Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
29 Jul, 2020 - 11:36

As 5 melhores dicas para andar (bem) de saltos altos

Catarine Martins

Os saltos altos deixam qualquer mulher mais elegante. Mas é imprescindível saber andar neles para que se sinta bonita e confortável.

Mulher com saltos altos

Embora a origem dos saltos altos remonte ao Egipto, a verdade é que foi o rei Luís XIV o verdadeiro responsável pela sua popularização. Além dos usar, o rei francês decretou-os como um exclusivo da nobreza, transformando-os em símbolo de luxo e poder.

Acredite-se ou não, na época, os maiores fãs de saltos altos eram mesmo os homens mais ricos.

Hoje, os saltos altos estão democratizados e, se é certo que deixaram de ser usados por homens, também o é que se tornaram os melhores amigos das mulheres (sobretudo das mais baixas).

Acresce que, os sapatos de salto alto, além de darem uma ajudinha na altura, deixam a figura feminina mais esguia e elegante, criando não só a ilusão de sermos mais altas, como também o alongamento da silhueta.

Contudo, todas as mulheres concordam que nem sempre é fácil andar de saltos altos, sobretudo se forem muito finos e o sapato tiver pouca base de sustentação. Sim, andar com alguns sapatos de salto alto pode ser um verdadeiro desafio.

Assim, e para ajudar as mulheres que gostam de saltos altos mas sentem algum desconforto em andar com eles, reunimos as 5 melhores dicas para os usar com segurança. Sem medos e com muito estilo.

5 truques infalíveis para andar bem de saltos altos

Mulheres de saltos altos

1. Passos pequenos e sem pressas

Acredite-se ou não, andar de saltos altos implica alguma perícia, pelo menos ao início.

Pelo que, dar passos pequenos e caminhar sem pressa é uma forma de ganhar estabilidade e confiança. Assim, deixe os dias mais complicados e apressados para os ténis, e aproveite os fins de semana para andar com os saltos mais difíceis.

Vai ver que com o tempo, começará a caminhar com facilidade e graciosidade quando estiver com eles. Mesmo com os que medem mais de 10 cm.

2. Comprar os sapatos do tamanho certo

Pode parecer óbvio e até cliché, mas um dos factores que mais influencia andar de saltos altos de forma correta e graciosa é o tamanho dos sapatos.

Estranho? Nem por isso. Os sapatos têm que ficar perfeitos no pé, nem demasiado justos nem demasiado largos, de forma a serem confortáveis e a proporcionar a tão desejada estabilidade.

Consequentemente, sapatos do tamanho certo vão dar-lhe segurança e conforto, o que é meio caminho andado para conseguir andar neles de forma graciosa, não importa se têm 3 ou 11 cm.

3. Pisar bem o chão

Outra dica importante que pode parecer óbvia, mas nem todas praticam é colocar bem o pé no chão, desde a parte da frente até à parte do salto.

Novamente, este movimento não só lhe dará mais apoio e equilíbrio como a fará sentir-se mais confiante a andar.

E, quando se está a usar sapatos muito altos, a estabilidade do pé é a chave, não só para se sentir mais confortável, como também para andar de forma visualmente bonita.

Botins de mulher
Veja também 6 botins com saltos originais que a vão impressionar

4. Manter as costas direitas

Sabia que manter uma postura direita é essencial para andar bem e sem dificuldades, com saltos altos? Por isso, se não costuma prestar atenção às suas costas, invista na sua consciência corporal e tente manter uma boa postura durante todo o dia.

Afinal, como dizia Oscar de La Renta, “uma mulher deve caminhar como se estivessem três homens atrás dela”.

Isto não só vai deixá-la mais confiante, como tornará mais fácil andar até com os sapatos mais altos que tem.

5. Treinar em casa

Há quem diga que tudo na vida é uma questão de treino e, com os saltos altos não é diferente.

Consequentemente, quanto mais andar com eles, melhor se vai sentir e mais fácil se tornará. Por isso, quando estiver mais livre em casa, aproveite para treinar andar com eles pelos corredores.

Pode fazê-lo sozinha ou convidar as amigas para uma tarde divertida, onde todas levam os seus sapatos mais altos e treinam andar com eles em conjunto.

Ao fim de algum tempo sentir-se-á não só mais confiante, como a própria postura corporal melhorará.

E, não há nada mais bonito do que uma mulher a andar com sapatos de salto alto de forma graciosa, certo?

Agora que já sabe os segredos para andar bem de saltos altos, acabaram-se as desculpas para não tirar do armário aqueles sapatos que tanto adora e quase nunca usa.

Veja também