Catarina Reis
Catarina Reis
20 Dez, 2019 - 08:10

Digitalização do turismo: as vantagens e desvantagens para o mundo do trabalho

Catarina Reis

A digitalização do turismo é uma realidade – este setor vive dias de grande desenvolvimento. Vamos conhecer mais sobre este assunto.

Digitalização do turismo

O turismo é tendência e vive um momento de ouro. É seguro afirmar que o turismo é uma das mais significativas indústrias da atualidade em Portugal e em grande parte do mundo. E com a digitalização do turismo, nunca foi tão acessível marcar estadias, viagens ou até experiências. A oferta turística nunca foi tão grande, tal como a imaginação humana, parece não oferecer qualquer limite nos dias que correm.

Se, por um lado, podemos considerar que o boom dos voos low-cost foi um dos primeiros fatores a despoletar o crescimento do turismo um pouco por todo o mundo, há que apontar um outro fator por ter verdadeiramente revolucionado este setor: a digitalização. O que significa e implica este termo para o mundo do trabalho em geral? É o que vamos tentar descobrir.

A era da digitalização – vantagens num mundo global

guia turístico

A forte digitalização do mundo em que vivemos está cada vez mais enraizada na esmagadora maioria dos setores de atividade. E isto é fácil de explicar: as vantagens que proporciona são muitas!

Senão vejamos.

Possibilita aos negócios uma presença digital

Numa altura em que quase toda a população usa telemóveis e computadores como parte integrante da sua vida no dia a dia, para um negócio estar presente na Internet representa seguramente mais visibilidade. Estamos a falar de lojas online,  que possibilitam aos clientes fazerem compras à distância de um click, das redes sociais como meios de promoção, muitas vezes gratuita, blogs, etc.

Não é descabido afirmar que muitas empresas literalmente fizeram uma transição total da forma de comércio tradicional para o mundo online. Um exemplo máximo são as lojas que deixaram de existir fisicamente para existirem apenas na Internet.

Criaram-se canais novos e múltiplos para comunicar com os clientes

Estamos a falar por exemplo das apps, das próprias redes sociais (Instagram, Facebook, entre outros), do email, dos formulários, etc. A forma de os clientes contactarem uma empresa, uma loja, um serviço, conhecem hoje uma multiplicidade e transparência nunca antes vistas.

Coloca o cliente no epicentro dos mercados

A possibilidade de os clientes poderem fazer avaliações públicas na Internet sobre as empresas, as lojas ou os serviços, tornam de certa forma os próprios negócios mais responsáveis e exigentes com a sua própria atividade. 

Um cliente insatisfeito pode rapidamente propagar a sua opinião e influenciar outros. Este constante feedback público, e privado também, por vezes, permite às empresas e serviços perceberem facilmente o que podem melhorar.

Melhora a produtividade e pode ajudar a reduzir custos.

Encoraja a inovação. Há novidades tecnológicas a acontecer todos os dias, e a tendência natural é que as empresas desejam estar sempre na vanguarda, por isso estão atentas a novas ferramentas. Estagnar é morrer.

recepcionista hotel

Impacto da digitalização no trabalho

Em relação ao mundo do trabalho propriamente dito, a digitalização facilita grandemente e possibilita uma maior, mais veloz e mais eficiente comunicação entre equipas de trabalho. A comunicação interna das empresas nunca teve tantas ferramentas ao seu dispor como agora.

Melhoria das condições de trabalho e digitalização do turismo

Uma das possibilidades que a digitalização oferece é a melhoria das condições de trabalho. Novas oportunidade de emprego, como horários flexíveis de trabalho ou teletrabalho, precisam do suporte da digitalização para poder executá-las. Sem isso, seria muito mais difícil ou até impossível.

Uma revolução criada pela digitalização do turismo

As tecnologias digitais tiveram um grande impacto no setor de turismo, revolucionando as empresas, os produtos e todas as experiências de turismo. A digitalização do turismo provocou uma mudança nos papéis tradicionais de produtores e consumidores de turismo, impondo novos papéis e modelos de negócios completamente novos. 

O desenvolvimento das plataformas digitais exponenciou todo este crescimento, tornando o mercado do turismo muito mais próximo, acessível e veloz, pelo que as transações comerciais são mais fáceis e rápidas do que nunca. As exigências dos consumidores também mudaram e o aparecimento de novos mercados parece nunca ter fim. 

A importância do Airbnb

O Airbnb revolucionou o setor do turismo, particularmente no que toca ao universo do alojamento local. Abriu as portas a uma democratização do setor, ao permitir ao proprietário de imóveis comum poder ter o seu próprio negócio. Abriu também as portas a todo um novo público que floresceu, que valoriza a experiência de uma estadia temporária no contexto de uma casa normal integrada no meio em que se insere, em detrimento do clássico hotel.

À semelhança das companhias aéreas low cost, o Airbnb tornou o turismo mais acessível e prático a mais gente, democratizando-o.

O que significa a digitalização do turismo para os empregos?

Como vimos, a digitalização do turismo teve um grande impacto na modernização das entidades e na forma como facilitou a vida aos clientes. Mas no que diz respeito ao trabalho, que impacto tem nos empregos?

Não está de modo algum previsto que alguma vez se observe uma diminuição dos postos de trabalho devido à digitalização do turismo, antes pelo contrário. Graças a ela foram criados já quase 50 mil postos de trabalho no setor em Portugal, e podem vir a aparecer mais 50 mil empregos, segundo um estudo da Oxford Economics. 

Veja também