Ekonomista
Ekonomista
01 Ago, 2019 - 09:33
Livrete muda a partir de hoje e está mais simplificado

Livrete muda a partir de hoje e está mais simplificado

Ekonomista

Documento Único Automóvel entra em vigor esta quinta-feira, 1 de agosto. Já pode pedir o novo documento com formato semelhante ao de um cartão de cidadão.

O artigo continua após o anúncio

O Documento Único Automóvel (DUA) com novo formato entrou hoje em vigor. Na forma, é muito semelhante a um cartão de cidadão, razão pela qual será mais fácil de guardar na carteira. Aliás, a mudança surge precisamente para cumprir essa necessidade, tanto que se chama “DUA na Carteira”, medida Simplex+ incluída no Plano Justiça+ Próxima.

Embora já possa ser pedido, existem duas fases. A primeira destina-se apenas a novas matrículas, e a segunda fase entra em vigor em 2020 para todos os veículos.

Para pedir o novo documento pode dirigir-se a uma Loja do Cidadão, aos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado ou autenticar-se na plataforma Automóvel Online e preencher o Requerimento de Registo Automóvel, ou modelo único. Deve indicar o número de identificação civil e o número de contribuinte do proprietário e provar que pagou os impostos sobre o veículo.

Recorde-se que o novo DUA visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp