ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
14 Set, 2021 - 09:30

14 dicas para usar o microondas corretamente

Mónica Carvalho

É um eletrodoméstico que faz parte das nossas cozinhas há muitos anos, mas nem todos sabem usar o microondas da melhor forma.

dicas para usar microondas

O microondas é um daqueles eletrodomésticos que se encontra em qualquer cozinha e que veio simplificar o nosso dia-a-dia. No entanto, há cuidados a ter e boas práticas a cumprir para evitar acidentes. Nesse sentido, saber usar o microondas da forma mais eficaz e eficiente há regras a cumprir.

Além disso, não é só a utilidade do equipamento que está em causa, mas também a sua saúde, porque um equipamento defeituoso ou mal limpo ou sem manutenção, poderá ser prejudicial a quem o usa.

Usar o microondas de forma eficiente: isto é o que precisa de saber

usar microondas com cuidado
1

Manual de instruções

Antes antes de usar o microondas é fundamental que leia o manual de instruções. É verdade que não é a tarefa mais agradável do mundo ler esses livrinhos, mas também é verdade que é lá que encontra todas as informações sobre o aparelho e até dicas de como o utilizar sem erros. E lembre-se: afinal não são tantas páginas quanto isso e pode evitar muitos acidentes domésticos graves.

2

Objetos de metal

Nunca deve usar objetos de metal nunca podem ser colocados no microondas, pelo bem do aparelho e da sua saúde. As peças de metal funcionam como uma antena, vão gerar corrente elétrica e provocar faíscas. Vale para qualquer objeto de metal, incluindo o papel de alumínio e loiça com decorações metálicas.

3

Aquecimento de líquidos

Uma das dicas para usar microondas que não deve esquecer: nunca aqueça líquidos no microondas sem colocar no interior do recipiente uma colher de madeira ou de plástico (adequado para microondas).

Isto vai impedir que o líquido possa explodir e saltar do recipiente ao ser movido bruscamente ou ao entrar em contacto com outro elemento como um pacote de chá, café ou açúcar.

4

Utilize sempre material adequado

Muitíssimo importante: coloque apenas recipientes de material refratário e rasos no microondas. Alguns recipientes de plástico podem ir ao microondas mas utilize-os apenas se a embalagem o indicar. Caso contrário, podem deformar, derreter e libertar toxinas nocivas para os alimentos.

5

Atenção aos ovos

Sabia que tal como os líquidos, também os ovos podem explodir dentro do microondas? Anote mais uma das dicas para usar microondas sem falhas: nunca leve os ovos ao microondas com a casca. E mesmo sem casca, tanto a clara quanto a gema devem ser perfuradas. O mesmo vale para salsichas, alheiras, chouriços e outros alimentos com “pele”.

6

Tenha atenção ao tempo

Se vai usar o microondas durante muito tempo, evite colocar recipientes de plástico mesmo que sejam indicados para o aparelho. Para derreter chocolate, preparar caldas ou cozinhar no microondas prefira sempre recipientes refratários.

7

Tempo de descanso

Como bem sabe, os alimentos devem descansar depois de retirados do forno para terminarem a sua cozedura. E quando usa o forno pode fazê-lo desligando o aparelho mas mantendo o prato lá dentro e aproveitando o calor residual. No caso do microondas, não existe essa possibilidade. No entanto deve na mesma respeitar este tempo de descanso e privilegiar uma zona da cozinha mais quentinha para que não resseque ou endureça o prato.

8

Recipiente fechados

Nunca coloque garrafas ou caixas fechadas ou seladas no microondas! Isto porque quando a pressão aumenta, os recipientes podem explodir e causar um grave acidente. É por isso que os recipientes próprios para microondas têm uma abertura.

9

Evite recipiente quadrado

Pode parecer estranho, mas é uma das muito importantes dicas para usar microondas sem erros: evite usar recipientes quadrados. E porquê? Porque nos recipientes quadrados, os cantos tendem a receber mais energia e os alimentos não cozinham ou aquecem de forma uniforme. Sempre que retirar um recipiente do microondas, mexa os alimentos para distribuir o calor de modo mais uniforme.

10

Utilize sempre uma tampa

Deve sempre utilizar uma tampa própria para cobrir os alimentos e por várias razões. Primeiro, porque evita sujar o microondas e poupa na limpeza, segundo, porque evita que a comida entre em contacto com o microondas e, finalmente, porque os alimentos cozinham mais rapidamente.

11

Limpeza sempre em dia

É muito importante que mantenha a higiene e limpeza deste aparelho que tem um uso tão intensivo. Pense bem: num espaço tão pequeno, que contacta com tanta comida diariamente, a quantidade de bactérias e sujidade que se acumula pode ser muita, certo? Para a sua limpeza pode usar uma mistura de água e vinagre com a ajuda de papel de cozinha.

12

Observe se a porta fecha de forma adequada

Esta questão pode ser muito importante sobretudo no prolongamento do tempo de vida do aparelho: verifique com regularidade se a rede adesivada da porta está danificada, com rachaduras, ferrugem ou outros sinais de degradação. Se necessário, informe-se do custo de substituição da borracha para garantir que o microondas funciona em todo o seu potencial.

13

Ajuste a potência

Ajuste a potência do seu aparelho consoante o que for lá aquecer ou cozinhar. Diminua a potência no caso de cozinhar pouca quantidade; utilize metade da potência se for aquecer algo mais líquido ou um alimento bem espesso e utilize potências mais altas para algo que já esteja cozido.

14

Reciclagem e descarte

Outra das dicas a ter em conta é também saber dizer adeus a estes aparelhos quando já não estão em condições de trabalharem diariamente. Caso não tenha conserto, deve encaminhá-lo para a reciclagem específica de eletrodomésticos. Se ainda funcionar, pode sempre doá-lo a instituições de caridade que precisem deste tipo de equipamento.

Veja também