Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
21 Dez, 2017 - 09:00

5 dicas para dar uma aula com sucesso

Catarina Mesquita

Como sabemos, os alunos precisam de ser estimulados para a aprendizagem em contexto de sala de aula. Conheça 5 dicas para uma aula de sucesso.

5 dicas para dar uma aula com sucesso

Todos os dias nos deparamos com alunos que necessitam de ser motivados para as aulas. Conheça as nossas dicas para uma aula com sucesso e surpreenda os seus alunos, ao mesmo tempo que se surpreende a si mesmo com os objetivos alcançados.

5 dicas para uma aula com sucesso

1. Contextualize o tema que vai ensinar

Não deve simplesmente começar a falar de um assunto como se ele tivesse caído do nada! O assunto a lecionar deverá ser encadeado com os anteriormente dados e tem de ser sempre contextualizado. Os alunos têm de encontrar um fio condutor lógico na sua aprendizagem, sentindo que tudo está interligado. Esta é uma prática essencial na pedagogia.

2. Deixe bem claro o objetivo da aprendizagem daquele assunto

Os alunos necessitam de perceber o porquê da aprendizagem de determinado assunto, qual a sua utilidade direta ou indireta na vida prática. Isso motivá-los-á! Quando um aluno lhe perguntar o porquê de na aula estudarem determinada matéria, em vez de o recriminar, aproveite a deixa para o surpreender e incentivar a aprendizagem!

3. Use materiais para além do manual e fotocópias

Convenhamos que passar uma aula inteira a ler texto do manual ou das fotocópias não parece muito motivador! Use materiais que possam motivar os seus alunos, como vídeos do youtube, música, imagens, apresentações multimédia, entre outros. Está a pensar que tudo isto dá muito trabalho? Dá, pois claro! Mas os resultados serão surpreendentes e a sua turma terá outra disposição nas aulas!

placeholder-1x1

4. Cultive o espírito crítico nas suas aulas

A pior coisa que um professor pode fazer é impedir um aluno de ter a sua opinião. Desde que a mesma não seja inadequada ou despropositada, poderá ser válida, desde que com argumentos que a sustentem. Não se pode esperar que todos os alunos tenham a mesma interpretação ou visão do seu professor. É saudável a partilha de ideias, o pensar em conjunto. É, efetivamente, importante um aluno sentir que a sua opinião é valorizada!

5. Crie atividades diversificadas na sua aula

Uma das dicas para uma aula de sucesso é que nela devem existir momentos marcadamente diferentes, ainda que sempre articulados: de exposição, de leitura, de análise, de debate, de prática, de reflexão, de uso de audiovisuais, entre tantos outros. Fazer sempre o mesmo tipo de atividade cansa e desmotiva! Diversifique e conquistará os alunos, trazendo-os para dentro do universo de conhecimento que lhes quer transmitir.

Se seguir estas dicas para uma aula de sucesso, começa a ver mudanças nos seus alunos. Terão mais vontade de ir às suas aulas e terão cada vez mais entusiasmo pelas mesmas. Experimente e verá!

Veja também: