Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Cátia Aguilar
Cátia Aguilar
14 Jun, 2018 - 09:58

Doar óculos: livre-se do que já não precisa ajudando os outros

Cátia Aguilar

Quando precisamos de óculos, compramo-los. Mas, infelizmente, nem todos têm essa capacidade. Saiba onde doar óculos antigos, para quando trocar os seus.

Doar óculos: livre-se do que já não precisa ajudando os outros

Já lhe aconteceu ter que mudar a graduação e não saber o que fazer com os óculos antigos? Muitas vezes estes pares antigos acabam por habitar o fundo de uma gaveta ou uma caixa de tralha por tempo indeterminado. Mas a verdade é que, sem grande esforço, pode livrar a sua casa de mais uma coisa a que nunca mais dará uso e, ao mesmo tempo, ajudar alguém! Doar óculos é a melhor forma de dar uma nova vida a esse acessório de que já não precisa.

Por outro lado, há quem precise muito deles e não tenha como pagar para os ter. Felizmente, há quem se organize para fazer chegar a essas pessoas os óculos adequados e que, em tempos, já pertenceram a outra pessoa que já não precisa mais deles. Seja uma das pessoas que, simultaneamente, colabora com a arrumação da sua casa e dá algo precioso a alguém com poucos recursos!

Doar óculos a quem mais precisa

doar-oculos

Quando vai ao oftalmologista e este lhe diz que precisa de óculos novos, o que é que lhe passa pela cabeça? Provavelmente, que vai gastar um dinheirão em mais uma despesa inesperada.

Existem vários adultos, idosos e crianças que não têm dinheiro para comprar um par de óculos. E alguns deles precisam mesmo muito deste objeto ao qual nem sempre damos o devido valor. Mas temos boas notícias: há projetos criados com o propósito de ajudar as pessoas que não têm como comprar óculos. Se quiser, pode ser voluntário, mas nem precisa de chegar a tanto. Para ajudar, basta doar óculos que já não usa.

Associação Banco de Óculos

Criada em 2016, no Dia Mundial da Visão, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, a Associação Banco de Óculos tem como propósito a recolha de óculos. Depois, essencialmente através das IPSS, distribui por quem mais precisa os óculos recolhidos.

Apesar de poderem ser importantes em todas as idades, a principal preocupação recai sobre as crianças, que não usando óculos podem ficar com defeitos visuais permanentes.

Com a colaboração de voluntários e parceiros, há pontos de recolha onde qualquer pessoa pode doar óculos usados.

Os pontos de recolha que atualmente existem no país são:

  • Lisboa – Óptica do El Corte Inglés
  • Coimbra – Serviços Sociais da Universidade, na Reitoria; Óptica Criativa; Jornal “As Beiras”

Segundo a direção, este é um projeto que “tem aspetos técnicos que exigem muito cuidado na sua implementação”, motivo pelo qual o seu desenvolvimento é lento. Também o facto de contar com voluntários faz com que a evolução não seja tão rápida, apesar de haver progressos.

Lions Clubs International

Espalhados por todo o mundo, os Lions dedicam-se a causas humanitárias, especialmente relacionadas com a visão. Desta forma, entre outras iniciativas, fazem recolha de óculos usados com o objetivo de os reciclar mas, neste caso, o destino são os países em vias de desenvolvimento.

Anualmente, são recolhidos mais de 30 milhões de pares de óculos que, posteriormente, são enviados para um dos 17 Centros Lionísticos de Reciclagem de Óculos. Mais uma vez, o seu papel pode passar apenas por doar óculos, que os Lions farão o resto.

O facto de doar óculos também é importante a nível ambiental, no sentido em que, ao fazê-lo, estamos a ajudar a minimizar a quantidade de resíduos que vão parar a aterros, dando-se também a recuperação de metais preciosos.

Por vezes, os Lions trabalham em cooperação com outras entidades, como aconteceu em 2014, com o Instituto Óptico, ou em 2016, com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Caso não esteja a decorrer nenhuma campanha e lhe dê jeito passar numa das sedes, ou enviar pelo correio, tome nota dos endereços:

  • Lisboa
    Distrito Múltiplo 115
    Rua Basílio Teles, 17 – 3º C
    1070-020 Lisboa
  • Porto
    Distrito 115 Centro Norte
    Rua Brito Capelo, 223 – 4º S/18
    4450-073 Matosinhos

Caso conheça ou seja responsável por uma missão de distribuição de óculos reciclados por aqueles que não têm como os comprar, também pode solicitar aos Lions que lhos dêem, para depois os poder distribuir. Pode encontrar as condições aqui.

Outros pontos de recolha

Por vezes há iniciativas que não são divulgadas tão facilmente, por isso procure informações em sítios perto de si, como a sua Junta de Freguesia, a Câmara Municipal ou até a paróquia mais próxima. São espaços onde não será de admirar que façam uma campanha de recolha de óculos para ajudar os mais necessitados.

Veja também: