Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
20 Jun, 2019 - 09:00

Prepare uma decoração de festa de aniversário para crianças inesquecível

Helena Peixoto

Quando pensa em decoração de festas de aniversário para crianças, pensa num grande gasto? Enganado, há muito que pode fazer e por pouco dinheiro!

Prepare uma decoração de festa de aniversário para crianças inesquecível

No que à decoração de festa de aniversário para crianças diz respeito, todos queremos o mesmo: impressionar miúdos e graúdos! Os mais pequenos porque queremos que eles tenham um dia bem alegre e com tudo a que têm direito e os adultos porque, como é normal, temos o nosso lado vaidoso que gosta de ser elogiado pelo trabalho de vários dias.

E se vê as fotografias de inspirações e ideias de decoração para festas de aniversário de crianças e pensa logo que é algo que não está ao seu alcance a nível financeiro, desengane-se! Com alguma ginástica, criatividade e muita vontade , vai conseguir criar um ambiente de sonho para os seus mais que tudo pequeninos!

Decoração para festas de aniversário de crianças: 10 ideias simples

1. Escolha um tema

decoração festa infantil

Antes de começar a pensar em ideias de decoração para festas de aniversário de crianças propriamente ditas, é muito importante que estabeleça o tema a seguir. Só assim vai garantir que todo o ambiente fica em sintonia.

Pesquise bem o que quer exatamente ou, caso os seus pequenos já tenham idade para isso, deixe-os escolher o tema principal! A partir desse momento comece, então, a trabalhar nas ideias.

2. Mesa central irrepreensível

Se há elemento que tem de estar absolutamente imaculado em termos de decoração de festas para crianças é a mesa principal! Dedique algum do seu tempo a este elemento e aposte em várias coisas para a decorar.

Salgados e doces em miniatura, um bolo temático, bolachas com formas de acordo com o tema e uns cartuchos de pipocas são algumas das sugestões que pode perfeitamente colocar nesta mesa para criar um ambiente agradável.

O bolo de aniversário é que deve mesmo ser a estrela da mesa! Seja encomendado fora ou feito por si, faça testes dias antes para garantir que o resultado vai ser bom. O Pinterest é um excelente site para procurar inspiração e tutoriais.

3. Aposte numa pinhata

decoração festa infantil

Esta tendência foi importada dos Estados Unidos da América, mas parece que chegou para ficar. E a verdade é que, em termos de ideias de decoração de festas de aniversário para crianças, este elemento faz uma grande diferença.

Pendure a pinhata – em consonância com o tema – num local bem visível e reserve o final da festa para a partir. Este momento vai ser o delírio da criançada e, em termos visuais, fica espetacular!

4. Crie uma área de atividades

Vamos voltar ao antigamente e à tradição? Se tiver uma área exterior, tanto melhor! Mas se não tiver, não há qualquer problema também. Reserve uma área para atividades tradicionais (corridas de saco, berlindes, máscaras e caretas e outras) e decore-a com pequenos detalhes alusivos ao tema que escolheu – nem que seja as cores dominantes.

Além de conseguir ter os miúdos entretidos durante muito tempo, vai criar uma dinâmica no espaço como não conseguiria de outra forma.

5. Personalize ao máximo

Seja o tema que for, o importante para uma decoração de festa de aniversário para criança inesquecível é mesmo a personalização. Personalize tudo ao máximo!

Com planeamento e tempo, vai conseguir apostar em pequeninas coisas, feitas por si e até mesmo pelo aniversariante e que vão tornar o ambiente ainda mais mágico e sem precisar de gastar muito dinheiro.

6. Lembranças temáticas

Não se esqueça de preparar umas lembrancinhas para entregar no final da festa. Mas, enquanto não as entrega, elas podem também fazer parte do próprio ambiente decorativo! Pode, por exemplo, fazer umas bolachinhas caseiras ou comprar umas embalagens de bolas de sabão e completar uma das mesas com estes elementos.

7. Aposte nos pequenos detalhes

Fotografias penduradas, mensagens com frases ditas pelo aniversariante ao longo do tempo, bandeirinhas feitas à mão, vasos com flores campestres são apenas alguns dos exemplos de itens e detalhes que pode (e deve) aplicar na decoração da festa de aniversário das suas crianças. O esforço não é imenso e o retorno muito grande.

8. “Brinque” com a comida

comida crianças

Coisa mais colorida do que uma bela travessa de fruta, copos com diferentes tipos de gelatina ou massas variadas não há! Faça da apresentação da comida que vai servir itens considerados decorativos também. Deixe a comida “falar” por si e decorar o espaço.

9. Aposte num cartaz com marcos do aniversário

Estes cartazes estão hoje super na moda e a verdade é que tornam logo um espaço com mais impacto. Aposte num cartaz de dimensões grandes (mínimo A3 ou A2) e crie você mesmo um cartaz simples com letra colorida e diferente e com os principais marcos atingidos nessa idade – nada como a internet para se inspirar.

10. Procure homogeneizar tudo com o tema

Para terminar as nossas sugestões de decoração de festa de aniversário para criança, fica uma recomendação mais geral: procure tornar o ambiente uniforme. Escolha o tema e faça tudo desenrolar-se e volta disso. E não se preocupe em comprar tudo com esses desenhos! Basta ir buscar as cores e texturas que casem bem e ficará com uma decoração certamente feliz.

Veja também