Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Dez, 2019 - 12:46

Decorar com contraplacado? Sim, está na moda e é fantástico

Helena Peixoto

Sabia que uma das novas tendências é a de decorar com contraplacado? E sim, aplicado da forma correta fica lindo e surpreendente!

Decorar com contraplacado

É um dos últimos “gritos” decorativos e depois de perceber as mil e uma funcionalidades e possibilidades de aplicação, vai render-se a decorar com contraplacado! E não, não estamos a falar daquelas placas sem graça e sem cor que se colocam entre os móveis ou para fazer paredes falsas. 

Falamos sim do famoso pegboard de madeira, ou contraplacado perfurado, que na verdade sempre foi utilizado como material de arrumação em garagens e oficinas pela sua grande capacidade de arrumação. 

Pois bem, ditam as tendências de decoração que está na hora de trazer essas placas com furos para dentro de casa e começar a inovar em decoração, organização e arrumação!

A verdade é que basta um pequeno exemplar deste quadrado, alguns ganchos ou outro acessório que permita prender aos buracos e arrumar material e está feita uma peça cheia de estilo e arrumação aos magotes. 

Venha daí e descubra várias abordagens à tendência de decorar com contraplacado. 

7 ideias para decorar com contraplacado e encantar tudo e todos 

Esqueça a ideia pré concebida que placas de contraplacado só servem para garagens feias, sem graça e oficinas comerciais. Nada disso! Este material, aparentemente industrial e rude pode e deve entrar dentro de sua casa e de variadíssimas formas.

É só ler as nossas sugestões escolher as que melhor se aplicam a si e ao seu estilo decorativo. Preparado? 

1. Decoração de sala irresistível

Pegboard e prateleiras. Sem tintas, sem vernizes, sem efeitos. É só do que precisa para transformar a sua sala num espaço ímpar, cheio de classe e pinta!

Aplique as prateleiras a diferentes alturas e larguras e exponha uns vasos, umas molduras, livros e outras pequenas peças decorativas. Fica lindo!

2. Arrumação de escritório

Esta solução é muito boa para trazer personalidade ao seu escritório. Arrisque tudo e preencha uma parede inteira com pegboard e alterne os tipos de arrumação: prateleiras, caixinhas, cestos, ganchos… É só escolher e começar a arrumar e organizar. 

3. Arrumar a bibicleta

Quem tem uma bicicleta e não tem garagem entende bem o drama que é encontrar uma solução para ela. Pois bem, não precisa mais desesperar!

Para quem não tiver muito espaço em casa, esta solução é excelente:  aplique um pedaço de contraplacado à entrada de casa, aplique uns ganchos bem grandes e resistentes e encaixe aí a bicicleta.

E pode até reservar um espaço para guardar também o capacete! 

4. Organização extra na cozinha 

Uma forma bem diferente de utilizar este material: na cozinha! Com a aplicação de uma ou mais placas de contraplacado para arrumar canecas, chávenas ou até mesmo frigideiras e acessórios e utensílios de cozinha, o seu espaço vai parecer saído de um concurso do Masterchef! 

5. Jardim vertical

Já alguma vez pensou em fazer um jardim vertical lá por casa? Ao decorar com contraplacado pode bem ser a sua solução!

Para isso, só precisa da placa e de uns ganchos para prender nos buracos. Depois, escolha uns vasos ao seu gosto, coloque lá dentro as plantas ou aromáticas da sua preferência e comece a preencher o espaço da placa!

6. Guardar jóias e acessórios de forma bem original

Se há coisa difícil de manter em ordem são os acessórios e jóias de mulher… Pois bem, uma placa de contraplacado pode bem ser a solução! Faça a experiência e aplique uma pegboard ou na parte de dentro da porta do guarda fatos ou mesmo numa parede do quarto.

Aplique depois uns ganchos e pinos de forma a conseguir colocar também umas caixinhas e depois comece a pendurar: cintos, colares, carteiras, echarpes… Até sapatos vai conseguir organizar! 

7. Material dos mais pequenos sempre em ordem 

Finalmente, uma sugestão para decorar com contraplacado no quarto dos mais pequenos. Ter crianças em casa já é em si sinónimo de desarrumação e desorganização. E a quantidade de canetas, marcadores e material escolar que se acumula é verdadeiramente assustador!

Aplique uma placa destas numa parede, pinte-a numa cor ao gosto e aplique uns ganchos e prenda cestinhos de arrumação. Depois é só encher com todo o material!   

Veja também