Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Jan, 2022 - 11:38

10 dicas de limpeza para preguiçosos

Catarina Milheiro

Fazer a lida da casa não é a tarefa de eleição para muitos. Conheça algumas dicas de limpeza para preguiçosos e simplifique.

dicas-de-limpeza-para-preguicosos

São poucas as pessoas que gostam de limpar a casa. Principalmente quando se trabalha até tarde e ainda é preciso fazer o jantar, passear o cão, ajudar as crianças e deitar o lixo. Para o ajudar, fizemos uma listagem com 10 dicas de limpeza para preguiçosos.

A verdade é que quando conseguimos manter a ordem e a limpeza em dia nas nossas casas, sentimo-nos mais felizes e em harmonia. E se pensa que precisa de despender muito tempo nas limpezas, engane-se.

Se ao longo da semana optar por ir fazendo algumas tarefas diárias, verá que a limpeza da sua casa não significará mais um tormento na sua vida. Fique connosco.

10 dicas de limpeza para preguiçosos: poupe tempo para outras coisas

Quantas vezes chegou a casa tão cansado que acabou por deixar a limpeza para o dia seguinte? Para que isso não volte a acontecer e para tornar esta tarefa mais simples, temos algumas dicas de limpeza para preguiçosos.

O ideal é que vá utilizando estas dicas no dia a dia para que no final da semana, aquela manhã ou tarde que guarda para limpar a sua casa, se torne muito menos complexa.

Contudo, se não tiver tempo e só poder mesmo realizar toda a limpeza num só dia, estas dicas vão ajudá-lo a poupar muito tempo. Tome nota.

limpezas de outono
1.

Papel de alumínio na placa do fogão e no forno

Não há nada pior do que a sujidade e a gordura acumuladas na placa do fogão e no forno. Para que isso não volte a acontecer e não tenha que perder muito tempo na limpeza destes eletrodomésticos, experimente revesti-los com papel de alumínio.

Basta cobrir bem todas as zonas e quando o papel estiver sujo é só retirar. Por fim, passe um pano húmido com um pouco de detergente e os eletrodomésticos ficarão a brilhar.

2.

Vinagre para limpar os vidros e espel

Limpar os vidros e os espelhos que tem espalhados pela casa á uma das tarefas que deixa sempre para último? Com esta dica vai ganhar tempo para outras coisas e obter uns vidros bem brilhantes rapidamente.

Para este tipo de limpeza não utilize água, mas sim vinagre puro direto sobre o vidro e um pano macio (preferencialmente de microfibras). Esta é a receita para os vidros e espelhos mais limpos que vai ver nos próximos tempos.

3.

Vinagre e bicarbonato para remover o queimado do fundo dos tachos

Fez o jantar e deixou queimar o arroz no tacho? Todos nós já passamos por isso e sabemos que não é uma tarefa fácil remover esse tipo de resíduos.

No entanto, saiba que pode utilizar um copo de vinagre com água suficiente para cobrir a base do tacho e deixar que a mistura ferva em lume baixo. De seguida, adicione duas colheres de bicarbonato de sódio à mistura e espere que arrefeça. No final, basta esfregar um pouco e lavar normalmente.

mulher a segurar tabuleiro com vinagre para limpeza e outros produtos
Veja também Vinagre para limpeza doméstica: conheça mais de 15 usos
4.

Limão e sal para manchas do WC

Sabe aquelas manchas opacas que ficam nas loiças da casa de banho? Por vezes são alguns shampoos ou outros líquidos que mancham diretamente e acabam por se tornar manchas bastante difíceis de retirar.

Para que não volte a perder 30 minutos do seu dia a tentar fazê-lo bem, experimente utilizar metade de um limão com sal para esfregar a superfície da loiça em questão. No fim, com a ajuda de um pano húmido, limpe o sal e o sumo do limão.

Sabe as manchas de gordura, opacas, que ficam no lavabo? Elas são facilmente removíveis se você usar a metade de um limão com sal para esfregar a superfície do lavado. Então, é só usar um pano húmido para limpar o sal e o sumo da fruta.

limpeza da sanita
Veja também Remover manchas da sanita: livre-se do aspeto de sujidade permanente
5.

Fralda de plástico ou tecido para forrar a cama dos seus animais

Se não tem muito tempo ou paciência para andar sempre a esfregar toda a cama do seu companheiro de 4 patas, experimente forrar a caminha com uma fralda de plástico ou tecido.

Desta forma, basta trocar sempre que estiver suja, pôr a lavar na máquina e colocar uma fralda nova.

6.

Acabe com os pelos dos animais

Uma das dicas de limpeza para preguiçosos passa por utilizar um rolo tira-pelos ou o rodo para limpar as janelas, para acabar com os pelos do seu animal de estimação dentro de casa.

Experimente passar um destes objetos nas roupas, tapetes, sofás, almofadas e até nos cortinados – os resultados são rápidos e eficazes.

7.

Rolo tira-pelos para limpar as migalhas ou remover o pó

É verdade! O rolo tira-pelos é um excelente aliado para os mais preguiçosos – afinal, não serve só para acabar com os pelos dos animais em tecidos.

Funciona perfeitamente para remover o pó ou limpar as migalhas do pão que se acumulam na mesa logo pela manhã. Experimente!

8.

Aproveite a máquina da louça

A máquina de lavar louça é um eletrodoméstico que não serve só para a louça. Provavelmente nunca lhe passou pela cabeça, mas as placas do exaustor, por norma, podem ser lavadas na máquina.

Além disto, pode aproveitar e ainda colocar alguns bonecos de borracha dos seus filhos, por exemplo.

9.

Descalce-se mal chegue a casa

Os sapatos da rua a passearem pela casa são uma das coisas que mais sujidade e bactéria trazem para as nossas casas. Por isso, sempre que chega a casa opte por tirar os sapatos e colocá-los numa zona própria.

No inverno, pode colocar os sapatos sobre uma base de pedras ou conchas que tenha apanhado no verão, por exemplo.

10.

Tenha sempre todos os produtos e utensílios à mão

Uma das dicas mais eficazes para poupar tempo na limpeza da casa é ter sempre todos os produtos à mão. Ou seja, antes de começar a limpar, certifique-se que tem tudo o que vai precisar perto de si.

Falamos de detergentes, panos, esfregões, luvas, balde, esfregona, vassoura e aspirador, por exemplo. Pode até optar por colocar todos estes produtos numa caixa, para que saiba sempre onde estão guardados.

Experimente colocar estas dicas em prática e verá que a rotina de limpeza da sua casa se tornará numa tarefa muito mais simples e menos aborrecida.

Veja também