente, desde que de forma regrada e minimalista.

 

4. Plantas

A ligação dos nórdicos à Natureza já é conhecida, por isso, preencha a casa com plantas e fotografias alusivas a elementos naturais que tragam vida e conforto ao espaço.

 

5. Tech-free

Procure reduzir ou, pelo menos, “esconder” os aparelhos tecnológicos das divisões de sua casa. Prefira livros e objetos que não envolvam fios, nem imagem.

6. Áreas exteriores e interiores

Se a casa tiver área exterior, não se esqueça de fazer uma transição suave e harmoniosa entre o interior e o exterior. Utilize texturas e móveis decorativos de tons suaves, almofadas e relaxe em perfeita união com a mãe Natureza.

Sugestões de decoração escandinava para 5 divisões de sua casa

1. Sala

Crie um espaço amplo quanto baste para promover o convívio com a família e entre amigos. Combine os tons neutros com a madeira, a luz natural, o vidro e apontamentos de cor, assim como geométricos.

 

2. Quarto

Nesta divisão, aposte ainda mais no aconchego. Invista em tapetes fofos e quebre os tons mais claros com elementos em madeira, capazes de dar mais cor e conforto ao espaço.

 

3. Quarto de bebé

O estilo escandinavo também se enquadra muito bem num quarto destinado a um bebé, especialmente se ainda não sabe o sexo da criança ou, se prefere, fugir ao tradicional rosa e azul. E não pense que os tons neutros tornam o espaço sem graça ou monótono. Basta que invista numa peça carismática com uma cor forte e com personalidade para dar a vida que deseja à divisão.

 

4. Escritório

Também o escritório pode ser decorado ao gosto escandinavo. Mais uma vez, a madeira deve marcar presença, assim como a iluminação, fundamental no estilo escandinavo e, também, num escritório. Prateleiras, papéis, fotos e plantas devem compor o espaço, podendo ainda investir num belo e texturado papel de parede.

 

5. Cozinha

E não podia deixar de faltar a cozinha. Iluminada e clean, o tom branco e as superfícies em madeira “casam” perfeitamente com as cadeiras de cores mais arrojadas e diferentes entre si. Opte também por banquetas prateadas, apontamentos cinza e eletrodomésticos em aço escovado para um estilo escandinavo industrial.

 

Para mais sugestões de decoração escandinava, siga o blogue de Niki Brantmark, My Scandinavian Home, uma londrina que vive na Suécia e se apaixonou pelo estilo escandinavo. Ficará maravilhado com algumas das suas propostas.

Veja também