Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Out, 2019 - 10:56

Os desafios de quem trabalha em casa

Catarina Milheiro

Existem alguns desafios de quem trabalha em casa que podem começar a atrapalhar a sua vida. Fique a par de tudo e saiba de que forma os pode superar.

mulher freelancer

Todos nós sabemos que o home office tem vindo a tornar-se cada vez mais popular em todo o mundo. É, por isso, essencial que todos os profissionais estejam a par dos desafios de quem trabalha em casa.

Trabalhar a partir de casa é muito mais do que uma escolha. Atualmente, é considerado um estilo de vida, principalmente para quem quer obter uma melhor qualidade de vida.

Uns podem pensar que é muito mais fácil trabalhar em casa do que outros, mas a verdade é essa opção também tem os seus desafios e é necessário arranjar algumas estratégias para os contornar da melhor forma possível.

Home OFFICE: DESAFIOS DE QUEM TRABALHA EM CASA

Os desafios de quem trabalha em casa podem ser vários. Quer seja porque se faz uma má gestão do tempo, por não existirem horários ou por estar constantemente a trabalhar, o home office exige uma extrema capacidade de organização e método por parte do profissional.

Tendo em consideração que é uma forma de trabalhar mais prática, os profissionais que optam por trabalhar em casa também conseguem economizar tempo e dinheiro.

Repare, para as empresas é também vantajoso. Quando optam por ter alguns dos seus profissionais a trabalharem a partir de casa, estão automaticamente a reduzir custos (não precisam de um grande local físico com inúmeros postos de trabalho).

O home office pode mesmo ser o cenário ideal para muitas pessoas. No entanto, existem alguns desafios de quem trabalha em casa que a maioria dos profissionais que não o fazem, nem sequer imaginam.

trabalhar em casa

1.Má gestão do tempo

Um dos maiores desafios de quem trabalha em casa é mesmo a má gestão do tempo. Se trabalha a partir de sua casa, provavelmente já se deparou com esta questão.

É perfeitamente normal que, numa fase inicial, não faça uma boa gestão do tempo. Contudo, é essencial que à medida que se vai adaptando ao seu novo regime de trabalho, adote algum método e disciplina.

A verdade é que sem disciplina não conseguimos nada e é por isso crucial que faça uma boa gestão do seu tempo. Priorize as tarefas que tem para desenvolver e imponha horários para tudo.

Se tem alguma tarefa para entregar com uma data estipulada, deve-se organizar de modo a que a consiga cumprir no prazo. Lembre-se que trabalhar em casa não significa trabalhar somente quando quer.

2.Não ter horários

Se trabalha em casa e não tem horários estipulados para nada, então é muito provável que ande constantemente a batalhar contra o tempo.

Este é mais um dos desafios de quem trabalha em casa; o facto de ter uma rotina e horários para trabalhar faz toda a diferença no seu dia a dia.

São muitos os profissionais que se perdem nas suas tarefas quando o assunto é trabalhar a partir de casa. Está claro que é você mesmo que faz os seus próprios horários e rotinas de trabalho e que, num dia pode estender o seu horário pela madrugada dentro e no outro pode só trabalhar durante a tarde.

O ideal é mesmo estabelecer uma rotina com horários estipulados para cada dia da semana, de modo a que se consiga organizar devidamente e a que não trabalhe nem a mais nem a menos num só dia.

3.Falhas de comunicação

Quem trabalha em casa sabe que este é um grande desafio. Quando se opta pelo home office, é essencial que exista uma boa comunicação entre a empresa e o profissional.

Pense connosco: quando, por algum motivo, se dá uma falha na comunicação entre a empresa e o colaborador, o trabalho que irá ser desenvolvido nunca será o esperado por alguma das partes.

É extremamente importante que o profissional que trabalha em casa se mantenha sempre disponível para tirar qualquer tipo de dúvidas com a respetiva empresa para quem trabalha. Só assim, se conseguirão alcançar bons resultados.

4.Não manter o foco

Quando trabalhamos em casa, um dos maiores desafios com que nos deparamos é não nos conseguirmos concentrar nas tarefas que temos para desenvolver. Ou seja, é essencial que não se distraia com qualquer coisa que lhe possa aparecer à frente.

É muito fácil fazermos pequenas pausas para olharmos para o ecrã dos nossos telemóveis, para comermos qualquer coisa ou para nos distrairmos com a televisão.

Certifique-se de que o momento em que está a trabalhar é somente para isso mesmo. Aproveite as pequenas pausas que costuma realizar para fazer tudo aquilo que o pode distrair ao longo do seu dia de trabalho.

FOMO – “Fear of Missing Out”

FOMO é a sigla em inglês para “fear of missing out”, que significa literalmente o medo de estar a perder algo no momento.

Ou seja, o que acontece muitas vezes a alguns dos profissionais que trabalham em casa é o facto de se depararem com o medo de que as outras pessoas estejam a ter experiências que eles estão a perder.

Ora, este tipo de receio e medo cria uma necessidade extrema de compartilhar tudo na internet e, com isso, pode mesmo vir a levar a um vício nas redes sociais.

Além disto, pode causar ansiedade e angústia na vida profissional da pessoa que trabalha em casa e por isso mesmo é que se trata de um dos desafios de quem trabalha em casa.

O ideal é estipular horas para tudo. Desta forma, quando fizer as suas pausas poderá sempre dar olhada em tudo o que se passa nas redes sociais sem que se sinta totalmente à parte.

Veja também