Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Mai, 2018 - 00:00

Dieta detox para o verão: o que é, para que serve, como fazer

Teresa Campos

Com a chegada do calor e dos banhos à beira-mar, todos sentimos necessidade de fazer reset ao nosso organismo. Nada melhor do que adotar um regime detox para o verão.

Dieta detox para o verão: o que é, para que serve, como fazer

Quando falamos em detox para o verão, referimo-nos a sumos e receitas que fornecem ao nosso organismo ferramentas que ajudam na sua desintoxicação fisiológica e na melhor metabolização dos ingredientes, conforme explica a especialista Lillian Barros. É, por isso, fundamental, apostar em alimentos ricos em antioxidantes, minerais, vitaminas, fibra e água e conjugá-los de maneira adequada.

O melhor exemplo disto são os sumos detox que podem incluir ingedientes tão variados como espinafres, pepino, gengibre, cenoura, hortelã, sementes, folhas de couve, para além da tradicional fruta.

Detox para o verão: como preparar o corpo para o calor?

Uma entrevista à especialista em nutrição Lilian Barros.

detox para o verao

O que são sumos detox?

Se pensarmos bem, os sumos detox não são mais do que uma combinação inteligente de alimentos de alta qualidade nutricional que conjugados ajudam a restabelecer o equilíbrio do organismo. São uma forma alternativa de consumir alimentos crus, ricos do ponto de vista nutricional, partindo sempre de uma escolha equilibrada em termos de micro e macro nutrientes, conjugando os ingredientes certos, nas quantidades ideais, mas sobretudo, com um resultado final muito saboroso.

Para que servem?

Os sumos detox podem servir como uma ferramenta útil e eficaz para fazer uma espécie de “reset” ao organismo, facilitando a re-introdução de hábitos alimentares mais saudáveis e ajustando os ponteiros na balança, quando parecem querer fugir do nosso controlo. É importante motivação e com estes sumos conseguirá sentir-se melhor do ponto de vista energético ao mesmo tempo que perde peso.

E quais os seus benefícios, para além da perda de peso?

O seu consumo regular pode ajudar ainda a desinchar, a sentir mais energia e vitalidade, a lutar contra o cansaço físico e mental, a combater os efeitos negativos da poluição e stress das cidades, a compensar carências vitamínicas e minerais, a fortalecer cabelos e unhas, a combater a celulite, a combater os efeitos do tempo funcionando como antiaging, a desintoxicar depois de uma festa, jantar ou almoço onde tenha abusado, a aumentar do consumo de frutas e vegetais, muitas vezes negligenciado no dia a dia de grande parte da população.

Como integrá-los no nosso plano alimentar diário?

Existem várias formas de introduzirmos os sumos detox no nosso esquema alimentar. Temos a versão mais intensiva, em que podemos substituir uma ou mais refeições do dia por sumos. A duração deste tipo de detox deve ser curto (de 1 a 3 dias) podendo repetir de forma intercalada com uma dieta variada e equilibrada. Dietas exclusivamente líquidas são possíveis, mas apenas aconselhadas para pessoas saudáveis e de preferência sob supervisão nutricional.

Ver receitas detox 3 dias >>

De uma forma mais duradoura e regular podemos optar por integrá-los no nosso dia a dia como complemento à nossa dieta. Neste sentido a ideia seria optar por começar o dia com um copo de sumo detox em jejum e depois seguirmos com o nosso dia alimentar, que se quer saudável e variado, mantendo as várias refeições principais e intermédias normais.

As dietas detox podem ser feitas apenas com sumos funcionais ou enriquecidas com receitas de sopas, chás, infusões, saladas ou outras refeições sólidas consideradas detox.

Detox para o verão: sumo de couve e gengibre

Uma dica da especialista!

detox para o verao

Acompanhe as receitas da nutricionista no seu blog, o Santa Melancia.

Ingredientes
150 a 200 ml de água
3 folhas de couve
3 rodelas de gengibre
3 folhas de hortelã
2 rodelas de ananás
Canela q.b
Gelo (opcional)

Modo de preparação

  1. Lave as folhas da couve e coloque-as no liquidificador.
  2. Acrescente a água e o gelo (caso prefira o seu sumo mais fresco).
  3. Descasque e parta o ananás fresco aos pedacinhos e deite-os no liquidificador.
  4. Lave o gengibre, parta aos bocados e junte aos restantes ingredientes.
  5. Triture todos os ingredientes no liquidificador durante 2 minutos, até todos os ingredientes terem a consistência pretendida.
  6. Verta o sumo para um copo e adicione-lhe as folhas de hortelã e a canela.
  7. Deixe repousar por uns minutos para que o sumo absorva o sabor de ambos os ingredientes.

Para preparar o seu detox para o verão, a nutricionista Lillian Barros recomenda a consulta de dois livros da sua autoria – sumos e águas detox e o sopas, saladas e chás detox –, os quais, para além de nos falarem sobre esta tendência, reúnem mais de 200 receitas fáceis, simples e deliciosas.

Veja também: